Neuralgia

Definição

A neuralgia é uma dor aguda e semelhante a um choque elétrico, que segue o caminho de um nervo e ocorre devido a irritação ou lesão do nervo.

Causas comuns de neuralgia incluem:

Nomes alternativos

Nevralgia; Dor no nervo; Neuropatia dolorosa; Dor neuropática

Causas

Causas de neuralgia incluem:

Em muitos casos, a causa é desconhecida.

A neuralgia pós-herpética e a neuralgia do trigêmeo são os dois tipos mais comuns de neuralgia. Uma neuralgia relacionada, mas menos comum, afeta o nervo glossofaríngeo, responsável pela sensibilidade da garganta.

A neuralgia é mais comum em idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Sintomas

Sintomas podem incluir:

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.

Um exame pode mostrar:

Uma avaliação por um dentista pode ser necessária se houver dor na face ou na mandíbula. Um exame odontológico poderá descartar distúrbios ortodônticos que podem resultar em dor facial (como abscesso dental).

Outros sintomas (como vermelhidão ou inchaço) podem ajudar a descartar outras possibilidades, como infecções, fraturas ósseas ou artrite reumatoide.

Não existem testes específicos para neuralgia, mas os exames seguintes podem ser realizados para descobrir a causa da dor:

Tratamento

O tratamento varia dependendo da causa, do local e da gravidade da dor.

Medicamentos para controle da dor incluem:

Outros tratamentos podem incluir:

Infelizmente, esses procedimentos podem não melhorar os sintomas e podem causar perda da sensibilidade ou sensações anormais.

Quando os outros métodos de tratamento não forem bem-sucedidos, os médicos podem tentar estimulação do nervo ou da medula espinhal. Em casos raros, um procedimento chamado estimulação do córtex motor é realizado. Um eletrodo é colocado sobre uma parte do cérebro e conectado a um gerador de pulsos sob a pele, alterando a sinalização nervosa e podendo reduzir a dor.

Expectativas (prognóstico)

A maioria das neuralgias não é fatal nem é sinal de outros distúrbios fatais. Em caso de dores fortes que não melhoram, procure um especialista em dor para explorar todas as opções de tratamento.

A maioria das neuralgias responde a bem ao tratamento. Ataques de dor costumam ser recorrentes. Entretanto, os ataques podem passar a serem mais frequentes em pacientes na medida em que envelhecem.

Ocasionalmente a condição pode melhorar por conta própria ou desaparecer, mesmo em casos onde a causa não é encontrada.

Complicações

Complicações podem incluir:

Quando contatar um profissional de saúde

Procure seu médico se você:

Prevenção

O controle rigoroso da glicemia pode evitar danos nervosos em diabéticos. Em caso de herpes-zóster, drogas antivirais e vacina podem ajudar na prevenção de neuralgias.

Referências

Katirji B. Disorders of peripheral nerves. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 107.

Scadding JW, Koltzenberg M. Painful peripheral neuropathies. In: McMahon SB, Koltzenburg M, Tracey I, Turk DC, eds. Wall and Melzack's Textbook of Pain. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 65.

Shy ME. Peripheral neuropathies. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 420.



Data da revisão: 5/30/2016
Revisão feita por: Amit M. Shelat, DO, FACP, Attending Neurologist and Assistant Professor of Clinical Neurology, SUNY Stony Brook, School of Medicine, Stony Brook, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados