Aneurisma da aorta torácica
Definição
Um aneurisma é um alargamento irregular de uma porção de uma artéria causado por fraqueza nas paredes do vaso sanguíneo.
Um aneurisma da aorta torácica ocorre na parte da maior artéria do corpo (a aorta) que passa pelo peito.
Nomes alternativos
Aneurisma da aorta - torácica; Aneurisma sifilítico - Aneurisma - aorta torácica
Causas
O motivo mais comum para ocorrência de aneurisma da aorta torácica é o endurecimento das artérias (aterosclerose). Essa doença é mais comum em pessoas com colesterol alto, com pressão alta de longa duração ou que fumam.
Outros fatores de risco para aneurisma torácico incluem:
- Mudanças causadas pela idade
- Distúrbios do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan e a síndrome de Ehlers-Danlos
- Inflamação da aorta
- Traumas, como quedas e acidentes de trânsito
- Sífilis
Sintomas
Os aneurismas se desenvolvem lentamente durante muitos anos. A maioria dos pacientes não apresentará sintomas até que o aneurisma comece a vazar ou dilatar.
Muitas vezes, os sintomas surgem subitamente quando:
- O aneurisma cresce rapidamente
- O aneurisma se rompe (denominado ruptura)
- O sangue vaza pela parede da aorta (dissecação da aorta)
Se o aneurisma pressionar estruturas próximas, os seguintes sintomas poderão surgir:
- Rouquidão
- Problemas para engolir
- Respiração aguda (estridente)
- Inchaço no pescoço
Outros sintomas podem incluir:
- Dores nas costas ou no peito
- Pele viscosa
- Náusea e vômito
- Ritmo cardíaco acelerado
- Baixa pressão sanguínea
Sinais e exames
O exame físico é geralmente normal, a não ser que tenha ocorrido uma ruptura ou um vazamento.
A maioria dos aneurismas da aorta é descoberta através de testes realizados por outros motivos, geralmente uma radiografia do tórax, um ecocardiograma, uma tomografia computadorizada do tórax ou uma ressonância magnética. Uma tomografia computadorizada do tórax mostra o tamanho da aorta e a localização exata do aneurisma.
Um aortograma (um conjunto especial de imagens de raio-X feitas quando um contraste é injetado na aorta) consegue identificar o aneurisma e quaisquer ramificações da aorta envolvidas.
Tratamento
O tratamento depende da localização do aneurisma. A aorta compreende três partes:
- A primeira parte vai até a cabeça, chamada de aorta ascendente
- A parte do meio é curvada, chamada de arco aórtico.
- A terceira parte desce em direção aos pés, chamada de aorta descendente.
Para pacientes com aneurismas da aorta ascendente ou do arco de aorta:
- A cirurgia para substituir a aorta é aconselhável caso o aneurisma tenha mais de 5 a 6 centímetros.
- É realizada uma incisão (corte) no meio do tórax.
- A aorta é substituída por um enxerto de plástico ou de tecido.
- Esta é uma cirurgia complexa que requer o uso de aparelhos especiais (máquina coração-pulmão).
Para pacientes com aneurismas da aorta torácica descendente:
- Uma cirurgia de grande porte é realizada para substituir a aorta por um enxerto de tecido caso o aneurisma tenha mais de 6 centímetros.
- A cirurgia é realizada através de uma incisão na parte lateral do tórax, a partir da qual é possível alcançar o abdome.
- O implante de stents endovasculares é a opção menos invasiva. Um stent é um pequeno tubo plástico ou metálico usado para manter a artéria aberta. Os stents podem ser implantados no corpo sem cortes no peito. Ainda assim, nem todos os pacientes com aneurisma torácico descendente são candidatos para a implantação de stent.
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico de longo prazo para pacientes com aneurisma da aorta torácica é determinado por outros problemas médicos, tais como doença cardíaca, pressão alta e diabetes, que podem ter causado ou contribuído para esse quadro.
Complicações
Complicações graves do pós-operatório incluem:
- Sangramento
- Infecção do enxerto
- Ataque cardíaco
- Batimento cardíaco irregular
- Danos nos rins
- Paralisia
- Derrame
A morte logo após a operação acontece em 5 a 10% dos pacientes.
Complicações após o implante do stent incluem danos às pernas, o que pode requerer outra operação.
Quando contatar um profissional de saúde
Informe seu médico sobre:
- Histórico familiar de distúrbios do tecido conjuntivo (como síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos)
- Desconforto no peito ou nas costas
Prevenção
Para prevenir a aterosclerose:
- Controle sua pressão sanguínea e níveis de lipídeo no sangue.
- Não fume.
- Tenha uma dieta saudável.
- Faça exercícios regularmente.
Referências
Acher CW, Wynn M. Thoracic and thoracoabdominal aneurysms: open surgical treatment. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. Rutherford's Vascular Surgery. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 135.
Braverman AC. Diseases of the aorta. In: Mann DL, Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 57.
Lederle FA. Diseases of the aorta. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 78.
Singh MJ, Makaroun MS. Thoracic and thoracoabdominal aneurysms: endovascular treatment. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. Rutherford's Vascular Surgery. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 136.
Data da revisão:
6/6/2016
Revisão feita por:
Deepak Sudheendra, MD, RPVI, Assistant Professor of Interventional Radiology & Surgery at the University of Pennsylvania Perelman School of Medicine, with an expertise in Vascular Interventional Radiology & Surgical Critical Care, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados