Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Abscesso no dente

Um abscesso no dente é um acúmulo de material infectado (pus), devido a uma infecção bacteriana no centro de um dente.

Abscesso periapical, Abscesso dentário, Infecção dentária; Abscesso - dente

Causas

O abscesso no dente é uma complicação da cárie dentária. Ele também pode resultar de trauma, por exemplo, quando um dente é quebrado ou lascado. Aberturas no esmalte dos dentes permitem que as bactérias infectem o centro do dente (polpa). A infecção pode disseminar-se para fora a partir da raiz do dente e para os ossos de sustentação do dente.

A infecção resulta em um acúmulo de pus e inchaço dos tecidos dentro do dente, causando uma grave dor de dente. Se a polpa do dente morrer, a dor de dente pode parar. No entanto, a infecção pode permanecer ativa e continuar a se espalhar, com destruição dos tecidos e piora da dor.

Sintomas

O principal sintoma é uma dor de dente grave. A dor é contínua e pode ser descrita como torturante, aguda, forte ou latejante.

Outros sintomas podem incluir:

  • Gosto amargo na boca
  • Mau hálito
  • Desconforto geral, inquietação ou mal-estar
  • Febre
  • Dor ao mastigar
  • Sensibilidade dos dentes ao calor ou frio
  • Inchaço da gengiva sobre o dente infectado, que pode parecer uma espinha
  • Glândulas inchadas do pescoço
  • Área inchada do maxilar superior ou inferior (sintoma muito grave)

Sinais e exames

O dentista vai olhar atentamente seus dentes, boca e gengivas. Você pode sentir dor quando o dentista tocar no dente. Morder ou fechar a boca firmemente também aumenta a dor. As gengivas podem estar inchadas e vermelhas e podem drenar material espesso.

Raios-X dos dentes e outros testes podem ajudar o seu dentista a determinar qual dente ou dentes estão causando o problema.

Tratamento

Os objetivos do tratamento são curar a infecção, salvar o dente e evitar complicações.

Antibióticos podem ser administrados para combater a infecção. Bochecho com água morna e salgada pode gerar alívio. Analgésicos podem aliviar a dor de dente e a febre. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico ou dentista.

Nunca coloque aspirina diretamente sobre o dente ou gengivas, porque isto aumenta a irritação dos tecidos e pode resultar em úlceras orais.

Um canal pode ser recomendado em uma tentativa de salvar o dente.

Se houver uma infecção grave, o dente pode ser removido ou uma cirurgia pode ser necessária para drenar o abscesso. Algumas pessoas podem precisar de internação hospitalar.

Expectativas (prognóstico)

Abscessos não tratados podem piorar e podem levar a complicações potencialmente fatais.

O tratamento imediato geralmente cura a infecção. O dente geralmente pode ser salvo em muitos casos.

Complicações

Complicações incluem:

  • Perda do dente
  • Infecção sanguínea (sepse)
  • Disseminação da infecção ao tecido mole
  • Disseminação da infecção para o osso da mandíbula
  • Propagação da infecção a outras áreas do corpo, resultando em abscesso cerebral, endocardite, pneumonia ou outras complicações

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu dentista se você tiver uma dor de dente latejante e persistente, ou se você notar um nódulo (espinha) na gengiva.

Prevenção

O tratamento imediato de cárie dentária reduz o risco de abscesso no dente. Dentes traumatizados devem ser examinados imediatamente pelo dentista.

Referências

Amsterdam JT. Oral medicine. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 70.

Mehta NR, Scrivani SJ, Spierings ELH. Dental and facial pain. In: Benzon HT, Rathmell JP, Wu CL, Turk DC, Argoff CE, Hurley RW, eds. Practical Management of Pain. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2014:chap 31.

  • Anatomia dentária - Ilustração

    A estrutura do dente é composta pela dentina, polpa e outros tecidos, vasos sanguíneos e nervos presos nas mandíbula óssea. Acima da linha da gengiva, o dente é protegido pela proteção dura de esmalte.

    Anatomia dentária

    Ilustração

  • Anatomia dentária - Ilustração

    A estrutura do dente é composta pela dentina, polpa e outros tecidos, vasos sanguíneos e nervos presos nas mandíbula óssea. Acima da linha da gengiva, o dente é protegido pela proteção dura de esmalte.

    Anatomia dentária

    Ilustração

 

Data da revisão: 2/22/2016

Revisão feita por: Michael Kapner, DDS, general and aesthetic dentistry, Norwalk Medical Center, Norwalk, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados