Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Anemia perniciosa

Anemia aquílica macrocítica; Anemia perniciosa congênita; Anemia perniciosa juvenil; Deficiência de vitamina B12 (má absorção); Anemia - fator intrínseco; Anemia - FI; Anemia - gastrite atrófica

A anemia é uma condição em que há uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis. As hemácias fornecem oxigênio aos tecidos do corpo.

Há vários tipos de anemia. Na anemia perniciosa, há redução da quantidade de hemácias devida à absorção inadequada de vitamina B12 pelo intestino.

Causas

A anemia perniciosa é um tipo de anemia relacionada à vitamina B12. O corpo necessita da vitamina B12 para produzir hemácias. Essa vitamina é obtida através da ingestão de alimentos como carne vermelha, aves, mariscos, ovos e produtos lácteos.

Uma proteína especial, denominada fator intrínseco, ajuda o intestino a absorver a vitamina B12. Essa proteína é liberada pelas células do estômago. Quando o estômago não produz uma quantidade suficiente de fator intrínseco, o intestino não é capaz de absorver adequadamente a vitamina B12.

Causas comuns da anemia perniciosa incluem:

  • Adelgaçamento do revestimento do estômago (gastrite atrófica)
  • Uma condição autoimune na qual o sistema imune ataca a proteína fator intrínseco ou as células que a produzem

Muito raramente, a anemia perniciosa é passada de forma hereditária. Essa forma é denominada anemia perniciosa congênita. Os bebês com esse tipo de anemia não produzem fator intrínseco ou não são capazes de absorver a vitamina B12 adequadamente no intestino delgado.

Nos adultos, os sintomas de anemia perniciosa geralmente não são observados antes dos 30 anos de idade. A média da idade de diagnóstico é de 60 anos.

Um indivíduo tem mais probabilidade de desenvolver essa doença se:

  • Tiver ascendência escandinava ou nórdica
  • Tiver histórico familiar da doença

Certas doenças também podem aumentar o risco. Elas incluem:

Sintomas

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Os sintomas podem ser brandos.

Eles incluem:

Se apresentar níveis baixos de vitamina B12 por um longo período de tempo, isso pode causar danos ao sistema nervoso. Os sintomas podem incluir:

  • Confusão
  • Depressão
  • Perda de equilíbrio
  • Entorpecimento e formigamento nas mãos e pés

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico. Os exames que podem ser realizados incluem:

  • Exame da medula óssea (necessário somente se o diagnóstico não for claro)
  • Hemograma completo
  • Contagem de reticulócitos
  • Teste de Schilling
  • LDH
  • Nível de acido metilmalônico
  • Nível de vitamina B12

Tratamento

O objetivo do tratamento é aumentar os níveis de vitamina B12.

  • O tratamento envolve uma injeção de vitamina B12 uma vez por mês. As pessoas com níveis de B12 extremamente baixos podem precisar de mais injeções no início.
  • Alguns pacientes também podem precisar tomar suplementos de vitamina B12 por via oral.
  • Um determinado tipo de vitamina B12 pode ser administrado pelo nariz.

O médico ou nutricionista recomendará também a ingestão de uma dieta bem balanceada.

Expectativas (prognóstico)

A maioria dos pacientes apresenta melhora com o tratamento.

É importante começar o tratamento precocemente. A lesão nos nervos pode ser permanente se o tratamento não for iniciado até 6 meses após o aparecimento dos sintomas.

Complicações

Indivíduos com anemia perniciosa podem apresentar pólipos gástricos, além de serem mais propensos a desenvolver câncer gástrico e tumores carcinoides gástricos.

Problemas no cérebro e no sistema nervoso podem continuar ou serem permanentes se houver demora em iniciar o tratamento.

Uma mulher com baixos níveis de B12 pode ter um resultado falso positivo no exame de Papanicolau. Isso ocorre porque a deficiência de vitamina B12 afeta a aparência de determinadas células do colo uterino (células epiteliais).

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte um médico se você apresentar sintomas de deficiência de vitamina B12.

Prevenção

Não há nenhuma forma conhecida de prevenção contra esse tipo de anemia. No entanto, a detecção e o tratamento precoces podem ajudar a diminuir as complicações.

Referências

Antony AC. Megaloblastic anemias. In: Hoffman R, Benz EJ Jr, Silberstein LE, et al, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 37.

Bunn HF. Approach to the anemias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 158.

  • Anemia megaloblástica - informações sobre glóbulos vermelhos - Ilustração

    Esta imagem mostra glóbulos vermelhos grandes, densos, superdimensionados vistos na anemia megaloblástica. A anemia megaloblástica pode ocorrer quando há uma deficiência de vitamina B-12.

    Anemia megaloblástica - informações sobre glóbulos vermelhos

    Ilustração

  • Anemia megaloblástica - informações sobre glóbulos vermelhos - Ilustração

    Esta imagem mostra glóbulos vermelhos grandes, densos, superdimensionados vistos na anemia megaloblástica. A anemia megaloblástica pode ocorrer quando há uma deficiência de vitamina B-12.

    Anemia megaloblástica - informações sobre glóbulos vermelhos

    Ilustração

 

Data da revisão: 2/1/2016

Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados