Alergias medicamentosas
Reação alérgica - medicamento; Hipersensibilidade à droga; Hipersensibilidade medicamentosaAlergias medicamentosas são um grupo de sintomas causados pela reação alérgica a um medicamento.
Causas
A alergia medicamentosa envolve uma resposta imune no organismo que produz uma reação alérgica a um medicamento.
Reação alérgica
Reações alérgicas são sensibilidades a substâncias, chamadas alérgenos, que entram em contato com a pele, o nariz, os olhos, o trato respiratório e o...

A primeira vez que você tomar o medicamento, você pode não ter problemas. Entretanto, o sistema imunológico pode produzir uma substância (anticorpo) contra o medicamento. Na próxima vez que você tomar o medicamento, o anticorpo sinalizará às células brancas do sangue, com produção de uma substância química chamada histamina. A histamina e outras substâncias causam os sintomas da alergia.
Medicamentos que mais frequentemente causam alergias incluem:
- Medicamentos usados no tratamento de convulsões
- Insulina (especialmente insulina de origem animal)
- Contrastes iodados (contendo iodo) para raio-X (podem causar reações semelhantes a alergias)
- Penicilina e derivados
- Medicamentos à base de sulfa
A maioria dos efeitos colaterais dos medicamentos não se deve a reações alérgicas. Por exemplo, a aspirina pode causar urticária ou asma que não envolve uma reposta imune. Muitas pessoas confundem um efeito colateral desconfortável, mas não grave, de um medicamento (como náusea) com uma alergia medicamentosa.
Urticária
A urticária é caracterizada por placas avermelhadas e elevadas na superfície da pele, geralmente com coceira. Ela normalmente é uma reação alérgica ...

Asma
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e ...

Sintomas
A maioria das alergias medicamentosas causam leves erupções de pele e urticária. Estes sintomas ocorrem imediatamente ou poucas horas após a administração do medicamento. A doença do soro é um tipo tardio de alergia medicamentosa que ocorre uma semana ou mais após a exposição ao medicamento ou vacina.
Sintomas comuns de alergia medicamentosa incluem:
- Urticária
- Coceira na pele ou olhos (comum)
-
Erupções cutâneas (comum)
Erupções cutâneas
Erupções cutâneas envolvem alterações da cor, sensação ou textura da pele.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Inchaço dos lábios, língua ou rosto
Inchaço
Inchaço é a dilatação de órgãos, da pele ou de outras partes do corpo. O inchaço é causado pelo aumento de líquido nos tecidos. O líquido extra pod...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Sibilos
Sibilos
O sibilo é um chiado agudo, que ocorre durante a respiração. Ele ocorre quando o ar flui através de vias respiratórias estreitadas.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Sintomas de anafilaxia incluem:
Anafilaxia
A anafilaxia é um tipo de reação alérgica com risco de vida.

-
Dor abdominal ou cólicas
Dor abdominal
Dor abdominal é aquela sentida em qualquer região entre o tórax e a virilha. Essa área é popularmente conhecida como barriga.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Confusão
Confusão
Confusão é a incapacidade de pensar na velocidade e clareza normal, incluindo a sensação de desorientação, dificuldade em prestar atenção, lembrar-se...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Diarreia
-
Respiração difícil com sibilos ou voz rouca
Respiração difícil
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Tontura
Tontura
Tontura é um termo usado frequentemente para descrever dois sintomas diferentes: sensação de desfalecimento e vertigem. Sensação de desfalecimento é ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Desmaio, dor de cabeça leve
Desmaio
O desmaio é uma perda rápida da consciência em virtude da redução do volume de sangue para o cérebro. O episódio dura menos de alguns minutos e a re...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Urticária em diferentes partes do corpo
- Náusea, vômitos
-
Pulso acelerado
Pulso acelerado
Um pulso latejante é um pulso forte e vigoroso sentido em uma das artérias do corpo. Ele é causado por batimentos cardíacos vigorosos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Sensação de sentir o coração batendo (palpitações)
Palpitações
Palpitação é a percepção de que o coração está batendo ou está acelerado. A palpitação pode ser sentida no peito, na garganta ou no pescoço. Você po...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Sinais e exames
O exame físico poderá mostrar:
- Baixa pressão sanguínea
- Urticária
- Erupção cutânea
- Inchaço dos lábios, língua ou rosto (angioedema)
Angioedema
O angioedema é um inchaço, similar à urticária, mas que ocorre sob a pele e não na superfície. A placa da urticária é popularmente conhecida como ver...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Sibilos
Testes cutâneos podem ajudar no diagnóstico de alergia a medicamentos do tipo penicilina. Não existe teste cutâneo ou de sangue para auxiliar no diagnóstico de outras alergias medicamentosas.
Se você tiver sintomas similares aos da alergia após utilizar medicamentos ou contrastes antes de fazer um raio-X, com frequência o seu médico confirmará a alergia medicamentosa. Você não precisará realizar mais exames.
Tratamento
O objetivo do tratamento é aliviar sintomas e prevenir uma reação grave.
O tratamento pode incluir:
- Anti-histamínicos para aliviar sintomas moderados como erupções cutâneas, urticária e coceira
- Broncodilatadores como albuterol para reduzir sintomas semelhantes à asma (sibilo ou tosse moderada)
- Corticosteroides aplicados na pele, por via oral ou intravenosa
- Injeção de epinefrina para tratar anafilaxia
O medicamento causador e medicamentos similares devem ser evitados. Certifique-se de que todos os profissionais de saúde, incluindo dentistas e membros da enfermagem, tenham conhecimento de qualquer alergia medicamentosa que você ou seus filhos possuem.
Ocasionalmente, a alergia à penicilina (ou a outro medicamento) responde a dessensibilização, na qual são administradas doses cada vez maiores do medicamento para melhorar a sua tolerância. Isto deve apenas ser feito por um alergista e quando não há outra opção de medicamento.
Expectativas (prognóstico)
A maioria das alergias medicamentosas responde bem ao tratamento. Entretanto, algumas vezes elas podem levar à asma grave, anafilaxia ou morte.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se você estiver tomando um medicamento e parecer ter uma reação alérgica a ele.
Vá ao pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver dificuldades para respirar ou desenvolver outro sintoma de asma grave ou anafilaxia. Estas são condições emergenciais.
Prevenção
Não há uma forma geral de prevenir uma alergia medicamentosa.
Se você tem uma alergia medicamentosa conhecida, evitar o medicamento é a melhor forma de prevenir uma reação alérgica. Você também pode ser orientado a evitar medicamentos similares.
Em alguns casos, médicos podem aprovar o uso de medicamentos que causam alergia se você for tratado antes com corticosteroides (como prednisona) e anti-histamínicos. Nunca tente fazer isso sem a supervisão do seu médico. O pré-tratamento com corticosteroides e anti-histamínicos tem mostrado prevenir anafilaxia em pessoas que precisam utilizar meios de contraste para raio-X.
O seu médico também pode recomendar a dessensibilização.
Referências
Celik G, Pichler WJ, Adkinson NF Jr. Drug allergy. In: Adkinson NF Jr, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 79.
Grammer LC. Drug allergy. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 254.
Tran TP, Muelleman RL. Allergy, hypersensitivity, angioedema, and anaphylaxis. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 119.
-
Anafilaxia - Ilustração
Anafilaxia é um tipo sistêmico (envolvendo o corpo todo) agudo de reação alérgica que ocorre quando uma pessoa torna-se sensível a uma certa substâcia ou a um alérgeno e é novamente exposta ao componente. Alguns medicamentos, como aqueles usados para aliviar a dor ou para radiografias, podem causar reação anafilactoide na primeira exposição. Histaminas e outras substâncias liberadas no fluxo sanguíneo fazem com os vasos sanguíneos dilatem e os tecidos inchem. A anafilaxia pode ser fatal se ocorrer obstrução das vias aéreas, a pressão arterial cair ou houver arritmia cardíaca.
Anafilaxia
Ilustração
-
Urticária - Ilustração
Urticárias são marcas vermelhas em relevo de diversos tamanhos na superfície da pele, que frequentemente provocam coceira, que aparecem e desaparecem. A urticária normalmente é parte de uma reação alérgica a medicamentos ou alimentos. O termo dermatite descreve uma resposta inflamatória da pele causada por contato com alérgenos ou irritantes, exposição à luz do sol, circulação ruim ou mesmo estresse. EVITE COÇAR. Coçar a erupção pode espalhar a inflamação, levar à infecção e inclusive deixar cicatrizes.
Urticária
Ilustração
-
Reações alérgicas a medicamentos - Ilustração
Uma alergia real a um medicamento é diferente de uma reação adversa simples à droga. A reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico, que já foi exposto anteriormente à droga, cria anticorpos. Em uma exposição subsequente à droga, esses anticorpos provocam a liberação de histaminas. Se for severa, essa reação pode resultar em uma situação de risco de morte conhecida como choque anafilático.
Reações alérgicas a medicamentos
Ilustração
-
Dermatite de contato - Ilustração
Esta imagem mostra uma inflamação da pele (dermatite) causada por contato com um material que causa reação alérgica nesta pessoa. Dermatite de contato é uma condição relativamente comum e pode ser causada por muitas substâncias.
Dermatite de contato
Ilustração
-
Dermatite de contato pustulosa - Ilustração
Esta é uma foto aproximada de uma reação causada por dermatite. Consiste em uma lesão (placa) vermelha (eritematosas) com inúmeras áreas pequenas repletas de pus (pústulas).
Dermatite de contato pustulosa
Ilustração
-
Erupções cutâneas medicamentosas, carbamazepina - Ilustração
Este exantema medicamentoso foi causado pelo Tegretol. As medicações podem causar diversas reações cutâneas com exantemas variados.
Erupções cutâneas medicamentosas, carbamazepina
Ilustração
-
Erupção cutânea medicamentosa fixa - Ilustração
As medicações podem causar diversas reações cutâneas. Esta aparência em particular é chamada de "erupção fixa medicamentosa" e foi causada pela reação à ceftazidima. Este tipo de reação ocorre geralmente no mesmo local onde a pessoa reutilizou a medicação.
Erupção cutânea medicamentosa fixa
Ilustração
-
Fixed drug eruption, bullous - Ilustração
As medicações podem causar diversos tipos de reações cutâneas. Esta aparência em particular é chamada de "erupção fixa medicamentosa". Este tipo de reação acontece geralmente no mesmo local onde a pessoa reutilizou a medicação.
Fixed drug eruption, bullous
Ilustração
-
Fixed drug eruption on the cheek - Ilustração
As medicações podem causar diversas reações cutâneas. Este exantema em particular, visto aqui na bochecha, é chamado de "Erupção fixa medicamentosa na bochecha". Este tipo de reação ocorre geralmente no mesmo local onde a pessoa reutiliza a medicação.
Fixed drug eruption on the cheek
Ilustração
-
Drug rash on the back - Ilustração
Muitas medicações podem produzir exantemas alérgicos. Este indivíduo teve uma reação alérgica à ampicilina.
Drug rash on the back
Ilustração
-
Antibodies - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Antibodies
Ilustração
-
Anafilaxia - Ilustração
Anafilaxia é um tipo sistêmico (envolvendo o corpo todo) agudo de reação alérgica que ocorre quando uma pessoa torna-se sensível a uma certa substâcia ou a um alérgeno e é novamente exposta ao componente. Alguns medicamentos, como aqueles usados para aliviar a dor ou para radiografias, podem causar reação anafilactoide na primeira exposição. Histaminas e outras substâncias liberadas no fluxo sanguíneo fazem com os vasos sanguíneos dilatem e os tecidos inchem. A anafilaxia pode ser fatal se ocorrer obstrução das vias aéreas, a pressão arterial cair ou houver arritmia cardíaca.
Anafilaxia
Ilustração
-
Urticária - Ilustração
Urticárias são marcas vermelhas em relevo de diversos tamanhos na superfície da pele, que frequentemente provocam coceira, que aparecem e desaparecem. A urticária normalmente é parte de uma reação alérgica a medicamentos ou alimentos. O termo dermatite descreve uma resposta inflamatória da pele causada por contato com alérgenos ou irritantes, exposição à luz do sol, circulação ruim ou mesmo estresse. EVITE COÇAR. Coçar a erupção pode espalhar a inflamação, levar à infecção e inclusive deixar cicatrizes.
Urticária
Ilustração
-
Reações alérgicas a medicamentos - Ilustração
Uma alergia real a um medicamento é diferente de uma reação adversa simples à droga. A reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico, que já foi exposto anteriormente à droga, cria anticorpos. Em uma exposição subsequente à droga, esses anticorpos provocam a liberação de histaminas. Se for severa, essa reação pode resultar em uma situação de risco de morte conhecida como choque anafilático.
Reações alérgicas a medicamentos
Ilustração
-
Dermatite de contato - Ilustração
Esta imagem mostra uma inflamação da pele (dermatite) causada por contato com um material que causa reação alérgica nesta pessoa. Dermatite de contato é uma condição relativamente comum e pode ser causada por muitas substâncias.
Dermatite de contato
Ilustração
-
Dermatite de contato pustulosa - Ilustração
Esta é uma foto aproximada de uma reação causada por dermatite. Consiste em uma lesão (placa) vermelha (eritematosas) com inúmeras áreas pequenas repletas de pus (pústulas).
Dermatite de contato pustulosa
Ilustração
-
Erupções cutâneas medicamentosas, carbamazepina - Ilustração
Este exantema medicamentoso foi causado pelo Tegretol. As medicações podem causar diversas reações cutâneas com exantemas variados.
Erupções cutâneas medicamentosas, carbamazepina
Ilustração
-
Erupção cutânea medicamentosa fixa - Ilustração
As medicações podem causar diversas reações cutâneas. Esta aparência em particular é chamada de "erupção fixa medicamentosa" e foi causada pela reação à ceftazidima. Este tipo de reação ocorre geralmente no mesmo local onde a pessoa reutilizou a medicação.
Erupção cutânea medicamentosa fixa
Ilustração
-
Fixed drug eruption, bullous - Ilustração
As medicações podem causar diversos tipos de reações cutâneas. Esta aparência em particular é chamada de "erupção fixa medicamentosa". Este tipo de reação acontece geralmente no mesmo local onde a pessoa reutilizou a medicação.
Fixed drug eruption, bullous
Ilustração
-
Fixed drug eruption on the cheek - Ilustração
As medicações podem causar diversas reações cutâneas. Este exantema em particular, visto aqui na bochecha, é chamado de "Erupção fixa medicamentosa na bochecha". Este tipo de reação ocorre geralmente no mesmo local onde a pessoa reutiliza a medicação.
Fixed drug eruption on the cheek
Ilustração
-
Drug rash on the back - Ilustração
Muitas medicações podem produzir exantemas alérgicos. Este indivíduo teve uma reação alérgica à ampicilina.
Drug rash on the back
Ilustração
-
Antibodies - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Antibodies
Ilustração
Data da revisão: 3/14/2016
Revisão feita por: Stuart I. Henochowicz, MD, FACP, Associate Clinical Professor of Medicine, Division of Allergy, Immunology, and Rheumatology, Georgetown University Medical School, Washington, DC. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.