Cotovelo de tenista
Definição
O cotovelo de tenista é uma sensibilidade ou dor na região externa (lateral) do braço, próxima ao cotovelo.
Nomes alternativos
Bursite epitroclear; Epicondilite lateral; Epicondilite - lateral; Tendinite - cotovelo
Causas
A parte do músculo que se liga ao osso é denominada tendão. Alguns músculos do antebraço ligam-se ao osso na parte externa do cotovelo.
Ao usar esses músculos repetidamente, desenvolvem-se algumas fissuras no tendão. Com o tempo, isso gera irritação e dor no local onde o tendão se une ao osso.
Essa lesão é comum em pessoas que jogam muito tênis ou outros esportes que utilizam raquete, por isso o nome "cotovelo de tenista". O backhand é o movimento que mais comumente causa esses sintomas.
Entretanto, qualquer atividade que envolva torção repetitiva do pulso (como uso de uma chave de fenda) pode causar essa condição. Assim, pintores, encanadores, trabalhadores da construção civil, cozinheiros e açougueiros, todos têm probabilidade de desenvolver cotovelo de tenista.
Essa condição também pode ser decorrente do uso constante do teclado e do mouse do computador.
Pessoas entre 35 e 54 anos são mais frequentemente afetadas.
Alguns casos podem ter causa indeterminada.
Sintomas
Sintomas incluem:
- Dor no cotovelo com piora progressiva
- Irradiação da dor da parte externa do cotovelo para o antebraço e para as costas da mão ao segurar ou torcer alguma coisa
- Aperto de mão fraco
Sinais e exames
O médico irá examiná-lo e fará perguntas sobre os seus sintomas. O exame físico pode mostrar:
- Dor ou sensibilidade quando o tendão é pressionado gentilmente próximo ao local no qual ele se une ao osso do braço, ao longo da parte externa do cotovelo.
- Dor próxima ao cotovelo quando o pulso é dobrado para trás contra uma resistência.
Uma ressonância magnética poderá ser realizada para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
O primeiro passo é descansar o braço e evitar a atividade que causa os sintomas por, pelo menos, duas a três semanas. Outras medidas incluem:
- Colocar gelo na parte externa do cotovelo de duas a três vezes por dia.
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina). Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.
Se seu cotovelo de tenista for decorrente de atividade esportiva, você pode desejar:
- Perguntar sobre algumas mudanças que podem ser feitas na sua técnica.
- Verificar se há alterações que possam ajudar com relação aos equipamentos esportivos que está utilizando. Se você joga tênis, trocar o tamanho do cabo da raquete pode ajudar.
- Reflita sobre a frequência com que você joga e se é possível diminuí-la.
Caso seus sintomas estejam relacionados a atividades realizadas no computador, pergunte a seu chefe se é possível fazer mudanças na sua estação de trabalho ou se alguém pode verificar o ajuste de sua cadeira, mesa e computador.
Um terapeuta operacional pode mostrar como se exercitar para alongar e fortalecer os músculos do antebraço.
Seu médico poderá recomendar uma cotoveleira especial, envolvendo a parte superior do antebraço e diminuindo um pouco a pressão nos músculos.
Além disso, o médico pode injetar cortisona e um medicamento anestésico em torno da área onde o tendão se liga ao osso. Isso pode ajudar a diminuir o inchaço e a dor.
Se a dor persistir após o período de seis a doze meses de descanso e tratamento, pode ser recomendada cirurgia. Converse com seu ortopedista sobre os riscos e se a cirurgia pode ajudar.
Expectativas (prognóstico)
A dor no cotovelo pode melhorar sem cirurgia. Entretanto, a maioria das pessoas que faz a cirurgia tem recuperação completa após o procedimento.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte um médico se:
- Essa for a primeira vez que você apresenta esses sintomas
- O tratamento domiciliar não aliviar os sintomas
Referências
Adams JE, Steinmann SP. Elbow tendinopathies and tendon ruptures. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Green's Operative Hand Surgery. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 25.
Biundo JJ. Bursitis, tendinitis, and other periarticular disorders and sports medicine. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 263.
Data da revisão:
9/22/2016
Revisão feita por:
C. Benjamin Ma, MD, Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados