Câncer de mama
Câncer - mama; Carcinoma - ductal; Carcinoma - lobular; CDIS; CLIS; Câncer de mama HER2 positivo; Câncer de mama RE positivo; Carcinoma ductal in situ; Carcinoma lobular in situO câncer de mama é um câncer que começa no tecido mamário. Existem dois tipos principais de câncer de mama:
- O carcinoma ductal começa nos canais (ductos) que conduzem o leito da mama para o mamilo. A maioria dos casos de câncer de mama é deste tipo.
- O carcinoma lobular inicia em partes da mama, denominadas lóbulos, que produzem o leite.
Em casos raros, o câncer de mama pode começar em outras regiões da mama.
Causas
Fatores de risco de câncer de mama aumentam sua chance de desenvolver este tipo de câncer:
- Alguns fatores de risco você pode controlar, como consumo de álcool. Outros, como a história familiar, você não pode controlar.
- Quanto mais fatores de risco você tiver, maior o seu risco. No entanto, isso não significa que você desenvolverá câncer. Muitas mulheres que desenvolvem câncer de mama não têm nenhum fator de risco conhecido ou história familiar.
- Compreender seus fatores de risco pode ajudá-la a saber como prevenir o câncer de mama.
Implantes mamários, uso de antitranspirantes e de sutiãs com aro não aumentam o risco de câncer de mama. Também não há evidência de uma relação direta entre câncer de mama e pesticidas.
Sintomas
O câncer de mama em estágio inicial geralmente não causa sintomas. Por esse motivo, é importante realizar exames da mama e mamografias regulares, para que o câncer possa ser detectado antes do aparecimento de sintomas.
À medida que o câncer cresce, alguns possíveis sintomas são:
-
Nódulo na mama ou na axila de consistência endurecida, com bordas irregulares e geralmente indolor.
Nódulo na mama
Um nódulo mamário é um inchaço, crescimento ou massa na mama. Pode haver suspeita de câncer de mama na presença de nódulos na mama de mulheres ou hom...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Alteração no tamanho, no formato ou na textura da mama ou do mamilo; por exemplo, você pode apresentar vermelhidão, reentrâncias ou enrugamento com aspecto de casca de laranja.
- Secreção saindo do mamilo, que pode conter sangue, ser transparente, amarelada, esverdeada ou ter aparência de pus
Nos homens, sintomas de câncer de mama incluem nódulo (caroço), dor e sensibilidade nas mamas.
Sintomas do câncer de mama avançado incluem:
- Dor nos ossos
- Dor ou desconforto na mama
- Úlceras na pele
- Inchaço dos linfonodos na axila (próximo à mama com câncer)
- Perda de peso
Sinais e testes
O médico fará perguntas sobre os seus sintomas e fatores de risco. Em seguida, ele realizará um exame físico nas mamas, axilas, pescoço e na região do tórax.
Embora mulheres sejam recomendadas a realizar o autoexame das mamas todos os meses, sua importância para a detecção precoce do câncer da mama é discutível.
Biópsia de mama por agulha
A biópsia por agulha é realizada sob anestesia local. São realizadas aspirações simples com uma agulha de pequeno calibre para tentar drenar fluido dos nódulos suspeitos de serem cistos. A biópsia por agulha fina usa uma agulha maior para fazer várias passagens através do nódulo, coletando tecido e fluido. O fluido e o tecido coletados são avaliados para determinar se há células cancerosas.
Os exames normalmente realizados para diagnosticar e monitorar os pacientes com câncer de mama podem incluir:
- Ressonância magnética da mama para ajudar a identificar melhor o nódulo ou avaliar uma alteração anormal vista na mamografia
- Ultrassom das mamas para mostrar se o nódulo é sólido ou se contém líquido
- Biópsia da mama, usando métodos como aspiração com agulha, ultrassom orientado, estereotáxico ou aberto
- Tomografia computadorizada para ver se o câncer se espalhou para fora da mama
-
Mamografia para triagem do câncer de mama ou ajudar a identificar nódulos nas mamas
Mamografia
Uma mamografia é um raio-X dos seios usado para encontrar tumores e câncer nos seios.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Tomografia por emissão de pósitrons (PET) para verificar presença de metástase
- Biópsia de linfonodo sentinela para ver se o câncer se espalhou para os linfonodos
Se seu médico diagnosticar câncer de mama, mais testes serão realizados. Isso é chamado estadiamento. O estadiamento ajuda a determinar o tratamento e o acompanhamento e dá indícios sobre o que se pode esperar no futuro.
Biópsia aberta de mama
Uma biópsia aberta pode ser realizada sob anestesia local ou geral e deixará uma pequena cicatriz. Antes da cirurgia, o radiologista frequentemente marca o nódulo primeiro com um fio, tornando mais fácil para o cirurgião encontrá-lo.
Biópsia de linfonodo sentinela
A biópsia de linfonodo sentinela é uma técnica que ajuda a determinar se um câncer disseminou-se (em metástase) ou está alojado em um local. Quando um câncer é detectado, frequentemente a próxima etapa é encontrar o linfonodo mais próximo do local do tumor e retirá-lo para análise. O conceito de linfonodo sentinela, ou o primeiro nódulo que drena a área do câncer, permite um estadiamento mais preciso do câncer e deixa os nódulos não afetados atrás para continuar com o importante trabalho de drenar os fluidos. O procedimento envolve a injeção de contraste (às vezes, levemente radioativos) para detectar o linfonodo que está mais próximo do local do câncer. A biópsia de linfonodo sentinela é usada para estadiar diferentes tipos de câncer, incluindo de pulmão e pele (melanoma).
Os estágios do câncer de mama variam de 0 a IV. Quanto maior o número do estágio, mais avançado está o câncer.
Tratamento
O tratamento é baseado em muitos fatores, incluindo:
- Tipo e estágio do câncer
- Estadiamento do câncer (o estadiamento é uma ferramenta usada pelos médicos para determinar quão avançado está o câncer)
- Se o câncer é sensível a determinados hormônios
- Se o câncer produz demais (superexpressa) a proteína HER2/neu
Em geral, os tratamentos para o câncer podem incluir:
- Terapia hormonal.
- Medicamentos quimioterápicos para destruir as células cancerosas.
- Radioterapia para destruir o tecido canceroso.
- Cirurgia para retirar o tecido canceroso: a lumpectomia retira o nódulo na mama e a mastectomia remove toda a mama ou parte dela e, possivelmente, as estruturas próximas. Linfonodos próximos também podem ser removidos durante a cirurgia.
- Terapia alvo usa medicamentos que atacam as alterações genéticas das células cancerosas. A terapia hormonal é um exemplo de terapia alvo. Ela bloqueia alguns hormônios que favorecem o crescimento do câncer.
Procedimento
Um nódulo mamário pode ser um cisto cheio de fluido ou uma massa sólida de tecido. Uma amostra do tecido mamário (biópsia) deve ser retirada para determinar a presença de células malignas (cancerígenas). Quase dois terços de todos os nódulos mamários são benignos, mas a chance de ser um nódulo maligno aumenta bastante com a chegada da menopausa. Com a paciente acordada e anestesiada (com a utilização de anestesia local) ou dormindo e anestesiada (com a utilização de anestesia geral), é realizada uma incisão sobre o nódulo. A incisão para uma lumpectomia mede, geralmente, de 3 a 4 centímetros. A incisão dependerá também do tamanho do nódulo a ser removido. Após o nódulo ser removido em uma parte única, ele é enviado imediatamente a um laboratório para exames. Se o nódulo for diagnosticado como cancerígeno, os gânglios linfáticos adjacentes serão removidos para que a extensão da propagação do câncer seja examinada.
O tratamento de câncer pode ser local ou sistêmico.
- Os tratamentos locais compreendem somente a região da doença. Radioterapia e cirurgia são formas de tratamento local. Eles são mais efetivos quando o câncer não se espalhou para fora da mama.
- Os tratamentos sistêmicos afetam o corpo inteiro. A quimioterapia e tratamento hormonal são exemplos de tratamento sistêmico.
A maioria das mulheres recebe uma combinação de tratamentos. Para mulheres com câncer de mama nos estágios I, II e III, o principal objetivo é tratar o câncer e evitar que ele volte (recorrência). Para mulheres com câncer de mama no estágio IV, a meta é amenizar os sintomas e ajudá-las a prolongar a vida. Na maioria dos casos, o câncer de mama em estágio IV não pode ser curado.
- Estágio 0 e carcinoma ductal: O tratamento padrão é uma lumpectomia com radioterapia ou uma mastectomia.
- Estágios I e II: O tratamento padrão é uma lumpectomia com radioterapia ou uma mastectomia com retirada do linfonodo. Quimioterapia, terapia hormonal e outros tipos de terapia alvo podem ser usados após a cirurgia.
- Estágio III: O tratamento envolve cirurgia, provavelmente seguida de quimioterapia, terapia hormonal e outro tipo de terapia alvo.
- Estágio IV: O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal, outros tipos de terapia alvo ou uma combinação desses tratamentos.
Após o tratamento, algumas mulheres continuarão tomando medicamentos por algum tempo. Todas as mulheres continuarão realizando exames de sangue, mamografias e outros testes após o tratamento para monitorar uma possível recorrência ou surgimento de um novo câncer de mama.
As mulheres submetidas à mastectomia podem fazer a cirurgia de reconstrução da mama junto com a mastectomia ou posteriormente.
Grupos de apoio
Você pode aliviar o estresse da doença frequentando um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas que tenham experiências e problemas comuns pode ajudá-la a não se sentir sozinha.
Expectativas (prognóstico)
Tratamentos novos e aperfeiçoados estão ajudando as pessoas com câncer de mama a viver mais. Entretanto, mesmo com tratamento, o câncer de mama pode atingir outras partes do corpo. Em alguns casos, o câncer volta mesmo depois da retirada total do tumor ou da constatação de que os linfonodos próximos estão livres de câncer.
Algumas mulheres que tiveram câncer da mama podem desenvolver um novo câncer não relacionado ao tumor original.
O seu estado após o tratamento do câncer de mama depende de muitos fatores. Quanto mais avançado o câncer, menos satisfatórios são os resultados. Outros fatores usados para determinar o risco de recorrência e a probabilidade de sucesso do tratamento são:
- Localização do tumor e o quanto ele se disseminou
- Se o tumor é receptor positivo ou receptor negativo para hormônios
- Marcadores tumorais
- Expressão de genes
- Tamanho e formato do tumor
- Taxa de divisão celular ou rapidez de crescimento do tumor
Depois de considerar todos esses fatores, o médico pode discutir seu risco de recorrência do câncer de mama.
Complicações
O tratamento de câncer pode causar efeitos colaterais ou complicações, incluindo inchaço temporário da mama e dor na região. Pergunte a seu médico quais efeitos colaterais você pode apresentar durante o tratamento.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com seu médico se:
- Você encontrar um nódulo na mama ou na axila
- Você apresentar secreção pelo mamilo
Também entre em contato com seu médico se, após o tratamento do câncer de mama, você desenvolver sintomas como:
- Secreção pelo mamilo
- Erupção na mama
- Novos nódulos na mama
- Inchaço na região
- Dor, principalmente no tórax, no abdome ou nos ossos
Prevenção
Converse com o seu médico sobre a frequência com que você deve realizar uma mamografia ou outros testes para detecção precoce do câncer de mama. O câncer de mama diagnosticado precocemente por uma mamografia tem boa chance de cura.
Mamografia
Uma mamografia é um raio-X dos seios usado para encontrar tumores e câncer nos seios.

O tamoxifeno pode ser usado na prevenção do câncer de mama em mulheres com 35 anos ou mais que têm alto risco. Discuta com o seu médico.
As mulheres com um risco muito alto de câncer de mama podem optar por uma mastectomia preventiva (profilática). Essa é a remoção cirúrgica das mamas antes que o câncer de mama seja diagnosticado. Possíveis candidatas incluem:
- Mulheres que já retiraram uma das mamas em função de câncer
- Mulheres que possuem muitos casos de câncer de mama na família
- Mulheres com genes ou mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama (como BRCA1 ou BRCA2)
Muitos fatores de risco, como os seus genes e histórico familiar, não podem ser controlados. Entretanto, manter uma dieta saudável e fazer algumas mudanças no seu estilo de vida podem diminuir a chance de ter câncer, incluindo:
- Ter uma alimentação saudável
- Manter um peso saudável
- Limitar o consumo de álcool a 1 dose por dia
Referências
Makhoul I. Therapeutic strategies for breast cancer. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. The Breast: Comprehensive Management of Benign and Malignant Diseases. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 24.
Moyer VA; U.S. Preventive Services Task Force. Risk assessment, genetic counseling, and genetic testing for BRCA-related cancer in women: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2014;160(4):271-281. PMID: 24366376 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24366376.
National Cancer Institute website. PDQ breast cancer treatment. Updated October 13, 2017. Accessed November 10, 2017. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-treatment-pdq.
National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology (NCCN guidelines): Breast cancer. Version 2.2017. Accessed November 10, 2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast.pdf.
Siu AL, on behalf of the U.S. Preventive Services Task Force. Screening for Breast Cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2106;164(4):279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.
-
Mama feminina - Ilustração
A mama feminina é formada por duas glândulas mamárias (órgãos de secreção de leite) no tórax.
Mama feminina
Ilustração
-
Biópsia de mama por agulha - Ilustração
A biópsia por agulha é realizada sob anestesia local. São realizadas aspirações simples com uma agulha de pequeno calibre para tentar drenar fluido dos nódulos suspeitos de serem cistos. A biópsia por agulha fina usa uma agulha maior para fazer várias passagens através do nódulo, coletando tecido e fluido. O fluido e o tecido coletados são avaliados para determinar se há células cancerosas.
Biópsia de mama por agulha
Ilustração
-
Biópsia aberta de mama - Ilustração
Uma biópsia aberta pode ser realizada sob anestesia local ou geral e deixará uma pequena cicatriz. Antes da cirurgia, o radiologista frequentemente marca o nódulo primeiro com um fio, tornando mais fácil para o cirurgião encontrá-lo.
Biópsia aberta de mama
Ilustração
-
Autoexame de mana - Ilustração
O autoexame mensal da mama deve sempre incluir inspeção visual, com ou sem um espelho, para observar qualquer alteração no contorno ou textura, e inspeção manual nas posições de pé e inclinada para observar qualquer nódulo ou espessura anormal.
Autoexame de mana
Ilustração
-
Autoexame de mana - Ilustração
O autoexame mensal da mama deve sempre incluir inspeção visual, com ou sem um espelho, para observar qualquer alteração no contorno ou textura, e inspeção manual nas posições de pé e inclinada para observar qualquer nódulo ou espessura anormal.
Autoexame de mana
Ilustração
-
Biópsia de linfonodo sentinela - Ilustração
A biópsia de linfonodo sentinela é uma técnica que ajuda a determinar se um câncer disseminou-se (em metástase) ou está alojado em um local. Quando um câncer é detectado, frequentemente a próxima etapa é encontrar o linfonodo mais próximo do local do tumor e retirá-lo para análise. O conceito de linfonodo sentinela, ou o primeiro nódulo que drena a área do câncer, permite um estadiamento mais preciso do câncer e deixa os nódulos não afetados atrás para continuar com o importante trabalho de drenar os fluidos. O procedimento envolve a injeção de contraste (às vezes, levemente radioativos) para detectar o linfonodo que está mais próximo do local do câncer. A biópsia de linfonodo sentinela é usada para estadiar diferentes tipos de câncer, incluindo de pulmão e pele (melanoma).
Biópsia de linfonodo sentinela
Ilustração
-
Mastectomia - série
Apresentação
-
Remoção de nódulo na mama - série
Apresentação
-
Biópsia da mama por agulha grossa - Ilustração
Uma biópsia da mama por agulha grossa é um procedimento para remover amostras de tecido de um nódulo ou área suspeita da mama e avaliá-lo quanto ao câncer de mama. Esse tipo de biópsia usa uma agulha longa e oca para coletar várias amostras de tecido, geralmente usando orientação por ultrassonografia ou mamográfica. As amostras são então enviadas a um laboratório para análise.
Biópsia da mama por agulha grossa
Ilustração
-
Mama feminina - Ilustração
A mama feminina é formada por duas glândulas mamárias (órgãos de secreção de leite) no tórax.
Mama feminina
Ilustração
-
Biópsia de mama por agulha - Ilustração
A biópsia por agulha é realizada sob anestesia local. São realizadas aspirações simples com uma agulha de pequeno calibre para tentar drenar fluido dos nódulos suspeitos de serem cistos. A biópsia por agulha fina usa uma agulha maior para fazer várias passagens através do nódulo, coletando tecido e fluido. O fluido e o tecido coletados são avaliados para determinar se há células cancerosas.
Biópsia de mama por agulha
Ilustração
-
Biópsia aberta de mama - Ilustração
Uma biópsia aberta pode ser realizada sob anestesia local ou geral e deixará uma pequena cicatriz. Antes da cirurgia, o radiologista frequentemente marca o nódulo primeiro com um fio, tornando mais fácil para o cirurgião encontrá-lo.
Biópsia aberta de mama
Ilustração
-
Autoexame de mana - Ilustração
O autoexame mensal da mama deve sempre incluir inspeção visual, com ou sem um espelho, para observar qualquer alteração no contorno ou textura, e inspeção manual nas posições de pé e inclinada para observar qualquer nódulo ou espessura anormal.
Autoexame de mana
Ilustração
-
Autoexame de mana - Ilustração
O autoexame mensal da mama deve sempre incluir inspeção visual, com ou sem um espelho, para observar qualquer alteração no contorno ou textura, e inspeção manual nas posições de pé e inclinada para observar qualquer nódulo ou espessura anormal.
Autoexame de mana
Ilustração
-
Biópsia de linfonodo sentinela - Ilustração
A biópsia de linfonodo sentinela é uma técnica que ajuda a determinar se um câncer disseminou-se (em metástase) ou está alojado em um local. Quando um câncer é detectado, frequentemente a próxima etapa é encontrar o linfonodo mais próximo do local do tumor e retirá-lo para análise. O conceito de linfonodo sentinela, ou o primeiro nódulo que drena a área do câncer, permite um estadiamento mais preciso do câncer e deixa os nódulos não afetados atrás para continuar com o importante trabalho de drenar os fluidos. O procedimento envolve a injeção de contraste (às vezes, levemente radioativos) para detectar o linfonodo que está mais próximo do local do câncer. A biópsia de linfonodo sentinela é usada para estadiar diferentes tipos de câncer, incluindo de pulmão e pele (melanoma).
Biópsia de linfonodo sentinela
Ilustração
-
Mastectomia - série
Apresentação
-
Remoção de nódulo na mama - série
Apresentação
-
Biópsia da mama por agulha grossa - Ilustração
Uma biópsia da mama por agulha grossa é um procedimento para remover amostras de tecido de um nódulo ou área suspeita da mama e avaliá-lo quanto ao câncer de mama. Esse tipo de biópsia usa uma agulha longa e oca para coletar várias amostras de tecido, geralmente usando orientação por ultrassonografia ou mamográfica. As amostras são então enviadas a um laboratório para análise.
Biópsia da mama por agulha grossa
Ilustração
Data da revisão: 1/25/2022
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.