Vírus respiratórios e máscaras faciais
COVID-19 - coberturas faciais; Coronavírus - máscaras faciais; Vírus respiratórios - coberturas faciaisNos lugares em que vírus respiratórios estã se disseminando, usar máscara facial em público ajuda a proteger as outras pessoas de uma possível infecção por vírus, como o da COVID-19 ou o da influenza. Outras pessoas que usam máscaras ajudam a proteger você contra a infecção. Usar máscara facial também pode proteger você contra a infecção.
COVID-19
A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que causa febre, tosse e falta de ar, além de muitos outros sintomas. A COVID-19...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosInfluenza
A gripe é uma infecção no nariz, garganta e pulmões que se espalha facilmente. Este artigo discute a gripe causada pelo vírus da influenza A e B. O...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosO uso da máscara facial ajuda a reduzir a emissão de gotículas respiratórias do nariz e da boca. Usar a máscara facial em ambientes públicos ajuda a reduzir a disseminação de vírus respiratórios.
Informações
Como as máscaras ajudam a proteger as pessoas de vírus respiratórios
Os vírus respiratórios se disseminam com mais rapidez para pessoas próximas (cerca de 2 metros [m]). Quando alguém que apresenta a doença tosse, espirra, fala ou eleva a voz, gotículas respiratórias se espalham no ar. Você e outras pessoas poderão pegar a doença se inalarem ou tocarem nessas gotículas e, em seguida, tocarem em seus olhos, nariz, boca ou rosto.
Usar máscara facial sobre o nariz e a boca evita a emissão de gotículas no ar quando você está falando, tossindo ou espirrando. Além disso, o uso da máscara evita que você toque no rosto.
Você pode optar por usar uma máscara e tomar outras medidas para ajudar a evitar a disseminação dos vírus respiratórios, como os vírus da COVID-19 e da influenza:
COVID-19
A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença grave, que ataca principalmente o sistema respiratório e afeta muitas pessoas em todo o mundoo...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosInfluenza
A gripe é uma infecção no nariz, garganta e pulmões que se espalha facilmente. Este artigo discute a gripe causada pelo vírus da influenza A e B. O...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos- Quando houver índices elevados de doença respiratória na sua comunidade
- Se você ou as pessoas à sua volta estiverem com algum vírus respiratório e apresentarem sintomas ou estiverem na fase de recuperação da doença
- Se você ou as pessoas à sua volta estiverm em risco de doença grave causada por vírus respiratórios
Sobre as máscaras faciais
Ao escolher uma máscara facial, siga estas recomendações:
- A máscara mais eficaz é aquela bem ajustada e confortável, que você consegue usar consistentemente.
- A máscara facial deve ficar bem ajustada ao nariz e à boca, contra as laterais do rosto. e firme sob o queixo.
- Procure máscaras com um fixador no nariz para ajudar a evitar lacunas e evitar o embaçamento, caso use óculos. Sprays antiembaçantes também podem ajudar.
- Embora a maioria das máscaras forneça proteção. alguns respiradores (máscaras N95 e KN95 que atendem a determinados padrões) oferecem a melhor proteção se usados adequadamente.
- Se seu sistema imunológico estiver enfraquecido ou se você apresentar risco elevado de doença grave, use uma máscara ou um respirador que ofereça o nível mais alto de proteção (como máscara N95 ou KN95).
- Se você usa máscaras de tecido, elas devem ter pelo menos duas camadas de tecido, a possibilidade de serem lavadas na máquina e na secadora. Para proteção extra, você pode usar uma máscara de tecido em cima de uma máscara cirúrgica descartável (criando uma máscara dupla). Se usar uma máscara com respirador (uma N95 ou KN95), não use a máscara dupla.
- Se você usa barba, tente usar uma máscara que se ajuste em torno dela ou apare a barba para um melhor ajuste. Você também pode usar um prendedor ou uma máscara descartável por baixo de uma máscara de pano. Mesmo se você tiver uma barba não aparada, o uso da máscara ajudará a proteger você.
- Certifique-se de que consegue respirar confortavelmente através da máscara.
- Não use máscaras com válvula ou respiro, o que pode permitir o escape de partículas de vírus.
- No tempo frio, lenços, máscaras de esqui e balaclavas devem ser usados sobre a máscara. Eles não podem ser usados no lugar da máscara, pois a maioria é de tecido de malha aberto ou possui aberturas que permitem a passagem de ar.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) fornecem informações mais detalhadas sobre as maneiras de aumentar a proteção da máscara.
Aprenda a usar e cuidar adequadamente da máscara facial:
- Lave as mãos antes de colocar a máscara no rosto, de maneira que cubra o nariz e a boca. Ajuste a máscara para que não haja lacunas.
- Depois de colocar a máscara, evite tocá-la.
- Se sua máscara estiver molhada, você deverá trocá-la.
- Ao voltar para casa, remova a máscara tocando apenas nas fitas ou nas alças. Lave as mãos após remover a máscara.
- Não compartilhe a máscara nem toque em máscaras usadas por outras pessoas da sua casa.
Máscaras faciais não devem ser usadas por:
- Crianças menores de 2 anos
- Pessoas com problemas respiratórios
- Qualquer pessoa que esteja inconsciente ou que não consiga remover a máscara por conta própria sem ajuda
Para algumas pessoas, ou em algumas situações, pode ser difícil usar máscara facial. Os exemplos incluem:
- Pessoas com deficiência intelectual ou de desenvolvimento
- Crianças menores
- Uma situação em que a máscara pode ficar molhada, como em uma piscina ou na chuva
- Ao realizar atividades intensivas, como a corrida, em que a máscara dificulta a respiração
- Quando usar máscara pode causar riscos à segurança ou aumentar o risco de doenças relacionadas ao calor
- Ao conversar com pessoas surdas ou com deficiência auditiva que dependem da leitura labial para a comunicação
Nesses tipos de situação, ficar a pelo menos 2 m de distância das outras pessoas é particularmente importante. Ficar ao ar livre também pode ajudar. Pode haver outras formas de adaptação; por exemplo, algumas máscaras faciais são feitas com um pedaço de plástico transparente para que os lábios do usuário fiquem visíveis. Você também pode conversar com seu profissional de saúde sobre outras maneiras de se adaptar à situação.
Referências
Centers for Disease Control and Prevention website. The National Institute For Occupational Safety and Health (NIOSH). Personal protective equipment. www.cdc.gov/niosh/ppe/. Accessed April 29, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. The National Institute For Occupational Safety and Health (NIOSH) Science Blog. N95 day 2016: proper use, filtration, and fit – the three-legged stool of respiratory protection. blogs.cdc.gov/niosh-science-blog/2016/09/06/n95-day-2016/. Updated September 6, 2016. Accessed April 29, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: Masks and respiratory virus prevention. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/masks.html. Updated March 1, 2024. Accessed December 24, 2024.
Data da revisão: 1/1/2025
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Professor Emeritus, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.