Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Excesso de peso

Sobrepeso - índice de massa corporal; Obesidade - índice de massa corporal; IMC

Aproximadamente metade dos adultos no Brasil está acima do peso.

Considerações

Especialistas frequentemente usam uma fórmula chamada índice de massa corporal (IMC) para determinar se uma pessoa tem sobrepeso. O IMC estima o nível de gordura corporal baseado na sua altura e no seu peso.

  • Um IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2 é considerado normal.
  • Os adultos com IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são considerados acima do peso. Como o IMC é uma estimativa, essa medida não é precisa para todas as pessoas. Algumas pessoas deste grupo, como atletas, podem ter muito peso muscular e, portanto, não têm muita gordura. Essas pessoas não terão um risco elevado para problemas de saúde devido ao seu peso.
  • Os adultos com IMC entre 30 e 39,9 kg/m2 são considerados obesos.
  • Os adultos com IMC superior ou igual a 40 kg/m2 são considerados extremamente obesos.
  • Qualquer pessoa com mais de 45 kg de sobrepeso é considerada como tendo obesidade mórbida.

O risco de muitos problemas médicos é maior para os adultos com excesso de gordura corporal e excesso de peso.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Um estilo de vida ativo e exercício regular, juntamente com uma alimentação saudável, é a maneira mais segura de perder peso. Mesmo uma perda de peso pequena pode melhorar sua saúde. Peça ajuda a familiares e amigos.

Seu objetivo principal deve ser aprender maneiras novas e saudáveis de comer e incorporá-las à sua rotina diária.

Muitas pessoas têm dificuldade em mudar seus hábitos e comportamentos alimentares. Alguns hábitos fazem parte da sua rotina há tanto tempo que você pode desconhecer que eles fazem mal à saúde, ou você os faz automaticamente, sem pensar. Você precisa estar motivado para fazer mudanças de estilo de vida. Faça da mudança de comportamento um objetivo de longo prazo. Saiba que é preciso tempo para fazer e manter uma mudança em seu estilo de vida.

Trabalhe com seu médico e nutricionista para estabelecer contagens de calorias diárias realistas e seguras que o ajudem a perder peso. Tenha em mente que, se você perder peso de forma lenta e constante, é mais provável que mantenha o peso perdido.

O seu nutricionista pode ensinar a você:

  • Como comprar alimentos saudáveis
  • Como ler rótulos nutricionais
  • Sobre lanches saudáveis
  • Sobre tamanhos de porções
  • Sobre bebidas adoçadas

Referências

Boham E, Stone PM, DeBusk R. Obesity. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Textbook of Family Medicine. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Sanders; 2016:chap 36.

Cowley MA, Brown WA, Considine RV. Obesity. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 26.

Jensen MD, Ryan DH, Apvian CM, et al. 2013 AHA/ACC/TOS guideline for the management of overweight and obesity in adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines and The Obesity Society. Circulation. 2014;129 (25 Suppl 2):S102-S138. PMID: 24222017 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24222017.

  • Diferentes formas de aumento de peso - Ilustração

    O ganho de peso na área da cintura e acima dela (tipo maçã) é mais perigoso do que o peso ganho em volta dos quadris e flancos (tipo pera). Células de gordura na parte superior do corpo têm qualidades diferentes das encontradas em quadris e coxas.

    Diferentes formas de aumento de peso

    Ilustração

  • Lipócitos (células de gordura) - Ilustração

    Quando o aporte de energia é igual à saída, não há expansão de células de gordura (lipócitos) para acomodar o excesso. É apenas quando mais calorias são ingeridas do que utilizadas que a gordura extra é armazenada nos lipócitos e a pessoa começa a acumular gordura.

    Lipócitos (células de gordura)

    Ilustração

  • Obesidade e saúde - Ilustração

    A obesidade aumenta o risco de doença e morte devido a diabetes, acidente vascular cerebral, doença cardíaca, hipertensão, colesterol alto e doença dos rins e da vesícula biliar. A obesidade pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer. É também um fator de risco para o desenvolvimento de osteoartrite e apneia do sono.

    Obesidade e saúde

    Ilustração

 

Data da revisão: 8/14/2015

URAC Seal
Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- 2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- 2025adam.com Todos os direitos reservados