Neuroblastoma
Câncer - neuroblastomaO neuroblastoma é um tipo muito raro de tumor maligno que se desenvolve a partir do tecido nervoso. Ele geralmente ocorre em crianças e bebês.
Tumor
Um tumor é um crescimento anormal de tecidos do corpo. Os tumores podem ser cancerígenos (malignos) ou não cancerígenos (benignos).
Ler artigo agora Adicionar a favoritosCausas
O neuroblastoma pode ocorrer em muitas áreas do corpo. Ele se desenvolve a partir dos tecidos que formam o sistema nervoso simpático, a parte do sistema nervoso que controla funções corporais como a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, a digestão e os níveis de determinados hormônios.
Muitos neuroblastomas começam no abdome, na glândula adrenal, perto da medula espinhal ou no tórax. Os neuroblastomas podem se espalhar para os ossos, incluindo ossos da face, do crânio, da pelve, ombros, braços e pernas. Ele também pode se espalhar para a medula óssea, fígado, linfonodos, pele e em volta dos olhos (órbitas).
A causa do tumor é desconhecida. O neuroblastoma é mais comumente diagnosticado em crianças antes dos 5 anos. O distúrbio ocorre em aproximadamente 1 em cada 100.000 crianças e é ligeiramente mais comum em meninos.
Na maioria dos pacientes, o neuroblastoma já se espalhou quando ele é diagnosticado.
Sintomas
Os primeiros sintomas são geralmente febre, uma sensação geral de doença (mal-estar) e dor. Também pode haver perda de apetite, perda de peso e diarreia.
Mal-estar
Mal-estar é uma sensação generalizada de desconforto, doença ou falta de bem-estar.
Ler artigo agora Adicionar a favoritosOutros sintomas dependem do local do tumor, podendo incluir:
-
Dor ou sensibilidade óssea (se o câncer se espalhar para os ossos)
Dor ou sensibilidade óssea
Dor ou sensibilidade óssea é a dor ou desconforto em um ou mais ossos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Dificuldade para respirar ou tosse crônica (se o câncer se espalhar para o tórax)
- Abdome dilatado (devido a um grande tumor ou excesso de líquido)
- Pele avermelhada
- Pele pálida e azulada em torno dos olhos
- Sudorese intensa
- Batimento cardíaco rápido (taquicardia)
Taquicardia
Um pulso latejante é um pulso forte e vigoroso sentido em uma das artérias do corpo. Ele é causado por batimentos cardíacos vigorosos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Problemas no cérebro e sistema nervoso podem incluir:
- Incapacidade para esvaziar a bexiga
- Perda de movimentos (paralisia) do quadril, pernas ou pés (extremidades inferiores)
Paralisia
A perda da função muscular ocorre quando um músculo não funciona ou não se move normalmente. O termo médico para a perda completa da função muscular...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Problemas de equilíbrio
-
Perda de controle dos movimentos dos olhos ou dos movimentos das pernas e pés (síndrome de Kinsbourne ou "olhos e pernas dançantes")
Perda de controle dos movimentos dos ol...
Nistagmo é um termo usado para descrever movimentos rápidos e incontroláveis dos olhos que podem ser:Lado a lado (nistagmo horizontal)Para cima e par...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Sinais e exames
Os sinais variam dependendo da localização do tumor.
- Exame do abdome com as mãos (palpação) pode revelar uma massa.
- O fígado pode estar aumentado, se o tumor tiver se espalhado para o fígado.
- Tumores na glândula adrenal podem causar hipertensão e batimento cardíaco acelerado.
- Pode haver aumento dos linfonodos.
Raio-X ou exames de imagem são feitos para localizar o tumor principal (primário) e para ver se ele se espalhou (metástase). Estes incluem:
- Cintilografia óssea
- Raio-X dos ossos
-
Raio-X do tórax
Raio-X do tórax
Um raio-X do tórax é um raio-X do peito, pulmões, coração, grandes artérias, costelas e diafragma.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Tomografia computadorizada do tórax e do abdome
- Ressonância magnética do tórax e do abdome
Outros testes podem incluir:
- Biópsia do tumor
- Biópsia da medula óssea
- O hemograma demonstra anemia ou outra anormalidade
Anemia
A anemia é uma doença em que há uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio para...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Estudos de coagulação e velocidade de hemossedimentação
- Exames hormonais (exames de sangue para checagem dos níveis de hormônios como adrenalina e outras catecolaminas)
- Cintilografia com MIBG (exame de imagem para confirmar a presença de neurblastoma)
- Exame da urina de 24 horas para catecolaminas, ácido homovanílico e ácido vanililmandélico
Tratamento
O tratamento varia dependendo:
- Da localização do tumor
- Dos locais e da quantidade de metástases
- Da idade do paciente
Em certos casos, somente a cirurgia é suficiente. Geralmente, no entanto, outras terapias são necessárias. Medicamentos contra o câncer (quimioterapia) podem ser recomendados se houver metástase. A radioterapia também pode ser utilizada.
O tratamento com quimioterapia em alta dosagem seguida de transplante autólogo de células-tronco está sendo estudado para uso em crianças com tumores de alto risco.
Grupos de apoio
O estresse da doença pode ser aliviado participando de grupo de apoio para pacientes com câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns e que podem ajudar você e a seu filho a não se sentir sozinho.
Expectativas (prognóstico)
Os resultados variam. Em crianças muito pequenas com neuroblastoma, o tumor pode desaparecer por si mesmo sem tratamento. Alternativamente, os tecidos do tumor podem amadurecer e se desenvolver em um tumor não-cancerígeno (benigno) chamado ganglioneuroma, que pode ser removido cirurgicamente. Em outros casos, o tumor se espalha rapidamente.
A resposta ao tratamento também varia. O tratamento é geralmente bem-sucedido se o câncer não se espalhou. Se ele já se espalhou, o neuroblastoma é difícil de curar. Crianças menores geralmente reagem melhor do que as crianças mais velhas.
Crianças tratadas por causa de neuroblastoma podem correr o risco de ter um segundo e diferente tipo de câncer no futuro.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Disseminação do tumor (metástase)
- Dano e perda de função de órgãos
Quando contatar um profissional de saúde
Chame o seu médico se a sua criança tiver sintomas desta doença. O diagnóstico e o tratamento precoce melhoram a chance de um bom resultado.
Referências
Dome JS, Rodriguez-Galindo C, Spunt SL, Santana VM. Pediatric solid tumors. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:chap 95.
National Cancer Institute website. Neuroblastoma Treatment (PDQ®) - Health Professional Version. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/neuroblastoma/HealthProfessional. Updated December 2, 2016. Accessed December 21, 2016.
-
Neuroblastoma no fígado – tomografia computadorizada - Ilustração
Esta tomografia computadorizada da parte superior do abdômen mostra um tumor grande (neuroblastoma) no lado direito da pessoa (parte inferior da imagem). O tumor encontra-se atrás do fígado e o está empurrando para frente, podendo se espalhar pelo seu tecido.
Neuroblastoma no fígado – tomografia computadorizada
Ilustração
-
Neuroblastoma no fígado – tomografia computadorizada - Ilustração
Esta tomografia computadorizada da parte superior do abdômen mostra um tumor grande (neuroblastoma) no lado direito da pessoa (parte inferior da imagem). O tumor encontra-se atrás do fígado e o está empurrando para frente, podendo se espalhar pelo seu tecido.
Neuroblastoma no fígado – tomografia computadorizada
Ilustração
Data da revisão: 11/10/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, hematology/oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.