Estrabismo
Vesgueira; Esotropia; Exotropia; Hipotropia; Hipertropia; Vesgo; Estrabismo divergente; Desalinhamento dos olhosO estrabismo é uma doença na qual os dois olhos não se alinham na mesma direção e, por isso, não fixam o olhar no mesmo objeto ao mesmo tempo. O tipo mais comum de estrabismo é popularmente conhecido como "vesgueira".
Causas
Há seis músculos diferentes ao redor dos olhos que trabalham em conjunto para que os dois olhos possam focar o mesmo objeto.
Na pessoa com estrabismo, esses músculos não trabalham juntos. Como resultado, um olho enxerga um objeto, enquanto o outro olho se volta para outra direção e se concentra em outro objeto.
Quando isso ocorre, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro, uma de cada olho, confundindo o cérebro. Em crianças, o cérebro pode aprender a ignorar a imagem do olho mais fraco.
Se o estrabismo não for tratado, o olho ignorado pelo cérebro nunca verá bem. Essa perda de visão é chamada de ambliopia. Algumas vezes, a ambliopia ocorre primeiro, causando o estrabismo.
Na maioria das crianças com estrabismo, a causa é desconhecida. Em mais da metade desses casos, o problema está presente no nascimento ou logo depois (estrabismo congênito).
Na maioria das vezes, o problema está relacionado ao controle, e não à força muscular.
Outros distúrbios associados ao estrabismo em crianças incluem:
- Síndrome de Apert
-
Paralisia cerebral
Paralisia cerebral
A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios que podem envolver as funções cerebrais e do sistema nervoso, como os movimentos, aprendizagem, audi...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Rubéola congênita
-
Hemangioma perto do olho
Hemangioma
Um hemangioma é um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Síndrome de incontinência pigmentar
- Síndrome de Noonan
- Síndrome de Prader-Willi
- Retinopatia da prematuridade
- Retinoblastoma
-
Traumatismo craniano
Traumatismo craniano
A concussão pode ocorrer quando a cabeça atinge um objeto ou um objeto em movimento atinge a cabeça. A concussão é um tipo menos grave de lesão do c...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Trissomia do 18
Trissomia do 18
Trissomia 18 é um distúrbio genético em que indivíduo tem uma terceira cópia de material do cromossomo 18, em vez das duas cópias usuais.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
O estrabismo que se desenvolve em adultos pode ser causado por:
-
Botulismo
Botulismo
O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucado...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Diabetes (causa uma condição conhecida como estrabismo paralítico adquirido)
-
Doença de Graves
Doença de Graves
A doença de Graves é um transtorno autoimune que leva à superatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo). Uma doença autoimune é uma condição ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Síndrome de Guillain-Barré
Síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença grave que ocorre quando o sistema de defesas do organismo (sistema imune) ataca parte do sistema nervoso po...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Lesão nos olhos
- Intoxicação por marisco
-
Acidente vascular cerebral
Acidente vascular cerebral
Um derrame é uma interrupção do fornecimento de sangue para qualquer parte do cérebro. Um derrame é também chamado de acidente vascular cerebral (AV...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Traumatismo craniano
- Perda de visão por qualquer doença ocular ou lesão
O histórico familiar de estrabismo é um fator de risco. A hipermetropia pode ser um fator de contribuição, especialmente em crianças. Alguma outra doença que cause perda de visão também pode provocar estrabismo.
Sintomas
Os sintomas do estrabismo podem estar presentes sempre ou somente em determinadas situações. Os sintomas incluem:
- Olhos cruzados
- Visão dupla
- Olhos que não apontam na mesma direção
- Movimentos oculares não coordenados (os olhos não se movem juntos)
- Perda da visão ou da percepção de profundidade
É importante notar que crianças podem não perceber visão dupla. Isso ocorre porque a ambliopia pode se desenvolver rapidamente.
Sinais e exames
Um exame físico incluirá o exame detalhado dos olhos. Serão feitos testes para determinar qual o grau de desalinhamento dos olhos.
Os testes oculares incluem:
- Reflexo da luz na córnea
- Teste de cobrir/descobrir
- Exame da retina
-
Exame oftalmológico padrão
Exame oftalmológico padrão
Um exame oftalmológico padrão consiste de uma série de testes feitos para checar sua visão e a saúde de seus olhos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Acuidade visual
Também será realizado um exame do cérebro e do sistema nervoso (neurológico).
Tratamento
O primeiro passo para o tratamento do estrabismo em crianças é a prescrição de óculos, se necessário.
A ambliopia deve ser tratada em seguida. Coloca-se um tampão no melhor olho, forçando o olho mais fraco a trabalhar mais.
Seu filho pode não gostar de usar o tampão ou óculos. O tampão força a criança a enxergar com o olho mais fraco primeiro. No entanto, é muito importante usar o tampão e os óculos conforme indicado.
Se os olhos ainda assim não se moverem corretamente, pode ser necessária uma cirurgia nos músculos oculares. Diferentes músculos do olho serão fortalecidos ou enfraquecidos.
A cirurgia nos músculos oculares não resolve o problema de visão do olho preguiçoso. A cirurgia poderá não ser bem-sucedida se a ambliopia não tiver sido tratada. A criança pode precisar usar óculos após o procedimento. No geral, quanto mais nova é a criança quando a cirurgia é realizada, melhor o resultado.
Os adultos com estrabismo leve que vai e volta podem ter bons resultados com óculos e exercícios para os músculos oculares a fim de ajudar a manter o foco. Formas mais graves de estrabismo em adultos exigirão cirurgia para alinhar os olhos. Se o estrabismo aconteceu em função de uma perda de visão, essa perda deverá ser corrigida primeiro para que a cirurgia de estrabismo tenha êxito.
Expectativas (prognóstico)
Após a cirurgia, os olhos talvez pareçam alinhados, mas os problemas de visão podem permanecer.
A criança ainda pode ter problemas de leitura na escola e, para os adultos, talvez seja difícil dirigir. A visão pode afetar a capacidade de praticar esportes.
Com diagnóstico e tratamento precoces, o problema normalmente tem chances de ser corrigido. A demora no tratamento pode provocar a perda permanente da visão em um olho. Se a ambliopia não for tratada até os 11 anos de idade, é mais provável que ela persista. Aproximadamente um terço das crianças com estrabismo desenvolve ambliopia.
Como muitas crianças voltam a desenvolver estrabismo ou ambliopia, elas precisam ser monitoradas de perto.
Quando contatar um profissional de saúde
O estrabismo exige avaliação médica imediata. Marque uma consulta com o oftalmologista se seu filho:
- Parecer vesgo
- Reclamar de visão dupla
- Tiver dificuldades para enxergar
Observação: Problemas de aprendizado ou problemas na escola podem ser causados pela incapacidade da criança enxergar o quadro-negro ou o material de leitura.
Referências
American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus website. Strabismus. engage.aapos.org/browse/glossary/entry?GlossaryKey=f95036af-4a14-4397-bf8f-87e3980398b4. Updated February 12, 2018. Accessed August 31, 2018.
Bowling B. Strabismus. In: Bowling B, ed. Kanski's Clinical Ophthalmology. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 18.
Cheng KP. Ophthalmology. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Zitelli and Davis' Atlas of Pediatric Physical Diagnosis. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 20.
Lavin PJM. Neuro-ophthalmology: ocular motor system. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 44.
Olitsky SE, Hug D, Plummer LS, Stahl ED, Ariss MM, Lindquist TP. Disorders of eye movement and alignment. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 623.
-
Estrabismo - Ilustração
As pessoas são muito sensíveis em relação às posições do olhos dos outros. Ao olhar para a posição dos olhos de outras pessoas, pode-se avaliar com muita eficácia onde estão olhando. As pessoas também são sensíveis aos olhos que não estão olhando para a mesma direção, conhecido como vesgos (estrabismo). Outros termos médicos mais específicos designam olhos voltados para forma ou para dentro, ou que viram de forma anormal. Qualquer sinal de estrabismo na infância deve ser avaliado imediatamente, bem como o início recente em adultos.
Estrabismo
Ilustração
-
Estrabismo divergente - Ilustração
As pessoas são muito sensíveis às posições dos olhos de outros indivíduos. Olhando para a posição dos olhos de outra pessoa, podemos estimar muito claramente para onde ela está olhando. As pessoas também são sensíveis a olhos que não enxergam na mesma direção, o que é chamado de estrabismo (vesgueira). Outros termos médicos mais específicos se referem a olhos virados para dentro ou para fora, ou girados de maneira anormal. Qualquer aparência de estrabismo em crianças pequenas deve ser avaliada imediatamente, assim como o surgimento recente de estrabismo em um adulto.
Estrabismo divergente
Ilustração
Data da revisão: 8/28/2018