Transtorno de personalidade limítrofe
Transtorno de personalidade emocionalmente instável; Transtorno de personalidade borderlineO transtorno de personalidade limítrofe é uma condição mental em que a pessoa tem um padrão de emoções instáveis e turbulentas. Estas experiências interiores frequentemente resultam em reações impulsivas e relacionamentos caóticos com outras pessoas.
Causas
A causa do transtorno de personalidade limítrofe é desconhecida. Acredita-se que há influência de fatores genéticos, familiares e sociais.
Fatores de risco incluem:
- Abandono real ou medo de abandono na infância ou adolescência
- Vida familiar fragmentada
- Pouca comunicação na família
- Abuso sexual, físico ou emocional
Este transtorno de personalidade tende a ocorrer com maior frequência em mulheres. Pode haver melhora dos sintomas após a meia-idade.
Sintomas
Com frequência, pessoas com transtorno de personalidade limítrofe são incertas sobre sua identidade. Como resultado, seus interesses e valores mudam rapidamente. Elas também tendem a ter uma visão extremista, como algo que é totalmente bom ou completamente ruim. Suas concepções sobre outras pessoas podem mudar rapidamente. Uma pessoa que é admirada em um dia pode ser desprezada no dia seguinte. Frequentemente, esses sentimentos variantes levam a relacionamentos intensos e instáveis.
Outros sintomas incluem:
- Medo intenso de abandono
- Intolerância a ficar sozinho
- Sentimentos frequentes de vazio e tédio
- Mostras frequentes de raiva inadequada
- Impulsividade, como com abuso de substâncias e relacionamentos sexuais
- Atos de ferimentos a si próprio, como cortar os pulsos e ter overdoses
Sinais e exames
O transtorno de personalidade limítrofe é diagnosticado por meio de uma avaliação psicológica que considera o histórico e a gravidade dos sintomas.
Tratamento
Psicoterapia individual pode tratar o transtorno de personalidade limítrofe com sucesso. Além disso, terapia em grupo pode ajudar.
Medicamentos têm um papel menor no tratamento. No entanto, em alguns casos, eles podem melhorar as variações de humor e tratar a depressão ou outros distúrbios que podem ocorrer em associação a esta condição.
Expectativas (prognóstico)
O resultado do tratamento depende da gravidade da condição e se a pessoa aceita ajuda. Com psicoterapia a longo prazo, com frequência a pessoa melhora gradualmente.
Complicações
Complicações podem incluir:
-
Depressão
Depressão
A depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Abuso de drogas
Abuso de drogas
O abuso de drogas é o uso continuado de álcool, de drogas ilegais ou o uso indevido de medicamentos sob prescrição ou de venda livre com consequência...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Problemas em relacionamentos profissionais, familiares e sociais
-
Suicídio e tentativas de suicídio
Suicídio
Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. O comportamento suicida trata-se de qualquer ação que possa levar uma pessoa a morrer; po...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se você ou alguém que você conhece tem sintomas do transtorno de personalidade limítrofe. É especialmente importante buscar ajuda rápido se você ou alguém que você conhece está tendo pensamentos suicidas.
Referências
American Psychiatric Association. Borderline personality disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013:663-666.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personality and personality disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 39.
Data da revisão: 7/29/2016
Revisão feita por: Fred K. Berger, MD, addiction and forensic psychiatrist, Scripps Memorial Hospital, La Jolla, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.