Transtornos de personalidade
Os transtornos de personalidade são um grupo de condições mentais em que padrões de comportamento, de emoções e de pensamentos são muito diferentes do esperado culturalmente. Esses comportamentos levam a dificuldades no trabalho, nas relações sociais ou em situações diversas.
A causa exata dos transtornos de personalidade é desconhecida. Entretanto, acredita-se que muitos fatores genéticos e ambientais sejam determinantes.
Os profissionais de saúde mental classificam esses transtornos nos seguintes tipos:
-
Transtorno de personalidade antissocial
Transtorno de personalidade antissocial
O transtorno de personalidade antissocial é uma condição de saúde mental em que a pessoa tem um padrão de manipular, explorar e violar os direitos do...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Transtorno de personalidade esquiva
-
Transtorno de personalidade limítrofe
Transtorno de personalidade limítrofe
O transtorno de personalidade limítrofe é uma condição mental em que a pessoa tem um padrão de emoções instáveis e turbulentas. Estas experiências i...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Transtorno de personalidade dependente
- Transtorno de personalidade histriônica
-
Transtorno de personalidade narcisista
Transtorno de personalidade narcisista
O transtorno de personalidade narcisista é uma condição na qual a pessoa tem:Um sentimento exagerado da sua própria importânciaUma preocupação extrem...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva
Transtorno de personalidade obsessivo-c...
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é uma condição de saúde mental na qual a pessoa preocupa-se com regras, método e controle....
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Transtorno de personalidade paranoide
- Transtorno de personalidade esquizoide
- Transtorno de personalidade esquizotípica
Sintomas
Os sintomas variam muito dependendo do tipo de transtorno de personalidade.
Em geral, os transtornos de personalidade envolvem sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a uma vasta gama de cenários.
Esses padrões geralmente começam na adolescência e podem levar a problemas em situações sociais e profissionais.
A gravidade dessas doenças varia de leve a grave.
Sinais e testes
Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em uma avaliação psicológica e no histórico e na gravidade dos sintomas.
Tratamento
As pessoas com esses transtornos geralmente não buscam tratamento por iniciativa própria. Elas tendem a procurar ajuda depois que o comportamento já causou grandes problemas em seus empregos ou relacionamentos ou quando elas são diagnosticadas com outro problema psiquiátrico, como transtorno de humor ou de abuso de substâncias.
Embora o tratamento dos transtornos de personalidade seja longo, algumas formas de psicoterapia podem ajudar. Em alguns casos, medicamentos podem ser um complemento útil.
Expectativas (prognóstico)
O resultado varia. Alguns transtornos de personalidade desaparecem durante a meia-idade sem qualquer tratamento, enquanto outros melhoram lentamente ao longo da vida mesmo com tratamento.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Problemas em relações
- Problemas na escola ou no trabalho
- Outros transtornos psiquiátricos
Quando contatar um profissional de saúde
Marque uma consulta com o médico ou profissional de saúde mental se você ou alguém próximo apresentar sintomas de um transtorno de personalidade.
Referências
American Psychiatric Association. Personality disorders. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013:645-685.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personality and personality disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 39.
Data da revisão: 7/29/2016
Revisão feita por: Fred K. Berger, MD, addiction and forensic psychiatrist, Scripps Memorial Hospital, La Jolla, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.