Hiperparatireoidismo
Hipercalcemia relacionada à paratireoide; Osteoporose - hiperparatireoidismo; Perda de massa óssea - hiperparatireoidismo; Osteopenia - hiperparatireoidismo; Hipercalcemia - hiperparatireoidismo; Doença renal crônica - hiperparatireoidismo; Insuficiência renal - hiperparatireoidismoO hiperparatireoidismo é um distúrbio em que as glândulas paratireoides no pescoço produzem muito paratormônio (PTH).
Causas
Há 4 glândulas paratireoides no pescoço, próximas ou ligadas à parte posterior da tireoide.
As glândulas paratireoides ajudam a controlar o uso e a eliminação do cálcio através da produção do paratormônio (PTH). Esse hormônio controla os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue e nos ossos.
Quando os níveis de cálcio estão muito baixos, o corpo responde produzindo mais paratormônio, com consequente aumento dos níveis de cálcio no sangue.
Quando há aumento de uma ou mais glândulas paratireoides, há maior produção de paratormônio. Muitas vezes, a causa não é conhecida.
- A doença é mais comum em indivíduos acima dos 60 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos mais jovens. O hiperparatireoidismo em crianças é muito raro.
- Mulheres são afetadas mais frequentemente que homens.
- Radiação na cabeça e pescoço aumenta o risco.
- A doença é raramente ocasionada por câncer na paratireoide.
Condições médicas que fazem com que os níveis de cálcio no sangue fiquem baixos ou que os níveis de fosfato aumentem podem levar ao hiperparatireoidismo. Causas comuns incluem:
- Condições que dificultam a decomposição do fosfato no corpo
- Insuficiência renal
- Falta de cálcio na dieta
- Perda de muito cálcio na urina
- Distúrbios relacionados à vitamina D (frequentemente observados em crianças com má nutrição e idosos que não tomam sol suficientemente)
- Problemas na absorção de nutrientes dos alimentos
Sintomas
O hiperparatireoidismo é muitas vezes diagnosticado antes do aparecimento dos sintomas.
Os sintomas são causados principalmente pelo dano que os altos níveis de cálcio provocam aos órgãos ou pela perda de cálcio dos ossos. Os sintomas podem incluir:
-
Dor ou sensibilidade óssea
Dor ou sensibilidade óssea
Dor ou sensibilidade óssea é a dor ou desconforto em um ou mais ossos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Depressão e esquecimento
Depressão
A depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Cansaço, mal estar e fraqueza
- Ossos dos membros e coluna frágeis, que podem quebrar facilmente
-
Maior quantidade de urina produzida
Maior quantidade de urina produzida
Volume excessivo de urina significa que a pessoa elimina volumes significativos e anormais de urina diariamente. O termo médico para esse quadro é p...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Cálculos renais
Cálculos renais
O cálculo ou pedra renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais. Um ou mais cálculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo t...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Náusea e perda de apetite
Náusea
Náusea é a sensação de vontade de vomitar. Vomitar é forçar o conteúdo do estômago para cima através do esôfago e para fora da boca.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosPerda de apetite
Redução do apetite é o quadro em que a vontade de se alimentar diminui. O termo médico para a perda de apetite é anorexia.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos
Sinais e exames
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.
Exames complementares incluem:
- Dosagem de PTH no sangue
- Dosagem de cálcio no sangue
- Fosfatase alcalina
- Fósforo
- Análise da urina de 24 horas
Raios-X e testes de densidade mineral dos ossos podem ajudar a detectar perda óssea, fraturas ou desmineralização dos ossos.
Raios-X, ultrassonografia ou tomografia computadorizada dos rins e do trato urinário podem mostrar depósitos de cálcio ou um bloqueio.
Tratamento
Se você apresentar níveis de cálcio levemente aumentados e não tiver sintomas, você pode fazer checkups regulares ou submeter-se a tratamento.
Se decidir pelo tratamento, este pode incluir:
- Ingerir mais líquidos para evitar a formação de cálculos renais
- Exercitar-se
- Evitar diuréticos do tipo tiazida
- Passar por cirurgia para remoção de glândulas hiperativas (geralmente para pessoas abaixo dos 50 anos de idade)
Se apresentar sintomas ou se o nível de cálcio estiver muito alto, pode ser necessário passar por cirurgia para retirada da glândula paratireoide que está produzindo hormônio em excesso.
Para hiperparatireoidismo causado por outra condição médica, seu médico poderá prescrever vitamina D, se os níveis de vitamina D estiverem baixos.
Pacientes cujo hiperparatireoidismo é causado por insuficiência renal podem ser tratados com:
- Cálcio e vitamina D extra
- Evitar fosfato na dieta
- Um medicamento chamado cinacalcet
- Diálise ou transplante de rim
- Cirurgia da paratireoide, se os níveis de PTH ficarem incontrolavelmente altos
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico depende da causa do hiperparatireoidismo.
Complicações
Problemas de longo prazo que podem ocorrer quando o hiperparatireoidismo não é bem controlado incluem:
- Os ossos ficam fracos, deformados ou podem quebrar
- Hipertensão arterial e doença cardíaca
- Pedras nos rins
- Doença renal crônica
A cirurgia da glândula paratireoide pode resultar em hipoparatireoidismo e danos aos nervos que controlam as cordas vocais.
Hipoparatireoidismo
Hipoparatireoidismo é um distúrbio no qual as glândulas paratireoides no pescoço não produzem hormônio da paratireoide (PTH) suficiente.

Referências
Silverberg SJ, Bilezikian JP. Primary hyperparathyroidism. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 63.
Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.
-
Glândulas paratireoides - Ilustração
As 4 glândulas paratireoides estão localizadas próximas da ou afixadas na parte traseira da glândula tireoide e produzem o hormônio da paratireoide (PTH). O hormônio paratormônio regula o equilíbrio de cálcio, fósforo e magnésio no sangue e nos ossos, mantendo um equilíbrio entre os níveis minerais no sangue e nos ossos.
Glândulas paratireoides
Ilustração
-
Glândulas paratireoides - Ilustração
As 4 glândulas paratireoides estão localizadas próximas da ou afixadas na parte traseira da glândula tireoide e produzem o hormônio da paratireoide (PTH). O hormônio paratormônio regula o equilíbrio de cálcio, fósforo e magnésio no sangue e nos ossos, mantendo um equilíbrio entre os níveis minerais no sangue e nos ossos.
Glândulas paratireoides
Ilustração
Data da revisão: 5/2/2016
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.