Etapa 7: Mexa-se
Next Page

Exercício é vital para viver uma vida saudável e perder peso. Se você se exercita regularmente, está mais propenso a dormir melhor, ficar menos doente, ter mais energia e experimentar muitos outros benefícios no seu bem-estar físico e mental. No processo, você vai ficar mais forte, ganhar resistência — e pode até gostar!

Exercícios são especialmente importantes se está tentando emagrecer:

  • Para perder peso, você deve queimar mais calorias do que come. Exercício é a melhor maneira de fazer isso.
  • Quando você se exercita regularmente, constrói músculos, mesmo se não malhar com pesos. Músculos usam mais calorias que a gordura ao longo do dia, mesmo enquanto você descansa. Isso contribui para o que é comumente chamado de "metabolismo acelerado."

Qualquer aumento na atividade física terá um impacto positivo em sua saúde e seus esforços de emagrecimento. Não precisa ser exercício formal. Limpar seu jardim ou limpar a casa se qualificam, se o fizer por tempo o bastante e com intensidade suficiente.

Se for considerado obeso (IMC acima de 30), comece com uma atividade de baixo impacto como nadar, andar ou pedalar. Atividades de alto impacto (como correr, dançar e a maioria dos esporte de equipe) põem mais estresse nas juntas, o que significativamente aumenta o risco de lesão. Se você gosta de atividades de alto impacto, pergunte a seu médico se elas são boas para você. Conforme perde peso, você deverá ser capaz de se engajar nessas atividades mais extenuantes.

Fale com seu médico antes de começar, especialmente se tem alguma das seguintes condições:

  • Problema cardíaco, angina (dor no peito), pressão alta ou colesterol alto
  • Qualquer condição séria, como diabetes, asma, enfisema, bronquite crônica, câncer ou histórico de coágulos de sangue nas pernas ou pulmões
  • Dor ou pressão no peito, pescoço, ombros ou braço durante ou após atividades como caminhar
  • Problemas de ossos ou juntas, incluindo artrite ou osteoporose (especialmente artrite em crise, com uma ou mais juntas vermelhas, inchadas ou doloridas)

Também consulte um médico se quaisquer das seguintes se aplicam a você:

  • Você tem mais de 40 a 45 anos e não tem sido ativo.
  • Você fuma.
  • Sente muita falta de ar após atividades leves.
  • Tende a ficar zonzo, perder a consciência ou é sujeito a quedas.
  • Experimentou uma sensação de coração acelerado, intermitente ou trêmulo.
  • Fez uma cirurgia recente.
  • Tem uma infecção ativa ou febre.
  • Está tendo outro sintoma incomum, como perda de peso inexplicado.

Como começar?


Se não se exercita atualmente, o primeiro passo é escolher uma atividade e uma "data de início". Escolha uma atividade (ou várias) em que se sinta confortável. Muitas pessoas começam caminhando, porque é conveniente, gratuito e fácil. Se preferir, faça aulas de dança, brinque de pegar com seus filhos ou ache outra atividade que se adeque em sua vida.

Uma vez que decida o que vai fazer e quando vai começar, pratique sua atividade. Isso é, saia e a realize uma vez. No começo não se preocupe com a maneira de encaixar a atividade na sua vida diária — só esteja orgulhoso do que fez. E, não importa o que escolha, comece devagar.

Conforme aumenta seu condicionamento, aumente o tempo gasto com exercícios a cada dia, bem como a intensidade. Crescer devagar é a chave. Para perder peso seu objetivo final deve ser um total de 60 minutos de atividade física equivalente a caminhada rápida a cada dia. Mas você não vai conseguir em um só dia. Lembre-se que qualquer quantidade de atividade ou exercício vai lhe ajudar a perder a cintura, especialmente se estiver começando de uma vida sedentária.

E mais, atividades físicas NÃO necessariamente têm que ser aeróbicas. O objetivo é queimar calorias e você pode fazer isso de incontáveis maneiras, como usar as escadas ao invés do elevador, parar seu carro na vaga mais distante, cortar a grama e jardinar.

Se está fazendo uma atividade que exija mais esforço que caminhar, como correr, então 30 minutos por dia devem ser suficientes. Ou, se está fazendo algo que tome metade do esforço de uma caminhada rápida, como jardinagem, terá que fazer em dobro: 2 horas.

Problemas para fazer seu exercício de uma vez? Sem problemas. Espalhe-o pelo seu dia em blocos de 10 minutos de atividade. Fazer isso de 3 a 6 vezes por dia ainda fortalece seu coração e queima calorias.

Uma vez que esteja confortável com a rotina de exercício, considere se exercitar com outros, ou somar atividades diferentes para manter interessante. Lembre-se, o importante é sair e fazer alguma coisa!

Dicas de exercício:

  • Beba muitos fluidos antes, durante e depois do exercício para garantir que esteja hidratado. Isso serve para clima frio ou quente.
  • Não se desencoraje se perder uma sessão — apenas recomece no dia seguinte.
  • Condições externas podem impactar como você se sente ao se exercitar. Calor, umidade ou poluentes podem fazer o exercício ser mais difícil. Nessas condições, exercite-se do lado de dentro ou nas horas mais frescas.
  • Entediado com sua rotina de exercício? Encontre um amigo e se exercitem juntos. Você pode se exercitar por mais tempo e mais intensamente com outra pessoa do que sozinho.
  • Todo mundo tem bons e maus dias quando se trata de exercício. Não deixe que os dias ruins te desencorajem de seguir em frente.
  • Use sua imaginação — quase todas as atividades físicas podem contar como exercício.
  • Não se esforce demais. Se você não consegue confortavelmente ter uma conversa enquanto se exercita, vá com calma!

 

Next Page

Data da revisão: 6/28/2011
Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados