Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

COVID-19 leve a moderada - alta

Alta do coronavírus - 2019; Alta do SARS-CoV-2; Recuperação da COVID-19; Doença pelo coronavírus - recuperação; Recuperação da COVID-19

Recentemente, você foi diagnosticado com a doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19). A COVID-19 causa uma infecção nos pulmões e pode causar problemas em outros órgãos, incluindo rins, coração e fígado. Na maioria das vezes, causa uma doença respiratória com febre, tosse, e falta de ar. Você pode ter sintomas leves a moderados ou doença grave.

Este artigo descreve como se recuperar da COVID-19 leve a moderada, que não exige tratamento hospitalar. As pessoas que apresentam a doença grave serão geralmente tratadas no hospital.

A recuperação da COVID-19 pode levar de 10 a 14 dias ou mais, dependendo dos sintomas. Algumas pessoas apresentam sintomas que duram meses, mesmo depois de não estarem mais infectadas, ou podem disseminar a doença para outras pessoas. Esses casos são conhecidos como COVID longa.

O que esperar em casa

Você foi testado como positivo para COVID-19 e está bem o suficiente para se recuperar em casa. Enquanto estiver em casa, tente se isolar e ficar longe de outras pessoas dentro e fora de casa. Isso pode proteger as outras pessoas de contraírem o virus.

  • Tanto quanto possível, fique em um cômodo específico e afastado das outras pessoas em sua casa. Use um banheiro separado, se puder.
  • Use uma máscara facial bem ajustada ou respirador que se encaixe bem sobre o nariz e a boca sem folgas ao consultar seu profissional de saúde e sempre que outras pessoas estiverem no mesmo cômodo que você.
  • Tome medidas para melhorar a ventilação da sua casa. Para isso, você pode ligar ventiladores nos banheiros e na cozinha, usar um limpador de ar portátil e deixar ligado o ventilador da sua fornalha ou ar-condicionado, se você tiver aquecimento central ou sistema de refrigeração em casa.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia com água corrente e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão facilmente disponíveis, você deverá usar um higienizador que contenha pelo menos álcool 60%.
  • Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão.

MEDICAMENTOS

Seu profissional de saúde pode prescrever medicamentos antivirais para ajudar em sua recuperação, como Paxlovid. Certifique-se de tomar o medicamento conforme prescrito. Não omita nenhuma dose.

CUIDE-SE

É importante controlar os sintomas, obter uma nutrição adequada e permanecer ativo tanto quanto possível durante a recuperação em casa.

Controle dos sintomas de COVID-19

Enquanto você se recupera em casa, acompanhe seus sintomas. Siga as instruções de seu profissional de saúde e tome os medicamentos conforme prescrito. Se você tiver sintomas graves, ligue para o 192 ou o número de emergência local.

Para ajudar a controlar os sintomas de COVID-19, experimente as dicas a seguir.

  • Descanse e beba muito líquido.
  • O acetaminofeno (Tylenol) e o ibuprofeno (Advil, Motrin) ajudam a reduzir a febre. Às vezes, os profissionais aconselham a usar os dois tipos de medicamentos. Tome a quantidade recomendada para reduzir a febre. Nao use ibuprofeno em crianças de 6 meses ou menos.
  • Um banho morno ou de esponja pode ajudar a diminuir a febre. Continue tomando o medicamento – caso contrário, sua temperatura poderá voltar a subir.
  • Para a dor de garganta, gargareje várias vezes ao dia com água morna e sal (1/2 colher de chá ou 3 gramas de sal em 1 xícara ou 240 mililitros de água). Beba líquidos quentes como chá ou faça um chá de limão com mel. Chupe balas duras ou pastilhas para a garganta.
  • Use um vaporizador ou tome um banho de vapor para aumentar a umidade do ar, reduzir a congestão nasal e ajudar a aliviar a garganta seca e a tosse.
  • O spray de solução salina também pode ajudar a reduzir a congestão nasal.
  • Para ajudar a aliviar a diarreia, beba de 8 a 10 copos de líquidos transparentes, como água, sucos de frutas diluídos e caldos leves para compensar a perda de líquidos. Evite laticínios, frituras, cafeína, álcool e bebidas carbonatadas.
  • Se você tiver náusea, faça pequenas refeições com alimentos leves. Evite alimentos com cheiro forte. Tente beber de 8 a 10 copos de água ou líquidos transparentes todos os dias para se manter hidratado.
  • Não fume e fique longe do tabagismo passivo.

Nutrição

Os sintomas da COVID-19, como perda do paladar e do olfato, náusea ou cansaço, podem dificultar a vontade de comer. Porém, uma dieta saudável é importante para sua recuperação. Estas sugestões podem ajudar:

  • Na maior parte do tempo, tente comer alimentos saudáveis de que você gosta. Coma sempre que sentir vontade, não apenas na hora das refeições.
  • Inclua uma variedade de frutas, legumes, grãos integrais, laticínios e alimentos ricos em proteínas. Inclua uma proteína em cada refeição (tofu, feijão, legumes, queijo, peixe, frango ou carne magra)
  • Experimente adicionar ervas, especiarias, cebola, alho, gengibre, molho ou temperos picantes, mostarda, vinagre, picles e outros sabores fortes para ajudar a aumentar o prazer.
  • Experimente alimentos com diferentes texturas (macios ou crocantes) e temperaturas (frios ou quentes) para ver quais são mais atraentes.
  • Faça refeições menores com mais frequência ao longo do dia.
  • Não se encha de líquidos antes ou durante as refeições.

Atividade física

Mesmo que você não tenha muita energia, é importante mover seu corpo todos os dias. Isso o ajudará a recuperar suas forças.

  • Os exercícios de respiração profunda podem aumentar a quantidade de oxigênio nos pulmões e ajudar a abrir as vias respiratórias. Peça ao seu profissional de saúde para ensiná-los a você.
  • Exercícios simples de alongamento evitam que seu corpo fique rígido. Tente sentar-se numa posição ereta o máximo que puder durante o dia.
  • Experimente caminhar pela sua casa por curtos períodos todos os dias. Tente fazer 5 minutos, 5 vezes ao dia. Aumente lentamente a cada semana.

QUANDO RETOMAR AS ATIVIDADES NORMAIS

Quando começar a se sentir melhor, você poderá retornar às suas atividades normais se as duas coisas a seguir forem verdadeiras:

  • Seus sintomas tiverem melhorado pelo menos nas últimas 24 horas e
  • Você não tiver tido febre pelo menos nas últimas 24 horas e não estiver tomando medicamentos para baixar a febre

Mesmo que você se sinta melhor, ainda poderá disseminar o vírus para outras pessoas por vários dias. Por esse motivo, assim que você retornar às atividades normais, continue a proteger as outras pessoas ao seguir estas etapas por 5 dias:

  • Use boas práticas de higiene
  • Deixe entrar ar fresco na sua residência
  • Use máscara perto de outras pessoas
  • Mantenha distância física ao evitar contatos próximos e aglomerações
  • Faça o autoteste para COVID-19 antes de ficar perto de outras pessoas em recintos fechados

Se você voltar a ter febre ou apresentar sintomas depois de retomar as atividades normais, deverá novamente ficar em casa e se distanciar das outras pessoas. Assim que a febre e os sintomas melhorarem por mais de 24 horas, você poderá retomar as atividades e, ao mesmo tempo, seguir as etapas de proteção das outras pessoas por mais 5 dias.

Quando ligar para o médico

Você deverá entrar em contato com seu profissional se os sintomas estiverem piorando.

Ligue para o 192 ou o número de emergência local se você apresentar:

  • Problemas para respirar
  • Dor ou pressão no peito
  • Confusão ou incapacidade de acordar
  • Descoloração azulada, cinzenta, ou pálida dos lábios ou rosto
  • Convulsões
  • Fala arrastada
  • Fraqueza ou dormência em um membro ou um lado do rosto
  • Inchaço das pernas ou braços
  • Quaisquer outros sintomas que sejam graves ou preocupem você

Referências

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory Illnesses: respiratory virus guidance. www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/index.html. Updated March 1, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: types of COVID-19 treatment. www.cdc.gov/covid/treatment/index.html. Updated December 20, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: masks and respiratory virus prevention. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/masks.html. Updated March 1, 2024. Accessed December 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: preventing the spread of respiratory viruses when you're sick. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/precautions-when-sick.html. Updated March 1, 2024. Accessed December 24, 2024.

 

Data da revisão: 1/1/2025

Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Professor Emeritus, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados