Leptospirose
Síndrome de Weil; Febre icterohemorrágica; Febre dos porqueiros; Febre dos arrozais; Febre dos pântanos; Icterícia hemorrágica; Doença de Stuttgart; Tifo caninoA leptospirose é uma infecção que ocorre quando as pessoas são expostas à bactéria Leptospira.
Causas
A bactéria Leptospira pode ser encontrada em água contaminada com urina de animais. Pode haver infecção se você entrar em contato com um animal infectado. A infecção ocorre em temperaturas mais quentes. A leptospirose não é transmitida de uma pessoa a outra, exceto em casos muito raros.
Fatores de risco incluem:
- Exposição ocupacional: fazendeiros, agricultores, trabalhadores em abatedouros, caçadores, veterinários, lenhadores, militares e pessoas que trabalham em esgotos ou em arrozais
- Atividades recreativas: nadar em águas naturais, canoagem, andar de caiaque e fazer trilha de bicicleta em regiões quentes
- Exposições domésticas: cachorros, criação de animais domésticos, sistemas de captação da água da chuva e roedores infectados
Sintomas
Os sintomas podem levar de 2 a 26 dias (média de 10 dias) para se desenvolverem, podendo incluir:
- Tosse seca
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Náusea, vômito e diarreia
- Calafrios
Sintomas menos comuns incluem:
- Dor abdominal
- Sons anormais nos pulmões
- Dor nos ossos
-
Conjuntivite
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação ou a infecção da conjuntiva, a membrana que cobre as pálpebras e a parte branca do olho. A conjuntivite pode ser causad...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Linfonodos aumentados
- Fígado ou baço aumentado
Baço aumentado
Esplenomegalia é o aumento do baço além do seu tamanho normal. O baço é um órgão situado na parte superior esquerda do abdome.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Dores nas articulações
- Rigidez muscular
- Sensibilidade muscular
- Erupções cutâneas
- Dor de garganta
Sinais e exames
O sangue é examinado para verificar a existência de anticorpos contra a bactéria.
Outros exames que podem ser realizados incluem:
- Hemograma completo
- Creatinofosfoquinase
- Enzimas hepáticas
- Exame de urina tipo I
- Hemoculturas
Tratamento
Os medicamentos para tratar a leptospirose incluem:
- Ampicilina
- Azitromicina
- Ceftriaxona
- Cefotaxima
- Doxiciclina
- Penicilina
Os casos complicados ou graves podem precisar de cuidados assistenciais ou tratamento em uma unidade de tratamento intensivo (UTI).
Expectativas (prognóstico)
O resultado geralmente é bom. Entretanto, um caso complicado pode apresentar risco de morte se não for tratado imediatamente.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Reação de Jarisch-Herxheimer com a administração de penicilina
-
Meningite
Meningite
A meningite é uma infecção das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Sangramento grave
Quando contatar um profissional de saúde
Procure um médico se você apresentar quaisquer sintomas ou fatores de risco da leptospirose.
Prevenção
Evite regiões com água estagnada, principalmente em climas tropicais. Se você estiver exposto a uma área de alto risco, tome precauções para evitar a infecção. Discuta com o seu médico sobre medicamentos profiláticos que podem diminuir o risco de desenvolver a doença.
Referências
Haake DA, Levett PN. Leptospira species (leptospirosis). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 241.
Muehlenbachs A, Zaki SR. Leptospirosis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 323.
-
Anticorpos - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Anticorpos
Ilustração
-
Anticorpos - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Anticorpos
Ilustração
Data da revisão: 8/22/2016
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.