Câncer cervical
Câncer - cérvix; Câncer - colo do útero; Câncer cervical - HPV; Câncer cervical - displasiaO câncer cervical (de colo do útero) é o câncer que começa no cérvix, a parte baixa do útero que se abre na parte superior da vagina.
Câncer cervical
O desenvolvimento de câncer cervical é gradual e começa como uma condição pré-cancerosa chamada displasia. Normalmente é um câncer de crescimento lento e, se detectado cedo, pode ser tratado com sucesso. Exames Papanicolau de rotina podem detectar mudanças precoces nas células do cérvix, permitindo que o câncer cervical seja detectado cedo.
Causas
Globalmente, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum nas mulheres. Sua incidência diminui com a realização rotineira de exames de Papanicolau.
Exames de Papanicolau
O Papanicolau é um exame para investigar câncer do colo do útero. Células raspadas da abertura do colo do útero são examinadas com um microscópio. ...

Papanicolau
O Papanicolau é um procedimento simples, de relativamente baixo custo, que pode facilmente detectar condições cancerosas e pré-cancerosas.
O câncer cervical começa nas células na superfície do colo do útero, onde existem dois tipos de células: escamosas e colunares. A maioria dos casos de câncer de colo do útero envolve as células escamosas.
O câncer de colo do útero geralmente se desenvolve de forma lenta. Ele começa como uma doença pré-cancerosa chamada de displasia. Esta condição pode ser detectada por um exame de Papanicolau e é completamente tratável. Pode demorar anos até que as alterações pré-cancerosas se transformem em câncer cervical. Hoje, a maioria das mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero não realizaram exames de Papanicolau periodicamente ou não fizeram acompanhamento após receber resultados anormais.
Displasia
Displasia cervical se refere a alterações anormais nas células da superfície do colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero, que se a...

Quase todos os casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV (vírus do papiloma humano). O HPV é um vírus comum transmitido nas relações sexuais. Existem muitos tipos diferentes de HPV. Algumas cepas causam o câncer de colo do útero. Outras cepas podem causar verrugas genitais e existem aquelas que não causam nenhum problema.
Verrugas genitais
As verrugas genitais são formações que ocorrem na pele e nas mucosas dos órgãos genitais. Elas podem ser encontradas no pênis, na vulva, na uretra, ...

Os hábitos sexuais de uma mulher podem aumentar o risco de desenvolver câncer cervical. Práticas sexuais de risco incluem:
- Praticar sexo desde muito cedo
- Ter vários parceiros sexuais
- Parceiros sexuais que possuem vários parceiros sexuais ou que participam de atividades sexuais de alto risco
Outro fatores de risco para câncer cervical incluem:
- Não ter recebido vacinação contra HPV
- Poder aquisitivo baixo
- Mulheres cujas mães tomaram o DES (dietilestilbestrol) durante a gravidez no início da década de 1960 para evitar um aborto espontâneo
- Ter o sistema imunológico enfraquecido
- Ter a imunidade baixa
Sintomas
Na maioria das vezes, o câncer de colo do útero em estágio inicial não apresenta sintomas. Possíveis sintomas incluem:
- Sangramento vaginal anormal entre as menstruações, após as relações sexuais ou após a menopausa
- Corrimento vaginal contínuo, que pode ser claro, aquoso, rosado, marrom, apresentar sangue ou ter cheiro ruim
- As menstruações ficam mais intensas e ocorrem por mais tempo que o normal
O câncer cervical pode se espalhar para a bexiga, intestinos, pulmões e fígado. Frequentemente, só há sintomas após o câncer ter se espalhado. Possíveis sintomas do câncer de colo do útero avançado incluem:
- Dor nas costas
- Fraturas ósseas
- Fadiga
- Saída de urina ou fezes pela vagina
- Dor nas pernas
- Perda de apetite
- Dor pélvica
- Inchaço em apenas uma das pernas
- Perda de peso
Sinais e testes
As alterações pré-cancerosas no colo do útero e o câncer de colo do útero não podem ser vistos a olho nu. Exames técnicas especiais são necessários para identificar essas condições.
- O exame de Papanicolau identifica pré-câncer e câncer, mas não fornecem o diagnóstico final.
- Um teste para HPV poderá ser realizado juntamente com o Papanicolau, ou após um resultado anormal do Papanicolau.
- Se alterações anormais forem identificadas, o colo do útero será examinado com ampliação de imagem. Este procedimento é chamado de colposcopia. Pedaços do tecido são removidos cirurgicamente (biópsia) durante esse procedimento e enviados a um laboratório para exames.
- Um procedimento chamado biópsia em cone também poderá ser realizado.
Se a mulher for diagnosticada com câncer de colo do útero, o médico solicitará mais exames para determinar a extensão do câncer e se ele se espalhou para outros órgãos. Isso é chamado estadiamento. Exames podem incluir:
- Radiografia do tórax
- Tomografia computadorizada da pelve
- Cistocopia
- Pielograma intravenoso
- Ressonância magnética da pelve
Tratamento
O tratamento do câncer do colo do útero depende:
- Do estágio do câncer
- Do tamanho e do formato do tumor
- Da idade e do estado de saúde geral da mulher
- Da vontade da mulher de ter mais filhos
O câncer de colo do útero inicial pode ser curado com remoção ou destruição do tecido canceroso ou pré-canceroso. Por esse motivo, exame de Papanicolau de rotina é importante na prevenção do câncer cervical. Existem diversas formas cirúrgicas de realizar esse procedimento sem remover o útero ou danificar o colo do útero, para que a mulher ainda possa ter filhos no futuro.
Tipos de cirurgia para o câncer de colo do útero inicial incluem:
- O LEEP (procedimento de excisão eletrocirúrgica por alça diatérmica) usa eletricidade para remover o tecido anormal
- A crioterapia congela as células anormais
- A terapia a laser usa luz para queimar o tecido anormal
A histerectomia (remoção do útero, mas não dos ovários) geralmente não é realizada em um câncer de colo do útero que não se espalhou. Ela pode ser feita em mulheres que já passaram por vários procedimentos LEEP.
Possíveis tratamentos para o câncer de colo do útero mais avançado:
- Histerectomia radical que remove o útero e grande parte do tecido ao redor, incluindo os linfonodos internos e a parte superior da vagina.
- Exenteração pélvica, um tipo de cirurgia radical na qual todos os órgãos da pélvis, incluindo a bexiga e o reto, são removidos.
Radioterapia pode ser usada para tratar o câncer que se espalhou além da pelve ou para um câncer que reincidiu.
A quimioterapia utiliza medicamentos para eliminar o câncer. Dependendo do caso, ela pode ser realizada como tratamento único, ou com cirurgia e radioterapia.
Grupos de apoio
Você pode aliviar o estresse da doença ao se juntar a um grupo de apoio. Compartilhar com outras mulheres que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-la a não se sentir sozinha.
Expectativas (prognóstico)
Muitos fatores influenciam o prognóstico do câncer de colo do útero, incluindo:
- O tipo de câncer
- O estágio da doença
- A idade e condição física geral da mulher
As condições pré-cancerosas são totalmente curáveis quando acompanhadas e tratadas adequadamente. A maioria das mulheres estarão vivas após cinco anos do diagnóstico (taxa de sobrevivência de cinco anos) no caso de um câncer restrito às paredes do colo do útero. A taxa de sobrevivência de 5 anos diminui se houver metástase do câncer para outras áreas.
Complicações
Complicações incluem:
- Risco de volta do câncer (reincidência) em mulheres com cirurgia que preservou o útero
- Problemas nas funções sexual, intestinal e urinária devido à cirurgia ou radioterapia
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para seu médico se:
- Não tiver feito exames de Papanicolau periódicos
- Tiver sangramento ou corrimento vaginal anormal
Prevenção
Maneiras de prevenir o câncer de colo de útero incluem:
- Vacinação contra o HPV. A vacina previne a maioria dos tipos de câncer de colo de útero. Discuta com o seu médico a melhor opção de vacina para você.
- Praticar sexo seguro. Usar camisinha diminui o risco de contrair HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
- Limitar a quantidade de parceiros sexuais e evitar parceiros que participam de atividades sexuais de alto risco.
- Realizar exames de Papanicolau periodicamente de acordo com as recomendações do seu médico. Os exames de Papanicolau detectam alterações precoces, que podem ser tratadas antes que se transformem em câncer.
- Se você fuma, pare. O hábito de fumar cigarros está associado a um aumento no risco de câncer de colo do útero.
Referências
Committee on Adolescent Health Care of the American College of Obstetricians and Gynecologists: Immunization Expert Work Group of the American College of Obstetricians and Gynecologists. Committee Opinion No. 588: human papillomavirus vaccination. Obstet Gynecol. 2014;123(3):712-718. PMID: 24553168 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24553168.
Hacker NF. Cervical dysplasia and cancer. In: Hacker NF, Gambone JC, Hobel CJ, eds. Hacker and Moore's Essentials of Obstetrics and Gynecology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 38.
Jhingran A, Russell AH, Seiden MV, et al. Cancers of the cervix, vulva, and vagina. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2013:chap 87.
National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology (NCCN guidelines): cervical cancer. Version 1.2016. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/cervical.pdf. Accessed January 18, 2016.
U.S. Preventive Services Task Force website. Screening for Cervical Cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. AHRQ Publication No. 11-05156-EF-2, March 2012. www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/UpdateSummaryFinal/cervical-cancer-screening. Accessed January 18, 2016.
-
Biópsia cervical - Ilustração
Em uma biópsia cervical por punção, o colo do útero pode ser tingido com uma solução de iodo para melhorar a visibilidade de anormalidades. Em seguida, são recolhidas amostras dessas áreas de tecido para exame.
Biópsia cervical
Ilustração
-
Neoplasia cervical - Ilustração
Neoplasia intraepitelial cervical (CIN) é a presença de células anormais na superfície do colo do útero. Papanicolau e colposcopia são dois procedimentos realizados para monitorar as células e a aparência do colo do útero.
Neoplasia cervical
Ilustração
-
Papanicolau - Ilustração
O Papanicolau é um procedimento simples, de relativamente baixo custo, que pode facilmente detectar condições cancerosas e pré-cancerosas.
Papanicolau
Ilustração
-
Câncer cervical - Ilustração
O desenvolvimento de câncer cervical é gradual e começa como uma condição pré-cancerosa chamada displasia. Normalmente é um câncer de crescimento lento e, se detectado cedo, pode ser tratado com sucesso. Exames Papanicolau de rotina podem detectar mudanças precoces nas células do cérvix, permitindo que o câncer cervical seja detectado cedo.
Câncer cervical
Ilustração
-
Câncer cervical - Ilustração
O câncer cervical é o terceiro tipo mais comum de câncer em mulheres. Cerca de 2 a 3% de todas as mulheres acima de 40 anos desenvolvem alguma forma de câncer cervical.
Câncer cervical
Ilustração
-
Exame de Papanicolau e câncer cervical - Ilustração
Um instrumento chamado espéculo mantém as paredes da vagina abertas de modo que o cérvix possa ser visto e um esfregaço das células possa ser obtido para cultura e análise.
Exame de Papanicolau e câncer cervical
Ilustração
Data da revisão: 12/4/2015