Hipocalemia
Potássio - baixo; Baixo potássio no sangueA hipocalemia é uma condição em que a quantidade de potássio no sangue é menor que a normal.
Causas
O potássio é um eletrólito (mineral) necessário para que as células funcionem corretamente. O potássio é adquirido por meio da comida. Os rins eliminam o excesso de potássio através da urina, para manter o equilíbrio adequado do mineral no organismo.
A hipocalemia é um distúrbio metabólico que ocorre quando o nível de potássio no sangue está muito baixo.
Causas comuns de hipocalemia incluem:
- Medicamentos, como diuréticos e alguns antibióticos
- Diarreia ou vômitos
- Uso excessivo de laxativos, o que pode provocar diarreia
- Doença renal crônica
- Distúrbios alimentares (tais como bulimia)
Bulimia
A bulimia é um distúrbio alimentar no qual a pessoa tem episódios regulares de ingestão exagerada de alimentos, com sentimento de perda de controle d...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Deficiência de magnésio
- Sudorese excessiva
- Doenças genéticas, como paralisia periódica hipocalêmica e síndrome de Bartter
Sintomas
Geralmente, uma pequena queda nos níveis de potássio não causa sintomas. Os sintomas podem ser leves e incluir:
- Constipação
- Sentir que o coração pulou uma batida ou palpitação
Palpitação
Palpitação é a percepção de que o coração está batendo ou está acelerado. A palpitação pode ser sentida no peito, na garganta ou no pescoço. Você po...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Fadiga
- Lesão muscular
- Fraqueza ou espasmos musculares
- Paralisia (que pode incluir os pulmões)
- Formigamento ou dormência
Níveis de potássio muito baixos podem causar ritmo cardíaco anormal, principalmente em pessoas com doença cardíaca. Sintomas incluem tontura e desmaio. Níveis de potássio extremamente baixos podem causar parada cardíaca.
Ritmo cardíaco anormal
Uma arritmia é um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, como batimento muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou irregular. Uma ar...

Sinais e testes
Uma amostra de sangue será coletada para verificar os níveis de potássio. Os valores normais vão de 3,7 a 5,2 mEq/L (3,7 a 5,2 mmol/L).
Outros exames podem ser solicitados, incluindo:
- Glicose, magnésio, cálcio, sódio e fósforo
- Hormônio tireoidiano
- Aldosterona
Um eletrocardiograma (ECG) poderá ser realizado para verificar o coração.
Tratamento
Uma hipocalemia branda pode ser tratada por meio da ingestão de suplementos de potássio por via oral. Casos mais graves podem necessitar que o potássio seja administrado diretamente na veia (via intravenosa).
Se você toma diuréticos, o médico poderá:
- Trocar a medicação por uma que mantenha o potássio no organismo. Este tipo de diurético é chamado de poupador de potássio.
- Prescrever suplemento de potássio.
Alimentos ricos em potássio que podem ajudar a tratar e prevenir a hipocalemia incluem:
- Abacate
- Batata cozida
- Banana
- Farelo de grãos
- Cenoura
- Carne magra cozida
- Leite
- Laranja
- Amendoim
- Ervilhas e feijões
- Salmão
- Alga
- Espinafre
- Tomate
- Germe do trigo
Expectativas (prognóstico)
Em geral, a ingestão de suplementos de potássio pode corrigir o problema. Em casos mais graves, sem o tratamento adequado, uma queda drástica nos níveis de potássio pode causar problemas graves de ritmo cardíaco que podem ser fatais.
Complicações
Em casos graves, os pacientes podem desenvolver paralisia com risco de morte, como por exemplo na paralisia periódica hipocalêmica.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte um médico imediatamente se apresentar vômito ou diarreia em excesso, ou se tomar diuréticos e apresentar sintomas de hipocalemia.
Prevenção
A ingestão de uma dieta rica em potássio pode ajudar a prevenir a hipocalemia. Os alimentos com alto teor de potássio incluem:
- Abacate
- Banana
- Cereais
- Cenoura
- Figo seco
- Kiwi
- Feijão-de-lima
- Leite
- Melado
- Laranja
- Manteiga de amendoim
- Ervilhas e feijões
- Algas marinhas
- Espinafre
- Tomates
- Germe de trigo
Referências
Mount DB. Disorders of potassium balance. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner and Rector's The Kidney. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 18.
Seifter JL. Potassium disorders. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 117.
-
Exame de sangue - Ilustração
O sangue é retirado de uma veia (venopunção), geralmente da região do cotovelo ou costas da mão. Uma agulha é inserida na veia, e o sangue é coletado em um frasco hermético ou seringa. A preparação pode variar dependendo do exame específico.
Exame de sangue
Ilustração
Data da revisão: 5/21/2017
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.