Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Varíola

Varíola - maior e menor

Varíola é uma doença grave e contagiosa causada por um vírus.

Causas

A varíola é facilmente transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva. Ela também pode ser transmitida pela roupa de cama e roupas em geral. A doença é mais contagiosa durante a primeira semana de infecção, mas pode continuar a ser contagiosa até que as cascas de ferida caiam. O vírus pode permanecer vivo entre 6 e 24 horas.

A vacinação contra a doença já foi feita no passado. No entanto, a doença foi erradicada em 1979. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que todos os países cessassem a vacinação.

Existem duas formas de varíola:

  • A varíola maior é uma doença grave que pode ser fatal em indivíduos que não foram vacinados.
  • A varíola menor é uma infecção mais branda que raramente causa morte

Um programa massivo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) extinguiu todos os vírus conhecidos da varíola do mundo nos anos 1970, exceto as poucas amostras guardadas para pesquisa. Os pesquisadores continuam a debater se as amostras remanescentes do vírus devem ser destruídas ou não, ou se devem preservá-las para estudos futuros.

Você tem maior probabilidade de desenvolver a varíola se:

  • For funcionário de um laboratório que lida com o vírus (raro)
  • Estiver em um local onde o vírus tiver sido liberado como arma biológica

Não se sabe por quanto tempo as vacinas permanecem efetivas. Indivíduos que receberam a vacina há muitos anos podem não estar mais protegidos contra o vírus.

O RISCO DE TERRORISMO

Há uma preocupação com a questão de que o vírus da varíola possa ser intencionalmente disseminado por meio de um ataque terrorista. O vírus poderia ser deliberadamente espalhado na forma de spray (aerossol).

Sintomas

Os sintomas geralmente aparecem de 12 a 14 dias após ter sido infectado pelo vírus. Podem incluir:

  • Dor nas costas
  • Delírio
  • Diarreia
  • Sangramento excessivo
  • Fadiga
  • Febre alta
  • Mal-estar
  • Erupção cutânea, que se transforma em feridas com crostas no 8º ou 9º dia
  • Dor de cabeça forte
  • Vômitos

Sinais e exames

Os exames incluem:

  • Painel de coagulação do sangue
  • Contagem plaquetária
  • Contagem de leucócitos

Exames laboratoriais especiais podem ser usados para identificar o vírus.

Tratamento

A vacina contra a varíola pode prevenir a doença ou diminuir os sintomas se administrada até 1 a 4 dias após a exposição ao vírus. Uma vez iniciados os sintomas, o tratamento é limitado.

Antibióticos poderão administrados para infecções que podem ocorrer em indivíduos com varíola. Tomar anticorpos contra uma doença semelhante à varíola (imunoglobulinas contra a vaccinia) pode ajudar a encurtar a duração da doença.

Indivíduos diagnosticados com varíola e todos que estiverem em contato próximo precisam ser isolados imediatamente. Eles precisam receber a vacina e ser monitorados.

Expectativas (prognóstico)

No passado, essa foi uma grande doença com risco de morte de até 30%.

Complicações

Complicações podem incluir:

  • Artrite e infecções ósseas
  • Inchaço cerebral (encefalite)
  • Morte
  • Infecções oculares
  • Pneumonia
  • Formação de cicatrizes
  • Sangramento intenso
  • Infecções cutâneas (nas feridas)

Quando contatar um profissional de saúde

Se você acha que pode ter sido exposto à varíola, entre em contato com seu médico imediatamente. Como a varíola foi exterminada, isso seria muito improvável, a menos que você tenha trabalhado com o vírus em um laboratório ou se tiver havido um ato de bioterrorismo.

Prevenção

Muitas pessoas foram vacinadas contra varíola no passado. A vacina não é mais administrada ao público em geral.

Se a vacina tiver de ser administrada para controlar um surto, pode haver um pequeno risco de complicações.

O acesso à vacinação é restrito. Somente alguns militares, funcionários do setor de saúde e atendentes de emergência podem receber a vacina hoje.

Referências

Centers for Disease Control website. Smallpox. www.cdc.gov/smallpox/index.html. Updated July 12, 2017. Accessed July 18, 2017.

Petersen BW, Damon IK. Orthopoxviruses: vaccinia (smallpox vaccine), variola (smallpox), monkeypox, and cowpox. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 135.

  • Lesões causadas pela varíola - Ilustração

    A varíola é uma doença contagiosa causada por vírus. O vírus da varíola foi mundialmente erradicado por meio de uma vacinação bem-sucedida e de programas de tratamento, e existem agora apenas vírus armazenados em alguns centros de pesquisa. Os sintomas incluem exastema grave (que deixa cicatriz), febre, cefaleia, vômito e diarreia.

    Lesões causadas pela varíola

    Ilustração

  • Lesões causadas pela varíola - Ilustração

    A varíola é uma doença contagiosa causada por vírus. O vírus da varíola foi mundialmente erradicado por meio de uma vacinação bem-sucedida e de programas de tratamento, e existem agora apenas vírus armazenados em alguns centros de pesquisa. Os sintomas incluem exastema grave (que deixa cicatriz), febre, cefaleia, vômito e diarreia.

    Lesões causadas pela varíola

    Ilustração

 

Data da revisão: 5/2/2017

Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados