Vacinas para a COVID-19 - o que esperar
As vacinas para a COVID-19 são usadas para preparar o sistema imunológico para fornecer proteção contra a COVID-19. Adultos e crianças com mais de 6 meses deverão receber a vacina para COVID-19.
Vacinas para a COVID-19
As vacinas para COVID-19 são usadas para estimular o sistema imunológico e proteger contra a COVID-19. Todas as pessoas com mais de 6 meses deverão ...

Crianças com mais de 6 meses
As vacinas para COVID-19 são usadas para preparar o sistema imunológico para se proteger contra a COVID-19.

Saiba o que esperar antes e depois de receber a vacina para a COVID-19.
COVID-19
A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que causa febre, tosse e falta de ar, além de muitos outros sintomas. A COVID-19...

ANTES DE RECEBER A VACINA
Existem várias maneiras de se inscrever para receber a vacina.
- Pergunte ao seu profissional se ele oferece vacinas para a COVID-19.
- Verifique o site ou ligue para a farmácia local para ver se há agendamentos disponíveis para a vacinação.
- Entre em contato com a secretaria de saúde do estado ou local para encontrar locais adicionais de vacinação em sua região.
- Deve verificar com o site Vaccines.gov dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para descobrir onde pode receber a vacina, na sua região.
Se você toma algum medicamento, continue a tomá-lo normalmente. Se você toma medicamentos que afetam o sistema imunológico, converse com seu profissional para verificar se a vacina para a COVID-19 será eficaz ou causará problemas a você.
Não tome analgésicos de venda livre, como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol para ajudar a prevenir efeitos colaterais antes de receber a vacina. Não se sabe se esses medicamentos afetarão a atuação da vacina. Entretanto, se você toma esses medicamentos regularmente por outros motivos, pode tomá-los como sempre faz.
Você também não deve tomar anti-histamínicos para ajudar a prevenir uma reação alérgica antes de receber a vacina.
Caso tenha alguma dúvida sobre seus medicamentos, pergunte ao seu profissional ou no posto de saúde.
NO MOMENTO DA VACINAÇÃO
No momento da vacinação, o aplicador da vacina dirá se você precisará ficar no local por algum tempo para qualquer monitoramento necessário. Você deverá receber um cartão de vacinação (ou acesso a um site de registro de vacinas) que informe que você tomou a vacina e a data e o local da vacinação. Guarde essas informações para uso no futuro, se necessário.
EFEITOS COLATERAIS DA VACINA
Embora as vacinas para a COVID-19 não deixem você doente com COVID-19, elas podem causar determinados efeitos colaterais e sintomas semelhantes aos da gripe. Isso é normal. Esses sintomas são um sinal de que seu organismo está fabricando anticorpos contra o vírus.
Os efeitos colaterais comuns incluem:
- Dor, vermelhidão e inchaço no braço em que a vacina foi aplicada
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Calafrios
- Febre
- Náuseas
- Linfonodos inchados
Algumas pessoas desenvolvem uma erupção vermelha pruriginosa e edemaciada no braço em que a vacina foi aplicada. Isso é conhecido como o “braço da COVID”. Isso pode ocorrer após a primeira dose. Você ainda deverá receber a segunda dose, no caso de uma vacina de 2 doses. Você também pode pedir que a aplicação seja no outro braço.
Erupção no braço após a vacinação COVID-19
As vacinas contra a COVID-19 podem causar certos efeitos colaterais em algumas pessoas. Esses sintomas podem ser um sinal de que seu corpo está produzindo anticorpos contra o vírus. Um efeito colateral comum é uma erupção cutânea avermelhada, quente, dolorosa, inchada e acompanhada de coceira no braço onde você recebeu a injeção. Essa erupção, que pode ser volumosa, também é conhecida como “braço COVID”. Pode desenvolver-se de alguns dias a uma semana após receber a vacina. Embora possa ser desconfortável, essa reação é inofensiva. Você pode tomar um anti-histamínico ou um analgésico sem prescrição para aliviar a coceira e a dor. Mesmo se você tiver uma erupção cutânea após a vacinação, é importante obter as doses restantes conforme necessário. Se você estiver agendado para a segunda dose, recomenda-se tomá-la no outro braço ou ver se uma vacina alternativa está disponível.
Para ajudar a aliviar os efeitos colaterais, você deverá:
- Movimentar o braço em que a vacina foi aplicada durante o dia
- Aplicar uma toalha limpa e fria para aliviar o inchaço e o desconforto
- Beber bastante líquido
- Vestir-se com roupas leves, caso tenha febre
Observe que os efeitos colaterais da segunda dose podem ser mais intensos do que os da primeira dose. Os sintomas da vacina podem fazer com que você se sinta suficientemente mal para se afastar do trabalho ou das atividades diárias, mas eles devem desaparecer em alguns dias. Mesmo se você tiver efeitos colaterais, é importante tomar a segunda dose. Os riscos de quaisquer efeitos colaterais da vacina são muito menos perigosos do que a possibilidade de doença grave ou óbito decorrente da COVID-19.
Você poderá ser instruído pelo posto de vacinação a tomar um anti-histamínico ou paracetamol ou outro medicamento de venda livre, como ibuprofeno ou aspirina, para ajudar a aliviar os efeitos colaterais da vacina. Ou então, converse com seu profissional quanto a tomar medicamentos de venda livre, caso não tenha certeza.
Se os sintomas não desaparecerem em alguns dias ou se você tiver alguma preocupação, entre em contato com seu profissional.
Entre em contato com o médico se tiver dúvidas ou preocupações sobre as vacinas para a COVID-19.
Em raros casos, as pessoas tiveram reações alérgicas graves e não graves às vacinas para a COVID-19. Se você tiver uma reação alérgica grave (anafilaxia) após receber a primeira dose da vacina para a COVID-19, você não deve receber a segunda dose. Fale com seu médico para descobrir se existem outras opções.
Se você achar que está apresentando uma reação grave a uma vacina para a COVID-19 depois que sair do posto de vacinação, ligue para 911 ou para o telefone de emergência local imediatamente. Os sintomas de reação alérgica grave que surgem nas primeiras 4 horas após a aplicação da vacina incluem:
-
Dificuldade de respirar, tosse, sibilos ou sons respiratórios em tom agudo
Dificuldade de respirar
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosSibilos
O sibilo é um chiado agudo, que ocorre durante a respiração. Ele ocorre quando o ar flui através de vias respiratórias estreitadas.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Inchaço no rosto, olhos, língua, ou garganta
-
Urticária, prurido, vermelhidão da pele
Urticária
A urticária é caracterizada por placas avermelhadas e elevadas na superfície da pele, geralmente com coceira. Ela normalmente é uma reação alérgica ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Diminuição da pressão arterial
Os sintomas de reações graves também podem incluir:
Reações graves
A anafilaxia é um tipo de reação alérgica com risco de vida.

- Dor abdominal
- Desconforto ou aperto no peito
- Diarreia
- Dificuldade de engolir
- Tontura
- Náuseas ou vômitos
- Palpitações
- Fala indistinta
- Perda dos sentidos
Se você notar qualquer sintoma incomum ou preocupante, procure atendimento médico imediatamente.
Casos raros de miocardite (inflamação do músculo do coração) e pericardite (inflamação do revestimento externo do coração) foram relatados em crianças com mais de 5 anos e adolescentes depois de tomarem uma vacina contra COVID-19.
Pericardite
Pericardite é uma condição na qual há inflamação do pericárdio, o invólucro do coração em formato de saco.

Essa reação tendeu a ocorrer com maior frequência em adolescentes do sexo masculino e em adultos jovens, entre 12 e 39 anos. Entretanto, ela também ocorreu em mulheres, em outras faixas etárias e depois de tomarem a vacina Novavax.
- Ocorre com mais frequência após a segunda dose, mais frequentemente dentro de 7 dias após vacinação. Estudos mostram que esse risco raro pode ser reduzido aguardando 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
- Com os devidos cuidados e descanso, a maioria das pessoas que apresentaram a reação melhorou rapidamente sem quaisquer efeitos duradouros.
- Para pessoas que apresentaram essa reação rara, é importante conversar com um cardiologista (especialista no coração) sobre como e quando retornar aos exercícios e esportes.
Os sintomas de miocardite e pericardite incluem:
- Dor no peito
- Falta de ar
- Coração rápido, palpitante ou acelerado
Se uma criança ou adolescente apresentar algum desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.
Todas estas associações são tão raras que não deveriam causar hesitação em receber qualquer uma dessas vacinas.
O CDC dos EUA recomenda que as pessoas sejam vacinadas mesmo se apresentarem histórico de:
- Reações alérgicas graves não relacionadas a vacinas ou medicamentos injetáveis – como alergias a alimentos, animais de estimação, veneno, ambientais ou ao latex
- Alergias a medicamentos orais ou histórico familiar de reações alérgicas severas
Referências
Centers for Disease Control and Prevention website. Vaccine safety: Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Vaccine Safety. www.cdc.gov/vaccine-safety/vaccines/covid-19.html. Updated January 31, 2025. Accessed February 20, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. Staying up to date with COVID-19 vaccines. www.cdc.gov/covid/vaccines/stay-up-to-date.html. Updated January 7, 2025. Accessed February 20, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19 vaccines. www.cdc.gov/covid/vaccines/index.html/. Updated September 10, 2024. Accessed February 20, 2025.
-
Erupção no braço após a vacinação COVID-19 - Ilustração
As vacinas contra a COVID-19 podem causar certos efeitos colaterais em algumas pessoas. Esses sintomas podem ser um sinal de que seu corpo está produzindo anticorpos contra o vírus. Um efeito colateral comum é uma erupção cutânea avermelhada, quente, dolorosa, inchada e acompanhada de coceira no braço onde você recebeu a injeção. Essa erupção, que pode ser volumosa, também é conhecida como “braço COVID”. Pode desenvolver-se de alguns dias a uma semana após receber a vacina. Embora possa ser desconfortável, essa reação é inofensiva. Você pode tomar um anti-histamínico ou um analgésico sem prescrição para aliviar a coceira e a dor. Mesmo se você tiver uma erupção cutânea após a vacinação, é importante obter as doses restantes conforme necessário. Se você estiver agendado para a segunda dose, recomenda-se tomá-la no outro braço ou ver se uma vacina alternativa está disponível.
Erupção no braço após a vacinação COVID-19
Ilustração
- Vacinas para COVID-19
- Vacina contra a COVID-19 – o que você precisa saber
- Vacinas para COVID-19 para crianças de 6 meses ou mais
- Doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19)
- Erupção no braço após a vacinação COVID-19
- Vacina contra varíola de macaco (JYNNEOS): o que você precisa saber
- Teste do vírus da COVID-19
- Sintomas de COVID-19
- Teste de anticorpo da COVID-19
- Por quanto tempo a COVID afeta o corpo
Data da revisão: 1/1/2025