Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Como proteger você e outras pessoas do COVID-19

COVID-19 - Prevenção; Novo coronavírus 2019 - Prevenção; SARS-CoV-2 - Prevenção

A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença grave, que ataca principalmente o sistema respiratório e afeta muitas pessoas em todo o mundoo. Ela pode causar doença leve a severa e até mesmo a morte. A COVID-19 se dissemina facilmente entre as pessoas. Aprenda a proteger a si mesmo e outras pessoas contra essa doença.

Informações

COMO A COVID-19 SE DISSEMINA

A COVID-19 é uma doença causada pela infecção pelo vírus SARS-CoV-2. A COVID-19 se dissemina mais comumente entre as pessoas próximas (cerca de 2 metros). Quando alguém que apresenta a doença tosse, espirra, canta, fala ou respira, gotículas que transportam o vírus se espalham no ar. Você poderá contrair a doença se inspirar essas gotículas ou se elas entrarem em seus olhos.

Em alguns casos, a COVID-19 pode se disseminar pelo ar e infectar pessoas que estão a mais de 2 m de distância. Pequenas gotículas e partículas podem permanecer no ar por minutos a horas. Isso é chamado de transmissão pelo ar (ou aerossol) e ocorre principalmente em espaços fechados com pouca ventilação. No entanto, é mais comum que a COVID-19 se dissemine pelo contato próximo.

Com menos frequência, a doença poderá se disseminar se você tocar em uma superfície com o vírus e, em seguida, tocar seus olhos, nariz, boca ou rosto. Porém, é uma maneira muito menos comum de disseminação do vírus.

COMO PREVENIR A COVID-19

Você pode disseminar a COVID-19 antes de mostrar sintomas. Algumas pessoas com a doença nunca apresentam sintomas, mas ainda podem disseminá-la. No entanto, existem maneiras de proteger a si mesmo e outras pessoas contra a COVID-19. As dicas abaixo podem ajudar você e outras pessoas a se manterem seguros:

  • Tome uma vacina atualizada contra a COVID-19. A vacina ajuda a evitar que você contraia e dissemine a COVID-19, além de também poder ajudar na proteção contra uma doença séria caso você seja contaminado pelo vírus.
  • Garanta que crianças com mais de 6 meses recebam a vacina da COVID-19. A vacinação de crianças e adolescentes ajuda a evitar que eles espalhem o vírus da COVID-19 para parentes mais velhos, irmãos mais novos e amigos que não podem se vacinar ou não tenham se vacinado. Além de proteger as crianças e os adolescentes de doenças graves.
  • Caso tenha se vacinado, e esteja em uma área em que as taxas de admissão hospitalar sejam altas, você deve sempre usar máscara facial bem ajustada ou respirador que se encaixa bem sem folgas quando estiver em ambientes fechados em que haja outras pessoas.
  • Se se seu sistema imunológico for fraco, é desejável que sempre use máscara facial em ambientes fechados em que haja outras pessoas, independentemente do quão ativa esteja a COVID-19 em sua comunidade.
  • Evite espaços internos com má ventilação e áreas com aglomeração de pessoas, mesmo se você estiver vacinado(a). Se você estiver em um espaço interno, abra as janelas e as portas e use ventiladores para ajudar a trazer o ar externo, se possível. Use um purificador de ar HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance – Retenção altamente eficaz de partículas) de alta eficiência. Ficar ao ar livre ou em espaços com boa ventilação pode ajudar a reduzir a sua exposição a gotículas respiratórias.
  • Os testes para COVID-19 podem impedir a disseminação para os outros. Você pode fazer os autotestes para COVID-19 em casa e obter resultados rápidos, apresentando ou não sintomas.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia com água corrente e sabão por pelo menos 20 segundos. Em geral, essa é uma boa prática para ajudar a impedir a disseminação de germes. Faça isso antes de comer ou preparar alimentos, depois de usar o banheiro e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Use um higienizador para as mãos à base de álcool (pelo menos 60% de álcool) se não houver água e sabão disponíveis.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não com as mãos) ao tossir ou espirrar. As gotículas liberadas quando uma pessoa espirra ou tosse são infecciosas. Jogue fora o lenço após o uso.
  • Evite tocar seu rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
  • Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão.
  • Conheça os sintomas da COVID-19. Se você desenvolver algum sintoma, entre em contato com seu profissional de saúde.
  • Fique em casa se achar que está com COVID 19 ou se testar positivo para o virus. Siga as orientações relativas a por quanto tempo você deverá se isolar das outras pessoas e quando poderá retomar as atividades normais com segurança, conforme mostrado a seguir.

O QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER SE CONTRAIR COVID-19

Se você estiver com COVID 19 ou apresentar sintomas da doença, deverá ficar em casa e evitar contato com outras pessoas, tanto dentro de casa como fora de casa, para evitar a disseminação da doença.

Quando começar a se sentir melhor, você poderá retornar às suas atividades normais se as duas coisas a seguir forem verdadeiras:

  • Seus sintomas tiverem melhorado pelo menos nas últimas 24 horas e
  • Você não tiver tido febre pelo menos nas últimas 24 horas e não estiver tomando medicamentos para baixar a febre

Mesmo que você se sinta melhor, ainda poderá disseminar o vírus para outras pessoas por vários dias. Por esse motivo, assim que você retornar às atividades normais, continue a proteger as outras pessoas ao seguir estas etapas por 5 dias:

  • Use boas práticas de higiene lavando as mãos e limpando as áreas de maior incidência de toque na sua residência.
  • Traga ar fresco para sua residência abrido as janelas e usando exaustores.
  • Use máscara perto de outras pessoas.
  • Mantenha distância física ao evitar contatos próximos e aglomerações.
  • Faça o autoteste para COVID-19 antes de ficar perto de outras pessoas em recintos fechados.

Você também deverá seguir essas etapas por 5 dias se testar positivo para COVID-19 e não apresentar sintomas. Mesmo não apresentando sintomas, você ainda poderá transmitir o vírus para outras pessoas. Seguir essas etapas protegerá outras pessoas com risco de doenças graves, como as pessoas imunocomprometidas.

Se você voltar a ter febre depois de retomar as atividades normais, deverá novamente ficar em casa e se distanciar das outras pessoas. Assim que a febre e os sintomas melhorarem por mais de 24 horas, você poderá retomar as atividades e, ao mesmo tempo, seguir as etapas de proteção das outras pessoas por mais 5 dias.

Referências

Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: About COVID-19. www.cdc.gov/covid/about/index.html. Updated June 13, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. The National Institute For Occupational Safety and Health (NIOSH). Personal protective equipment. www.cdc.gov/niosh/ppe/. Accessed April 29, 2025.

Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: How to protect yourself and others. www.cdc.gov/covid/prevention/index.html. Updated July 12, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: Masks and respiratory virus prevention. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/masks.html. Updated March 1, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory virus guidance. www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/. Updated March 1, 2024. Accessed December 21, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Staying up to date with COVID-19 vaccines. www.cdc.gov/covid/vaccines/stay-up-to-date.html. Updated October 3, 2024. Accessed December 21, 2024.

 

Data da revisão: 1/1/2025

Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Professor Emeritus, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados