Prolapso retal
Definição
O prolapso retal ocorre quando há queda do reto para fora do orifício anal.
Nomes alternativos
Procidência; Intussuscepção retal
Causas
A causa exata do prolapso retal é desconhecida. Causas possíveis podem incluir:
- Defeito no assoalho pélvico, com formação de hérnia
- Músculos do esfíncter anal frouxos
- Cólon anormalmente longo
- Movimento descendente da cavidade abdominal entre o reto e o útero
- Prolapso do intestino delgado
- Prisão de ventre (constipação)
- Diarreia
- Tosse e espirros crônicos
Um prolapso pode ser parcial ou completo:
- No prolapso parcial, o revestimento interno do reto sai parcialmente através do ânus
- No prolapso completo, todo o reto sai através do ânus
O prolapso retal ocorre mais frequentemente em crianças menores de 6 anos. Os problemas de saúde que podem levar ao prolapso incluem:
- Fibrose cística
- Infecções por vermes intestinais
- Diarreia crônica
- Outros problemas de saúde presentes no nascimento
Em adultos, o prolapso retal geralmente é associado a constipação ou um problema muscular ou nervoso na região pélvica ou genital.
Sintomas
O principal sintoma é uma massa de cor avermelhada que se destaca na abertura do ânus, especialmente após uma evacuação. Esta massa avermelhada é na verdade o revestimento interno do reto. Poderá haver sangramento leve, dor ou desconforto.
Sinais e exames
O médico irá realizar um exame físico que pode incluir um exame do reto. Para verificar se há prolapso, o médico poderá pedir para você agachar em cima de uma cadeira ou mesa no consultório.
Exames complementares que podem ser realizados incluem:
- Colonoscopia para confirmar o diagnóstico
- Dosagem de hemoglobina se houver sangramento no reto
Tratamento
Consulte o seu médico se um prolapso retal ocorrer.
Em alguns casos, o prolapso pode ser tratado em casa. Siga as instruções do seu médico. O reto deve ser empurrado para dentro manualmente. Um pano macio, quente e úmido é usado para aplicar uma pressão suave na massa e empurrá-la de volta através da abertura anal. A pessoa afetada deve ser deitada de lado em posição genupeitoral (com os joelhos dobrados sobre o tórax) antes de aplicar pressão, permitindo que a gravidade ajude o reto a voltar para a posição normal.
Cirurgia imediata para reparar o prolapso raramente é necessária. Em crianças, o tratamento da doença subjacente geralmente resolve o problema. Por exemplo, se a causa for fezes secas, laxantes podem ajudar. Se o prolapso persistir, a cirurgia pode ser necessária.
Em adultos, a única cura para prolapso retal é um procedimento para reparar o esfíncter anal e os músculos pélvicos enfraquecidos.
Expectativas (prognóstico)
Em crianças, tratar a causa geralmente cura o prolapso retal. Em adultos, a cirurgia é geralmente bem-sucedida na cura do prolapso.
Quando o prolapso não é tratado, prisão de ventre e perda de controle do intestino também podem se desenvolver.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico imediatamente se você apresentar prolapso retal.
Prevenção
Em crianças, o tratamento da doença subjacente geralmente previne outros episódios de prolapso retal.
Referências
Kliegman RM, Stanton BF, St Geme JW, Schor NF. Surgical conditions of the anus and rectum. In: Kliegman RM, Stanton BF, St Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 344.
Lembo AJ. Constipation. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 19.
Madoff RD. Diseases of the rectum and anus. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 145.
Data da revisão:
5/11/2016
Revisão feita por:
Subodh K. Lal, MD, gastroenterologist with Gastrointestinal Specialists of Georgia, Austell, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados