Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

COVID-19 – O que fazer quando você estiver doente

Isolamento do COVID-19; Isolamento domiciliar do COVID-19; Isolamento domiciliar e COVID-19

Ficar em casa quando você tem COVID-19 ajuda a proteger outras pessoas que não estão infectadas como o vírus. Você deve ficar em casa e ficar longe das pessoas até que seja seguro estar perto delas.

Como se isolar de outras pessoas

Mesmo se você estiver vacinado(a), deverá ficar em casa e manter distância das outras pessoas dentro e fora de casa se apresentar sintomas de COVID-19, com ou sem teste positivo.

Veja a seguir importantes etapas que você pode seguir para evitar a disseminação da COVID-19.

  • Tanto quanto possível, fique em um cômodo específico e afastado das outras pessoas em sua casa. Use um banheiro separado, se puder. Não saia de casa exceto para obter cuidados médicos.
  • Evite viajar enquanto estiver doente. Se precisar viajar enquanto estiver doente, use máscara para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.
  • Cuide-se descansando bastante, tomando remédios vendidos na farmácia para sintomas específicos e mantendo-se hidratado.
  • Acompanhe seus sintomas (como febre >100,4°F  ou >38°C, tosse, falta de ar). Você pode receber instruções do seu profissional de saúde sobre como verificar e relatar seus sintomas.
  • Permaneça em contato com seu profissional de saúde. Pergunte a ele se você tem direito a receber tratamento com medicamentos antivirais (como Paxlovid). Os medicamentos antivirais ajudam a proteger as pessoas do risco de contraírem doenças graves.
  • Se você tiver sintomas graves, ligue para o 192 ou o número de emergência local.
  • Use máscara facial bem ajustada ou respirador que se encaixe bem sobre o nariz e a boca sem folgas ao consultar seu profissional e sempre que outras pessoas estiverem no mesmo cômodo que você. Se você não conseguir usar uma máscara, por exemplo, devido a problemas respiratórios, as pessoas em sua casa deverão usar uma máscara se precisarem ficar no mesmo cômodo que você.
  • Evite contato com animais de estimação ou outros animais. Embora raramente, o SARS-CoV-2 pode ser transmitido das pessoas para os animais.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não com as mãos) ao tossir ou espirrar. As gotículas liberadas quando uma pessoa espirra ou tosse são infecciosas. Jogue fora o lenço após o uso.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia com água corrente e sabão por pelo menos 20 segundos. Faça isso antes de comer ou preparar os alimentos, depois de ir ao banheiro e depois de tossir, espirrar e assoar o nariz. Se não houver água e sabão facilmente disponíveis, você deverá usar um higienizador que contenha pelo menos álcool 60%.
  • Evite tocar seu rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
  • Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão.
  • Limpe todas as áreas de alto contato da casa, como maçanetas, louças do banheiro e cozinha, banheiros, telefones, tablets, balcões e outras superfícies. Use um spray de limpeza doméstico e siga as instruções de uso.
  • Tome medidas para melhorar a ventilação da sua casa. Para isso, você pode abrir as janelas, ligar ventiladores nos banheiros e na cozinha, usar purificadores de ar HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance – Retenção altamente eficaz de partículas) portátieis de alta eficiência e deixar ligado o ventilador da sua fornalha ou ar-condicionado, se você tiver aquecimento central ou sistema de refrigeração em casa.

Quando terminar o isolamento em casa

Quando começar a se sentir melhor, você poderá retornar às suas atividades normais se as duas coisas a seguir forem verdadeiras:

  • Seus sintomas tiverem melhorado pelo menos nas últimas 24 horas e
  • Você não tiver tido febre pelo menos nas últimas 24 horas e não estiver tomando medicamentos para baixar a febre

Mesmo que você se sinta melhor, ainda poderá disseminar o vírus para outras pessoas por vários dias. Por esse motivo, assim que você retornar às atividades normais, continue a proteger as outras pessoas ao seguir estas etapas por 5 dias:

  • Use boas práticas de higiene lavando as mãos e limpando as áreas de maior incidência de toque na sua residência
  • Traga ar fresco para sua residência abrido as janelas e usando exaustores
  • Use máscara perto de outras pessoas
  • Mantenha distância física ao evitar contatos próximos e aglomerações
  • Faça o autoteste para COVID-19 antes de ficar perto de outras pessoas em recintos fechados

Você também deverá seguir essas etapas por 5 dias se testar positivo para COVID-19 e não apresentar sintomas. Mesmo não apresentando sintomas, você ainda poderá transmitir o vírus para outras pessoas. Seguir essas etapas protegerá outras pessoas com risco de doenças graves, como as pessoas imunocomprometidas.

Se você voltar a ter febre depois de retomar as atividades normais, deverá novamente ficar em casa e se distanciar das outras pessoas. Assim que a febre e os sintomas melhorarem por mais de 24 horas, você poderá retomar as atividades e, ao mesmo tempo, seguir as etapas de proteção das outras pessoas por mais 5 dias.

Quando ligar para o médico

Deve contactar o seu profissional:

  • Se você apresentar sintomas e achar que pode ter COVID-19
  • Se você apresentar COVID-19 e seus sintomas estiverem piorando

Ligue para o 192 ou o número de emergência local se você apresentar:

  • Problemas para respirar
  • Dor ou pressão no peito
  • Confusão ou incapacidade de acordar
  • Pele, lábios, face ou leitos das unhas azulados, cinzentos ou pálidos
  • Quaisquer outros sintomas que sejam graves ou preocupem você

Referências

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: preventing the spread of respiratory viruses when you're sick. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/precautions-when-sick.html. Updated March 1, 2024. Accessed January 6, 2025.

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: respiratory virus guidance. www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/. Updated March 1, 2024. Accessed January 6, 2025.

 

Data da revisão: 1/1/2025

Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Professor Emeritus, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados