Listeriose
Infecção por Listeria; Granulomatose infantisséptica; Listeriose fetalListeriose é uma infecção que pode ocorrer quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com uma bactéria chamada Listeria monocytogenes (L. monocytogenes).
Causas
A bactéria Listeria monocytogenes é encontrada em animais selvagens, animais domesticados, no solo e na água. Essas bactérias adoecem o animal, levando ao aborto e natimortalidade em animais domésticos.
Legumes, carnes e outros alimentos podem ser infectados pela bactéria se entrarem em contato com solo ou esterco contaminado. Leite cru ou produtos feitos de leite cru podem conter essa bactéria.
Se ingerir produtos contaminados, você pode ficar doente. Os seguintes indivíduos estão sob maior risco:
- Adultos acima de 50 anos de idade
- Adultos com sistema imunológico enfraquecido
- Feto em desenvolvimento
- Recém-nascidos
- Mulheres grávidas
A bactéria frequentemente causa doença gastrointestinal. Em alguns casos, você pode desenvolver infecção no sangue (septicemia) ou inflamação do revestimento cerebral (meningite). Bebês e crianças frequentemente apresentam meningite.
Meningite
A meningite é uma infecção das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

A infecção no início da gravidez pode provocar aborto. A bactéria pode atravessar a placenta e infectar o feto em desenvolvimento. Infecções na gravidez em estágio avançado podem levar à natimortalidade ou morte do bebê em algumas horas após o nascimento. Cerca de metade dos bebês infectados ou próximos de nascer morrem.
Em adultos, a doença pode se apresentar de muitas formas, dependendo do órgão ou sistemas de órgãos infectados. Pode ocorrer como:
- Infecção do coração (endocardite)
Endocardite
A endocardite é a inflamação do revestimento interno das câmaras cardíacas e válvulas do coração (endocárdio). Ela é causada por uma infecção bacter...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Inflamação do cérebro ou do líquido cefalorraquidiano (meningite)
- Infecção do pulmão (pneumonia)
Pneumonia
Pneumonia é um problema respiratório em que há infecção nos pulmões. Este artigo cobre a pneumonia adquirida na comunidade. Este tipo de pneumonia é...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Infecção do sangue (septicemia)
- Infecção gastrointestinal (gastroenterite)
A infecção pode também ocorrer em uma forma mais branda, como:
-
Abscessos
Abscessos
Um abscesso é um acúmulo de pus em qualquer parte do corpo. Na maioria dos casos, a área ao redor do abscesso está inchada e inflamada.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Conjuntivite
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação ou a infecção da conjuntiva, a membrana que cobre as pálpebras e a parte branca do olho. A conjuntivite pode ser causad...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Lesão na pele
Lesão na pele
Erupções cutâneas envolvem alterações da cor, sensação ou textura da pele.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Sintomas
Em bebês, os sintomas da listeriose podem ser observados nos primeiros dias de vida e podem incluir:
- Perda de apetite
-
Letargia
Letargia
Fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Icterícia
Icterícia
Icterícia é a cor amarelada da pele, membranas mucosas ou olhos. A coloração amarela é causada pela bilirrubina, um subproduto de glóbulos vermelhos...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Desconforto respiratório (geralmente pneumonia)
- Choque
- Erupção cutânea
- Vômitos
Sinais e exames
Exames laboratoriais podem ser feitos para detectar a bactéria no líquido amniótico, sangue, fezes e urina. Uma cultura do líquido cefalorraquidiano pode ser realizada após uma punção lombar.
Tratamento
Antibióticos (incluindo ampicilina ou sulfametoxazol-trimetoprima) são prescritos para matar a bactéria causadora da infecção.
Expectativas (prognóstico)
A listeriose em fetos ou bebês tem alta taxa de mortalidade. Crianças saudáveis mais velhas e adultos apresentam taxa de mortalidade menor. A doença é menos grave se afetar apenas o trato gastrointestinal. Infecção do cérebro ou do líquido cefalorraquidiano tem prognóstico pior.
Complicações
Bebês que sobrevivem à listeriose podem ter dano cerebral e do sistema nervoso (neurológico) permanente e desenvolvimento atrasado.
Quando contatar um profissional de saúde
Procure seu médico se você ou seu filho apresentar sintomas de listeriose.
Prevenção
Produtos alimentícios como queijos feitos com leite não pasteurizado podem causar a surtos de listeriose. Sempre cozinhe bem os alimentos.
Lave bem as mãos depois de tocar em animais de estimação, animais de fazenda e manusear fezes de animais.
Se você estiver grávida ou querendo engravidar, discuta com o seu médico quais alimentos você deve evitar.
Referências
Baltimore RS. Listeria monocytogenes. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 19th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 181.
Bennett L. Listeria monocytogenes. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 207.
-
Anticorpos - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Anticorpos
Ilustração
-
Anticorpos - Ilustração
Antígenos são moléculas grandes (normalmente proteínas) na superfície de células, vírus, fungos, bactérias e em algumas substâncias, como toxinas, produtos químicos, drogas e partículas estranhas. O sistema imunológico os reconhece e produz anticorpos para destruir as substâncias que os contêm.
Anticorpos
Ilustração
Data da revisão: 9/27/2017
Revisão feita por: Jatin M. Vyas, MD, PhD, Assistant Professor in Medicine, Harvard Medical School; Assistant in Medicine, Division of Infectious Disease, Department of Medicine, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.