Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Carcinoma de células escamosas

Câncer - pele - células escamosas; Câncer de pele - células escamosas; Câncer de pele não melanoma - células escamosas; Câncer de pele das células escamosas

O carcinoma de células escamosas é um tipo comum de câncer de pele.

Outros tipos comuns de câncer de pele incluem:

Causas

O câncer de células escamosas afeta a epiderme, a camada externa da pele.

O câncer de células escamosas pode ocorrer em pele normal ou em pele que foi lesionada ou inflamada. A maioria dos cânceres de pele ocorre em pele regularmente exposta à luz do sol ou à radiação ultravioleta.

A forma inicial do câncer de células escamosas é chamada de doença de Bowen (ou carcinoma de células escamosas in situ). Este tipo não se espalhou para tecidos próximos, estando restrito à camada mais superficial da pele.

Ceratose actínica é uma lesão de pele pré-cancerosa que raramente evolui para um câncer de células escamosas.

O ceratoacantoma é um tipo de câncer de células escamosas que cresce rapidamente.

Fatores de risco para câncer de células escamosas incluem:

  • Possuir pele de cor clara, olhos azuis ou verdes ou cabelo ruivo ou loiro
  • Exposição ao sol diária e a longo prazo (como em pessoas que trabalham ao ar livre)
  • Muitas queimaduras solares graves quando criança ou jovem
  • Idade avançada
  • Ter realizado muitos raios-X
  • Exposição química
  • Imunodepressão, especialmente após transplante de órgão

Sintomas

O câncer de células escamosas normalmente ocorre no rosto, orelhas, pescoço, mãos ou braços, mas pode ocorrer em outras áreas.

O principal sintoma é uma lesão elevada que pode ter uma superfície áspera e escamosa com pontos avermelhados.

A forma inicial (carcinoma in situ) apresenta-se como uma grande mancha incrustada, escamosa e avermelhada (com frequência com mais de 2,5 centímetros).

Uma ferida que não se cura pode ser um sinal de câncer de células escamosas. Qualquer alteração em verrugas, pintas, ou outras lesões de pele existentes pode ser um sinal de câncer de pele.

Sinais e exames

O seu médico verificará a sua pele e observará o tamanho, forma, coloração e textura de quaisquer áreas suspeitas.

Se o seu médico pensar que você pode ter câncer de pele, um pedaço da pele será removido e enviado ao laboratório para exames em microscópio. Isto é chamado biópsia de pele.

Uma biópsia de pele deverá ser realizada para confirmar o câncer de células escamosas ou outros cânceres de pele.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da localização do câncer de pele, se o câncer se espalhou e do estado de saúde geral. Alguns cânceres de células escamosas podem ser mais difíceis de tratar.

O tratamento pode envolver:

  • Ressecção: Remover o câncer de pele e costurar a pele com pontos.
  • Curetagem e eletrodessecação: Raspagem das células cancerosas e uso de eletricidade para matar as células remanescentes. É usado para tratar cânceres que não são muito grandes ou profundos.
  • Criocirurgia: Congelamento das células cancerosas, matando-as. Usada para tratar cânceres pequenos e superficiais.
  • Medicamentos: Cremes para a pele contendo imiquimode ou 5-fluorouracila para cânceres superficiais.
  • Cirurgia micrográfica de Mohs: Remoção de uma camada da pele e análise imediata em microscópio, seguida de remoção de muitas camadas de pele até que não haja mais sinais do câncer. Normalmente utilizado para cânceres no nariz, orelhas e outras regiões do rosto.
  • Terapia fotodinâmica: O tratamento com uso de luz indicado para tratar um câncer superficial.
  • Radioterapia: Pode ser utilizada se o câncer tiver se espalhado para órgãos ou nódulos linfáticos ou se o câncer não puder ser tratado com cirurgia.

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico depende de muitos fatores, incluindo a rapidez com que o câncer foi diagnosticado, a localização e a presença ou não de imunodepressão. A maioria destes cânceres é curada quando tratada precocemente.

Alguns cânceres de células escamosas podem voltar. Há ainda o risco de o câncer se espalhar para outras partes do corpo.

Complicações

O câncer das células escamosas espalha-se mais rápido que o câncer das células basais, mas ainda assim pode crescer lentamente. Pode espalhar-se para outras partes do corpo, incluindo órgãos internos.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você tiver feridas ou manchas na pele que mudam em:

  • Aparência
  • Coloração
  • Tamanho
  • Textura

Você também deve consultá-lo se manchas já existentes tornarem-se dolorosas ou inchadas, ou começarem a sangrar ou coçar.

Prevenção

É recomendado consultar um médico todos os anos a partir dos 40 anos, e a cada 3 anos entre os 20 e 40 anos para avaliação da sua pele.

Você também deve examinar a sua pele uma vez ao mês. Use um espelho de mão para áreas de difícil visualização. Entre em contato com o seu médico se você notar alguma alteração.

A melhor forma de prevenir o câncer de pele é reduzir a exposição à luz do sol. Sempre use protetor solar:

  • Aplique um protetor de alta qualidade com fator de proteção (SPF) de pelo menos 30, mesmo que você esteja ao ar livre por um curto período de tempo.
  • Aplique uma grande quantidade de protetor solar em todas as áreas expostas, incluindo orelhas e pés.
  • Procure um protetor solar que bloqueie tanto raios UVA quanto UVB.
  • Utilize um produto à prova d'água.
  • Aplique o protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair ao ar livre e reaplique com frequência, especialmente depois de nadar.
  • Utilize protetor solar também no inverno e em dias nublados.

Outros fatos importantes para ajudá-lo a evitar exposição solar excessiva:

  • A luz ultravioleta é mais intensa entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde, portanto, tente evitar exposição ao sol durante esse período.
  • Proteja a pele usando chapéus, camisetas de mangas compridas, saias longas ou calças.
  • Evite superfícies que refletem mais a luz, como água, areia, concreto e áreas pintadas em branco.
  • A pele queima mais rápido em altitudes mais elevadas.
  • Evite bronzeamento artificial. Bronzeamento artificial por 15 a 20 minutos equivale a passar um dia inteiro no sol.

Referências

Habif TP. Premalignant and malignant nonmelanoma skin tumors. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 21.

National Cancer Institute website. PDQ Skin cancer treatment. www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-treatment-pdq#section/_222. Updated July 11, 2017. Accessed August 28, 2017.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines): Basal cell skin cancer. Version 1.2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/nmsc.pdf. Updated October 3, 2016. Accessed August 28, 2017.

US Preventive Services Task Force, Bibbins-Domingo K, Grossman DC, et al. Screening for skin cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. 2016;316:(4)429-435. PMID: 27458948 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27458948.

  • Doença de Bowen na mão - Ilustração

    A doença de Bowen é uma doença maligna (tecnicamente, é um carcinoma intraepidérmico com células escamosas). As lesões iniciais podem assemelhar-se a infecções fúngicas, dermatite ou psoríase. O diagnóstico é feito por meio de biópsia (exame de uma amostra de tecido).

    Doença de Bowen na mão

    Ilustração

  • Ceratoacantoma - Ilustração

    Os ceratoacantomas são erupções de rápido crescimento, vermelhas (eritematosos) e com formato de cúpula (pápulas/nódulos) com crateras centrais. Ocasionalmente, desaparecerão de forma espontânea (involução). Geralmente, são tratados para evitar envolvimentos ou destruições futuras de tecido subjacente. São preocupantes por conta de sua similaridade ao câncer de célula escamosa.

    Ceratoacantoma

    Ilustração

  • Ceratoacantoma - Ilustração

    Os ceratoacantomas são erupções de rápido crescimento, vermelhas (eritematosos) e com formato de cúpula (pápulas/nódulos) com crateras centrais. Ocasionalmente, desaparecerão de forma espontânea (involução). Geralmente, são tratados para evitar envolvimentos ou destruições futuras de tecido subjacente. São preocupantes por conta de sua similaridade ao câncer de célula escamosa.

    Ceratoacantoma

    Ilustração

  • Câncer de pele, células escamosas - imagem aproximada - Ilustração

    O carcinoma de célula escamosa é um dos três tipos mais comuns de câncer de pele: célula basal, célula escamosa e melanoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Câncer de pele, células escamosas - imagem aproximada

    Ilustração

  • Câncer de pele das células escamosas nas mãos - Ilustração

    Esta é uma foto de uma célula escamosa de câncer de pele nas mãos. O carcinoma de célula escamosa é um dos três tipos mais comuns de câncer de pele: célula basal, célula escamosa e melanoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Câncer de pele das células escamosas nas mãos

    Ilustração

  • Carcinoma das células escamosas - invasivo - Ilustração

    Este nódulo vermelho irregular é um carcinoma de células escamosas (uma forma de câncer de pele). A aparência inicial, mostrada aqui, pode ser muito similar à de um crescimento não cancerígeno chamado de ceratoacantoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Carcinoma das células escamosas - invasivo

    Ilustração

  • Queilite actínica - Ilustração

    A quilite actínica é causada pela exposição crônica e excessiva à radiação ultravioleta da luz solar. Há uma descoloração esbranquiçada e grossa ao redor do lábio e na pele. Há também a perda da demarcação clara entre a parte vermelha do lábio e a pele normal (borda vermelha). Esta condição é considerada pré-maligna e pode levar ao câncer de pele de célula escamosa.

    Queilite actínica

    Ilustração

  • Câncer das células escamosas - Ilustração

    O câncer de célula escamosa envolve mudanças nas células da porção intermediária da camada epidérmica da pele. É um tumor maligno e é mais agressivo que o câncer de célula basal, mas ainda pode ter crescimento relativamente lento. É mais provável que o câncer de célula basal se espalhe (metástase) para outros locais, incluindo órgãos internos. O tratamento geralmente envolve remoção cirúrgica do tumor ao longo de parte do tecido ao redor.

    Câncer das células escamosas

    Ilustração

  • Doença de Bowen na mão - Ilustração

    A doença de Bowen é uma doença maligna (tecnicamente, é um carcinoma intraepidérmico com células escamosas). As lesões iniciais podem assemelhar-se a infecções fúngicas, dermatite ou psoríase. O diagnóstico é feito por meio de biópsia (exame de uma amostra de tecido).

    Doença de Bowen na mão

    Ilustração

  • Ceratoacantoma - Ilustração

    Os ceratoacantomas são erupções de rápido crescimento, vermelhas (eritematosos) e com formato de cúpula (pápulas/nódulos) com crateras centrais. Ocasionalmente, desaparecerão de forma espontânea (involução). Geralmente, são tratados para evitar envolvimentos ou destruições futuras de tecido subjacente. São preocupantes por conta de sua similaridade ao câncer de célula escamosa.

    Ceratoacantoma

    Ilustração

  • Ceratoacantoma - Ilustração

    Os ceratoacantomas são erupções de rápido crescimento, vermelhas (eritematosos) e com formato de cúpula (pápulas/nódulos) com crateras centrais. Ocasionalmente, desaparecerão de forma espontânea (involução). Geralmente, são tratados para evitar envolvimentos ou destruições futuras de tecido subjacente. São preocupantes por conta de sua similaridade ao câncer de célula escamosa.

    Ceratoacantoma

    Ilustração

  • Câncer de pele, células escamosas - imagem aproximada - Ilustração

    O carcinoma de célula escamosa é um dos três tipos mais comuns de câncer de pele: célula basal, célula escamosa e melanoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Câncer de pele, células escamosas - imagem aproximada

    Ilustração

  • Câncer de pele das células escamosas nas mãos - Ilustração

    Esta é uma foto de uma célula escamosa de câncer de pele nas mãos. O carcinoma de célula escamosa é um dos três tipos mais comuns de câncer de pele: célula basal, célula escamosa e melanoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Câncer de pele das células escamosas nas mãos

    Ilustração

  • Carcinoma das células escamosas - invasivo - Ilustração

    Este nódulo vermelho irregular é um carcinoma de células escamosas (uma forma de câncer de pele). A aparência inicial, mostrada aqui, pode ser muito similar à de um crescimento não cancerígeno chamado de ceratoacantoma. Os cânceres de células escamosas podem causar metástase (erradiação) e podem ser removidos cirurgicamente assim que diagnosticados.

    Carcinoma das células escamosas - invasivo

    Ilustração

  • Queilite actínica - Ilustração

    A quilite actínica é causada pela exposição crônica e excessiva à radiação ultravioleta da luz solar. Há uma descoloração esbranquiçada e grossa ao redor do lábio e na pele. Há também a perda da demarcação clara entre a parte vermelha do lábio e a pele normal (borda vermelha). Esta condição é considerada pré-maligna e pode levar ao câncer de pele de célula escamosa.

    Queilite actínica

    Ilustração

  • Câncer das células escamosas - Ilustração

    O câncer de célula escamosa envolve mudanças nas células da porção intermediária da camada epidérmica da pele. É um tumor maligno e é mais agressivo que o câncer de célula basal, mas ainda pode ter crescimento relativamente lento. É mais provável que o câncer de célula basal se espalhe (metástase) para outros locais, incluindo órgãos internos. O tratamento geralmente envolve remoção cirúrgica do tumor ao longo de parte do tecido ao redor.

    Câncer das células escamosas

    Ilustração

Testes para Carcinoma de células escamosas

 
 

Data da revisão: 7/25/2017

Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados