Dor facial
Dor no rostoA dor facial pode ser leve e latejante, ou intensa e em pontada, ocorrendo em um ou ambos os lados do rosto ou da testa.
Causas
Dor que começa no rosto pode ser causada por uma desordem nervosa, uma lesão ou uma infecção em uma estrutura da face. A dor no rosto também pode começar em outro lugar no corpo.
-
Dente com abscesso (dor pulsante contínua em um lado da parte inferior do rosto, agravada ao comer ou ao ser tocado)
Dente com abscesso
Um abscesso no dente é um acúmulo de material infectado (pus), devido a uma infecção bacteriana no centro de um dente.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Cefaleia em salvas
Cefaleia em salvas
A cefaleia em salvas é uma dor que ocorre em um lado da cabeça e pode causar lacrimejamento dos olhos, pálpebras caídas e congestão nasal. Os ataque...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Infecção por herpes zoster (cobreiro) ou herpes simples
Infecção por herpes zoster
O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma erupção cutânea dolorosa com bolhas causada pelo vírus varicela-zóster, o vírus que caus...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Ferimento no rosto
-
Enxaqueca
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer associada a sintomas como náusea, vômitos ou sensibilidade à luz. Muitas pessoas sentem uma ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Síndrome de dor miofascial
-
Sinusite ou infecção dos seios da face (dor incômoda e sensibilidade em volta dos olhos e maçãs do rosto, que piora ao se inclinar para frente)
Sinusite
A sinusite se refere à inflamação dos seios paranasais que ocorre com uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Neuralgia do trigêmeo
Neuralgia do trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso que causa uma dor em pontada ou semelhante a um choque elétrico em partes do rosto.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Síndrome de disfunção da articulação temporomandibular
A causa da dor pode ser desconhecida.
Cuidados em casa
Siga o tratamento receitado para a causa da dor.
Analgésicos podem dar alívio temporário. Se a dor for grave ou persistente, entre em contato com o seu médico ou dentista.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com um profissional de saúde se:
- A dor no rosto é acompanhada por dor no peito, ombro, pescoço ou braço. Isso pode significar ataque cardíaco. Ligue para seu número de emergência local (como 192).
Ataque cardíaco
A maioria dos casos de ataque cardíaco é causada por um coágulo de sangue que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias fornecem ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - A dor é pulsante, pior em um lado do rosto e piora ao comer. Ligue para um dentista.
- A dor é persistente, inexplicada ou acompanhada por outros sintomas inexplicados. Ligue para seu médico.
O que esperar no consultório do seu médico
Em situações de emergência (como um possível ataque cardíaco), você será estabilizado primeiro. Depois, o profissional de saúde tomará um histórico médico e fará um exame físico. Para problemas dentários, você será encaminhado para um dentista.
Exames diagnósticos que podem ser realizados incluem:
- Radiografia dentária (se houver suspeita de problema nos dentes)
- Eletrocardiograma (se houver suspeita de problemas cardíacos)
- Tonometria (se há suspeita de glaucoma)
Glaucoma
O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro. ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Radiografia dos seios da face
Exames neurológicos serão realizados se houver suspeita de dano nos nervos.
Referências
Bartleson JD, Black DF, Swanson JW. Cranial and facial pain. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 20.
Digre KB. Headaches and other head pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 398.
Data da revisão: 8/26/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.