Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Tumor pituitário

Tumor - pituitário; Adenoma pituitário; Tumor de hipófise

Um tumor pituitário é um crescimento anormal na glândula pituitária (hipófise), uma pequena glândula situada na base do cérebro que regula o equilíbrio de muitos hormônios.

Causas

A maioria dos tumores pituitários não é cancerosa (benigna). Cerca de 20% das pessoas têm tumores pituitários. No entanto, muitos desses tumores não causam sintomas e nunca são diagnosticados durante a vida do indivíduo.

A glândula pituitária é uma glândula endócrina do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro. Ela ajuda a controlar a liberação de hormônios de outras glândulas endócrinas, como as glândulas tireoide e suprarrenal. A pituitária também libera hormônios que afetam diretamente os tecidos corporais, como ossos e glândulas mamárias. Esses hormônios incluem:

  • Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH)
  • Hormônio do crescimento (GH)
  • Prolactina
  • Hormônio estimulante da tireoide (TSH)

Conforme o tumor cresce, as células da pituitária que liberam hormônios podem ser danificadas, levando a produção insuficiente desses hormônios (hipopituitarismo).

As causas dos tumores pituitários são desconhecidas. Entretanto, alguns tumores fazem parte de um distúrbio hereditário denominado neoplasia endócrina múltipla I (NEM I).

Outros tipos de tumores podem ser encontrados na mesma parte do crânio que o tumor pituitário, resultando em sintomas similares.

Sintomas

A maioria dos tumores pituitários produz uma quantidade excessiva de um ou mais hormônios. Como resultado, podem ocorrer sintomas de uma ou mais das condições abaixo:

  • Hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios da tireoide, extremamente raro em casos de tumores pituitários)
  • Síndrome de Cushing (o corpo produz uma quantidade aumentada do hormônio cortisol)
  • Gigantismo (crescimento aumentado devido a excesso de hormônio do crescimento durante a infância) ou acromegalia (excesso do hormônio de crescimento em adultos)
  • Secreção mamilar e irregularidade menstrual em mulheres
  • Diminuição da função sexual em homens

Os sintomas causados por pressão de um tumor pituitário maior podem incluir:

  • Alterações da visão como visão dupla, perda do campo visual (perda da visão periférica), pálpebras caídas e alteração na percepção de cores
  • Dor de cabeça
  • Letargia
  • Secreção nasal clara
  • Náusea e vômitos
  • Problemas de olfato
  • Raramente, esses sintomas podem ocorrer subitamente e podem ser graves (apoplexia pituitária)

Sinais e exames

Seu médico realizará um exame físico. O médico identificará qualquer problema de visão dupla e campo visual, como a perda da visão periférica ou da capacidade de enxergar em determinadas áreas.

O exame investigará sinais de excesso de cortisol (síndrome de Cushing) e de hormônio do crescimento (acromegalia).

Os exames das funções endócrinas incluem:

  • Níveis de cortisol: teste de supressão com dexametasona e teste de cortisol na urina
  • Níveis de hormônio estimulante folicular (FSH)
  • Níveis do fator de crescimento insulínico-1 (IGF-1)
  • Níveis de hormônio luteinizante (LH)
  • Níveis de prolactina sérica
  • Níveis de testosterona/estradiol
  • Níveis de hormônios da tireoide: T4 livre e TSH

Exames que ajudam a confirmar o diagnóstico incluem:

  • Exame do campo de visão
  • Ressonância magnética do crânio

Tratamento

Normalmente, é necessária cirurgia para remover o tumor, especialmente se o tumor estiver pressionando os nervos que controlam a visão (nervo óptico).

Na maioria das vezes, os tumores pituitários podem ser removidos pelo nariz e pelos seios da face. No entanto, alguns tumores não podem ser removidos dessa forma e precisam ser removidos através do crânio.

A radioterapia pode ser utilizada para reduzir o tamanho do tumor em indivíduos que não podem ser submetidos à cirurgia. Ela também pode ser usada caso o tumor retorne após a cirurgia.

Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para reduzir determinados tipos de tumores.

Expectativas (prognóstico)

Se o tumor puder ser removido cirurgicamente, o prognóstico é de satisfatório a bom, dependendo se o tumor puder ser removido totalmente.

Complicações

A complicação mais grave é a cegueira. Isso pode ocorrer se o nervo óptico for gravemente danificado.

O tumor ou sua remoção podem causar desequilíbrios hormonais permanentes. Pode ser necessário repor os hormônios afetados.

O tumor e a cirurgia podem ocasionalmente causar lesão da parte posterior da pituitária, causando diabetes insípido, uma condição em que há micção excessiva e sede intensa.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o médico se desenvolver quaisquer sintomas de um tumor pituitário.

Referências

Dorsey JF, Hollander AB, Alonso-Basanta M, et al. Cancer of the central nervous system. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 66.

Melmed S, Kleinberg D. Pituitary masses and tumors. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 9.

  • Glândulas endócrinas - Ilustração

    As glândulas endócrinas liberam hormônios (mensageiros químicos) no sangue para serem transportados para diversos órgãos e tecidos em todo o corpo. Por exemplo, o pâncreas secreta insulina, que permite ao corpo regular os níveis de açúcar no sangue. A tireoide recebe instruções da pituitária para secretar hormônios que determinam o ritmo da atividade química no corpo (quanto mais hormônios no sangue, mais rápida é a atividade química, e quanto menos hormônios, mais lenta é a atividade química).

    Glândulas endócrinas

    Ilustração

  • Glândulas endócrinas - Ilustração

    As glândulas endócrinas liberam hormônios (mensageiros químicos) no sangue para serem transportados para diversos órgãos e tecidos em todo o corpo. Por exemplo, o pâncreas secreta insulina, que permite ao corpo regular os níveis de açúcar no sangue. A tireoide recebe instruções da pituitária para secretar hormônios que determinam o ritmo da atividade química no corpo (quanto mais hormônios no sangue, mais rápida é a atividade química, e quanto menos hormônios, mais lenta é a atividade química).

    Glândulas endócrinas

    Ilustração

 

Data da revisão: 5/7/2017

Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados