Espondilolistese
Dor lombar - espondilolistese; Degeneração da coluna - espondilolisteseEspondilolistese é uma condição em que um osso na coluna (vértebra) desliza da sua posição adequada sobre o osso abaixo dele.
Causas
Em crianças, a espondilolistese geralmente ocorre entre o quinto osso na parte inferior das costas (vértebra lombar) e o primeiro osso na área do sacro (pelve), frequentemente causada por um defeito de nascimento naquela área da coluna ou por uma lesão súbita (trauma agudo).
Em adultos, a causa mais comum é o desgaste anormal da cartilagem e dos ossos, como artrite. Esta condição afeta mais frequentemente pessoas com mais de 50 anos, sendo mais comum em mulheres.
Artrite
Artrite é uma inflamação ou degeneração em uma ou mais articulações. Uma articulação é uma área de encontro entre dois ossos. Existem mais de 100 t...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosDoença óssea e fraturas também podem provocar espondilolistese. Determinadas atividades esportivas, como ginástica artística, levantamento de peso e futebol americano colocam muito estresse sobre os ossos na parte inferior das costas. Eles também exigem que o atleta alongue muito (estique) constantemente a coluna, podendo levar à fratura por estresse em um ou ambos os lados da vértebra. Uma fratura por estresse pode fazer com que o osso enfraqueça ou saia do lugar.
Sintomas
Os sintomas de espondilolistese podem variar de leves a intensos. Um indivíduo com espondilolistese pode não apresentar sintomas. Crianças podem não apresentar sintomas antes dos 18 anos.
A situação pode produzir lordose aumentada, mas em estágios mais avançados pode resultar em cifose à medida em que a coluna superior "cai" sobre a coluna inferior.
Lordose
Há uma curvatura para frente da coluna lombar, logo acima das nádegas. Um pequeno grau de curvatura é normal, mas o aumento excessivo dessa curvatur...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosCifose
Cifose é uma curvatura da coluna que provoca arqueamento ou arredondamento das costas, levando à postura corcunda.
Ler artigo agora Adicionar a favoritosOs sintomas podem incluir:
- Dor na parte inferior das costas
- Tensão muscular na parte posterior da coxa
- Dor, dormência ou formigamento nas coxas e nádegas
- Rigidez
- Sensibilidade na área da vértebra deslizada
- Fraqueza nas pernas
Sinais e exames
Seu médico irá examiná-lo e sentir a coluna. Ele pedirá que você levante a perna sem dobrar. Isso pode ser desconfortável ou doloroso.
Raio-X da coluna pode mostrar se o osso na coluna está fora de lugar ou quebrado.
Tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem mostrar se há estreitamento do canal medular.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade do deslizamento da vértebra. A maioria dos pacientes melhora com exercícios para alongar e fortalecer os músculos na parte inferior das costas.
Se o deslizamento não for grave e não houver dor, você poderá praticar a maioria dos esportes. Na maioria das vezes, você pode retomar as atividades lentamente.
O médico pode pedir que você evite esportes de contato ou mude o tipo de atividade para proteger suas costas do alongamento excessivo.
Você fará raios-X de acompanhamento para certificar-se de que o problema não está piorando.
Seu médico também poderá recomendar:
- Cinta lombar para limitar os movimentos da coluna
- Analgésicos (via oral ou injetados nas costas)
- Fisioterapia
Pode ser necessária cirurgia para fundir as vértebras deslocadas se você tiver:
- Dor intensa que não melhora com tratamento
- Um deslizamento grave de um osso da coluna
- Fraqueza dos músculos em uma ou ambas as pernas
Há uma chance de lesão no nervo com a cirurgia. No entanto, os resultados podem ser muito bons.
Expectativas (prognóstico)
Exercícios e mudanças nas atividades são úteis para a maioria das pessoas com espondilolistese leve.
Complicações
Se houver um deslizamento muito grande, os ossos podem começar a pressionar os nervos. Pode ser necessária cirurgia para corrigir a situação.
Outras complicações podem incluir:
- Dor crônica nas costas
- Infecção
- Dano permanente ou temporário nas raízes nervosas da coluna, que pode causar alterações na sensibilidade, fraqueza ou paralisia das pernas
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico se:
- As costas parecerem muito curvadas
- Você tiver dor ou rigidez nas costas que não melhora
- Você tiver dor nas coxas e nádegas que não passa
- Você tiver dormência e fraqueza nas pernas
Referências
Earle JL, Siddiqui IJ, Rainville J, Keel JC. Lumbar spondylolysis and spondylolisthesis. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 49.
Lauerman W, Russo M. Thoracolumbar spine disorders in adults. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee & Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 128.
Data da revisão: 9/22/2016
Revisão feita por: C. Benjamin Ma, MD, Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.