Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Intertrigo

Infecção fúngica - virilha; Coceira na virilha; Tinea cruris; Tinea na virilha

O intertrigo, também chamado de tinea cruris, é uma infecção na região da virilha causada por um fungo.

Causas

O intertrigo ocorre quando um tipo particular de fungo cresce e espalha-se na região da virilha.

O intertrigo ocorre principalmente em homens adultos e garotos adolescentes. Algumas pessoas com intertrigo também podem apresentar pé de atleta ou outro tipo de dermatofitose. O fungo que causa o intertrigo cresce em regiões quentes e úmidas.

O intertrigo pode ser provocado pela fricção de roupas ou umidade prolongada na região da virilha, como com o suor. Além disso, uma infecção fúngica dos pés pode se espalhar para a área da virilha; por exemplo, quando a pessoa estiver se vestindo e contaminar a parte superior da calça com fungos dos pés.

O intertrigo pode ser contagioso, podendo ser transmitido de uma pessoa para a outra por contato direto com a pele ou por contato com roupa usada.

Sintomas

Intertrigo geralmente começa nas dobras da parte superior da coxa e não envolve o pênis e o escroto. A doença pode se espalhar para o ânus, causando coceira e desconforto. Os sintomas incluem:

  • Manchas vermelhas, elevadas e escamosas que podem ter bolhas e secreção. As manchas frequentemente têm bordas definidas que são mais vermelhas, sendo a parte central da lesão da cor normal da pele.
  • Pele anormalmente escura ou clara. Estas alterações podem ser permanentes.

Sinais e exames

O seu médico normalmente pode diagnosticar o intertrigo com base na aparência da sua pele.

Normalmente, exames não são necessários. Se forem necessários exames para confirmar o diagnóstico, poderão ser realizados:

  • Exame KOH (hidróxido de potássio) no consultório para um diagnóstico rápido
  • Cultura da pele
  • Biópsia de lesão da pele com coloração especial para identificar fungos e leveduras

Tratamento

O intertrigo normalmente responde ao tratamento em algumas semanas:

  • Mantenha a pele limpa e seca.
  • Não use roupas que friccionem e irritem a região. Use roupa íntima folgada.
  • Lave equipamentos esportivos como suporte atlético e jockstrap com frequência.
  • Antifúngicos tópicos ou talcos podem ajudar a controlar a infecção. Eles contêm medicamentos como miconazol, clotrimazol ou tolnaftato.

Você pode precisar de tratamento com um médico se a infecção durar mais de 2 semanas, for grave e voltar com frequência. O seu médico pode prescrever:

  • Medicamentos antifúngicos tópicos mais potentes
  • Antibióticos podem ser prescritos para tratar infecções bacterianas secundárias que ocorrem ao coçar a região

Nunca use medicamentos sem antes consultar o médico. Se você costuma ter episódios repetidos de intertrigo, continue aplicando pós e secando bem a área da virilha após o banho, mesmo que você não esteja tendo sintomas no momento.

Expectativas (prognóstico)

O intertrigo normalmente responde bem ao tratamento. Com frequência é menos grave que outras infecções por tinea, como pé de atleta, mas pode durar por um longo tempo.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se o intertrigo não responder ao tratamento após 2 semanas ou se você tiver outros sintomas.

Referências

Habif TP. Superficial fungal infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 13.

Hay RJ. Dermatophytosis (ringworm) and other superficial mycoses. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 268.

  • Fungo - Ilustração

    As infecções fúngicas são causadas por micro-organismos microscópicos (fungos) que podem viver na pele. Eles podem viver em tecidos mortos dos cabelos, das unhas e das camadas externas da pele.

    Fungo

    Ilustração

  • Fungo - Ilustração

    As infecções fúngicas são causadas por micro-organismos microscópicos (fungos) que podem viver na pele. Eles podem viver em tecidos mortos dos cabelos, das unhas e das camadas externas da pele.

    Fungo

    Ilustração

 

Data da revisão: 5/31/2023

Revisão feita por: Ramin Fathi, MD, FAAD, Director, Phoenix Surgical Dermatology Group, Phoenix, AZ. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados