Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Síndrome do X frágil

Síndrome de Martin-Bell; Síndrome do marcador X

A síndrome do X frágil é uma condição genética envolvendo alterações em parte do cromossomo X. É a forma mais comum de incapacidade intelectual herdada em meninos.

Causas

A síndrome do X frágil é causada por uma alteração no gene chamado FMR1. Uma pequena parte do código genético é repetida em uma área do cromossomo X. Quanto maior a repetição, maior a probabilidade de que a condição ocorra.

O gene FMR1 produz uma proteína necessária para que o cérebro cresça adequadamente. Um defeito no gene faz com que o corpo produza muito pouca ou nenhuma proteína.

Meninos e meninas podem ser afetados, mas como os meninos têm somente um cromossomo X, um único X frágil pode afetá-los mais gravemente. Você pode ter a síndrome do X frágil mesmo que seus pais não a tenham.

Pode não haver histórico familiar de síndrome do X frágil, problemas de desenvolvimento ou incapacidade intelectual.

Sintomas

Problemas comportamentais associados à síndrome do X frágil incluem:

  • Transtorno do espectro do autismo
  • Atraso para engatinhar, andar ou girar
  • Bater palmas ou morder a mão
  • Comportamento hiperativo ou impulsivo
  • Incapacidade intelectual
  • Atrasos de fala e linguagem
  • Tendência a evitar contato visual

Os sinais físicos podem incluir:

  • Pé chato
  • Articulações flexíveis e diminuição do tônus muscular
  • Corpo grande
  • Testa ou orelhas grandes com mandíbula proeminente
  • Rosto alongado
  • Pele macia

Alguns desses problemas estão presentes desde o nascimento, enquanto outros podem se desenvolver somente após a puberdade.

Membros da família que têm poucas repetições no gene FMR1 podem não apresentar incapacidade intelectual. Mulheres podem apresentar menopausa precoce ou dificuldade para engravidar. Tanto homens como mulheres podem ter problemas relacionados a tremores e coordenação ruim.

Sinais e exames

Existem muito poucos sinais externos da síndrome do X frágil em bebês. Alguns sinais físicos podem incluir:

  • Grande circunferência da cabeça em bebês
  • Incapacidade intelectual
  • Testículos grandes após o início da puberdade
  • Diferenças sutis nas características faciais

Nas mulheres, a timidez excessiva pode ser o único sinal do transtorno.

Exames genéticos podem diagnosticar essa doença.

Tratamento

Não há tratamento específico para a síndrome do X frágil. Em vez disso, foram desenvolvidos treinamento e educação para ajudar as crianças afetadas a terem um desempenho de mais alto nível possível. Existem ensaios clínicos em andamento que analisam vários medicamentos para o tratamento da síndrome do X frágil.

Expectativas (prognóstico)

O desenvolvimento do paciente depende da extensão da sua incapacidade intelectual.

Complicações

As complicações variam dependendo do tipo e gravidade dos sintomas. Elas podem incluir:

  • Infecções recorrentes em crianças
  • Convulsões

A síndrome do X frágil pode ser uma das causas de autismo ou distúrbios relacionados, embora nem todas as crianças com síndrome do X frágil apresentem essas condições.

Prevenção

O aconselhamento genético pode ser útil para casais com histórico familiar de síndrome do X frágil que estão planejando engravidar.

Referências

Shapiro BK, Batshaw ML. Intellectual disability. Em: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 19a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:cap 33.

 

Data da revisão: 8/6/2017

Revisão feita por: Anna C. Edens Hurst, MD, MS, Assistant Professor in Medical Genetics, The University of Alabama at Birmingham, Birmingham, AL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados