Dietas ricas em carboidratos podem ser melhores que dietas pobres em carboidratos |
|
Em contraste com relatórios populares que dietas com baixo conteúdo em carboidrato são seguras e efetivas para perda de peso, um estudo feito por pesquisadores no Departamento de Agricultura dos EUA descobriu que pessoas consumindo uma dieta rica em carboidratos tendem a ter um índice de massa corporal (IMC) mais baixo.
Mais de 10.000 adultos dos EUA foram questionados a lembrar em detalhes tudo o que comeram nas últimas 24 horas. Os pesquisadores viram o consumo de carboidratos, a qualidade nutricional e o IMC. Os indivíduos foram divididos em quatro grupos: carboidrato muito baixo (30% ou menos do consumo total de energia), carboidrato baixo (31 a 45%), carboidrato moderado (46 a 55%) e carboidrato alto (mais de 55%).
Os resultados mostraram que enquanto aqueles no grupo de carboidrato alto comeram a mesma quantidade de comida (calculada por peso) dos outros grupos, eles na verdade consumiram 200 a 300 quilocalorias a menos, e menos gordura. Mulheres no grupo de carboidrato alto tiveram IMC significativamente menor que aquelas no grupo de carboidrato baixo. Homens na dieta de carboidrato alto também mostraram uma tendência a um IMC menor, mas a diferença não foi estatisticamente significante. Houve também maior consumo de vitamina A, caroteno, vitamina C, ácido fólico, cálcio, magnésio e ferro entre o grupo de carboidrato alto, e uma menor quantidade de vitamina B12, zinco e sódio.
Os autores do estudo concluíram que "adultos que obtiveram mais de 55% da energia total a partir dos carboidratos tiveram uma dieta com menos calorias, mas nutritiva". Dietas com alto teor de carboidrato tendem a incluir alimentos ricos em fibras e água, e baixa gordura, como grãos, frutas, vegetais e derivados de leite de baixa gordura. Em contraste, os autores avisam que as dietas de baixo carboidrato populares entre o público podem não ter baixas calorias o suficiente e podem privar de micronutrientes essenciais.
No entanto, o tipo exato de dieta que é melhor para perder peso ainda não está claro. Outros estudos sugerem que muitos tipos de dietas podem ajudar a perder peso — desde que se mantenha a dieta. Muitos que fazem dieta sabem como isso é difícil. Mas tenha coragem: estudos também mostraram que algumas pessoas mantêm a dieta quando veem resultados positivos de perda de peso e sabem que podem estar reduzindo o risco de doença cardíaca.
Referências:
Bowman SA, Spence JT. Uma comparação entre dietas de alto carboidrato e baixo carboidrato: Restrição energética, qualidade de nutrientes e correlação com índice de massa corporal. J Am Coll Nutr. 2002;21(3):268-274.
Dansinger ML, Gleason JA, Griffith JL, et al. Comparação de Atkins, Ornish, Weight Watchers, e Zone Diets para Perda de Peso e Redução de Risco de Doença Cardíaca. JAMA. 2005;293(1):43-53.
![]() |