Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Osteossarcoma

Sarcoma osteogênico

O osteossarcoma é um tumor ósseo maligno que geralmente se desenvolve em adolescentes. Ele geralmente ocorre quando o adolescente cresce rapidamente.

Causas

O osteossarcoma é o câncer ósseo mais comum em crianças. A média de idade do diagnóstico é de 15 anos. Meninos e meninas têm a mesma probabilidade de serem afetados por esse tumor até o final da adolescência, quando passa a ocorrer com mais frequência em meninos. O osteossarcoma também é comum em pessoas acima dos 60 anos.

A causa não é conhecida. Em alguns casos, o osteossarcoma é hereditário. Pelo menos um gene foi associado ao maior risco. Esse gene também é associado ao retinoblastoma familiar. Esse é um câncer do olho que ocorre em crianças.

O osteossarcoma tende a ocorrer nos ossos:

  • Da tíbia (próximo ao joelho)
  • Da coxa (próximo ao joelho)
  • Da parte superior do braço (próximo ao ombro)

O osteossarcoma pode afetar qualquer osso, mas ocorre com mais frequência em ossos longos com taxa de crescimento mais rápida.

Sintomas

O sintoma inicial é geralmente dor no osso perto da articulação. Este sintoma pode ser negligenciado por causa de outras causas mais comuns de dor articular.

Outros sintomas podem incluir:

  • Fratura do osso (pode ocorrer depois de um movimento de rotina)
  • Limitação dos movimentos
  • Mancar (se o tumor estiver na perna)
  • Dor ao levantar objetos (se o tumor estiver no braço)
  • Sensibilidade, inchaço ou vermelhidão no local do tumor

Sinais e exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas e histórico médico.

Testes que poderão ser solicitados incluem:

  • Biópsia (no momento da cirurgia para diagnóstico)
  • Exames de sangue
  • Cintilografia óssea, se o câncer tiver se espalhado para outros ossos
  • Tomografia computadorizada do tórax para saber se o câncer se espalhou para os pulmões
  • Ressonância magnética
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan)
  • Raio-X

Tratamento

O tratamento geralmente começa após a biópsia do tumor.

Quimioterapia é geralmente realizada antes da cirurgia para retirada do tumor. A quimioterapia pode encolher o tumor e facilitar a cirurgia, podendo ainda destruir quaisquer células cancerígenas que tenham se espalhado para outras partes do corpo.

A cirurgia é feita após a quimioterapia para remover qualquer resquício do tumor. Na maioria dos casos, a cirurgia consegue remover o tumor e salvar o membro afetado, chamada cirurgia de salvamento do membro. Em casos raros, cirurgias adicionais (como amputação) são necessárias.

Grupos de apoio

Você pode reduzir o estresse causado pela doença associando-se a um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas experiências e problemas em comum pode ajudar você e sua família a não se sentirem sós.

Expectativas (prognóstico)

Se o tumor não tiver se espalhado para os pulmões (metástase pulmonar), as taxas de sobrevivência em longo prazo são melhores. Se o câncer tiver se espalhado para outras partes do corpo, a perspectiva é pior. No entanto, ainda há chance de cura com o tratamento efetivo.

Complicações

Complicações podem incluir:

  • Remoção do membro
  • Metástase do câncer para os pulmões
  • Efeitos colaterais da quimioterapia

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se houver dor, sensibilidade ou inchaço persistente no osso.

Referências

Anderson ME, Randall RL, Springfield DS, Gebhardt MC. Sarcomas of bone. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 92.

National Cancer Institute. Osteosarcoma and malignant fibrous histiocytoma of bone treatment (PDQ) - health professional version. Cancer.gov Web site. Updated December 2, 2016. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/osteosarcoma/HealthProfessional. Accessed December 21, 2016.

  • Raio X - Ilustração

    Os raios X são uma forma de radiação ionizada que consegue penetrar o corpo para formar uma imagem em um filme. As estruturas densas (como os ossos) aparecem em branco, o ar é negro e as demais estruturas terão tons de cinza, dependendo da densidade. Os raios X podem fornecer informações sobre obstruções, tumores e outras doenças, especialmente quando combinados ao uso de contraste de ar e bário dentro do intestino.

    Raio X

    Ilustração

  • Raio X - Ilustração

    Os raios X são uma forma de radiação ionizada que consegue penetrar o corpo para formar uma imagem em um filme. As estruturas densas (como os ossos) aparecem em branco, o ar é negro e as demais estruturas terão tons de cinza, dependendo da densidade. Os raios X podem fornecer informações sobre obstruções, tumores e outras doenças, especialmente quando combinados ao uso de contraste de ar e bário dentro do intestino.

    Raio X

    Ilustração

 

Data da revisão: 10/16/2022

Revisão feita por: Mark Levin, MD, Hematologist and Oncologist, Monsey, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 05/01/2023.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados