Inchaço
Edema; AnasarcaInchaço é a dilatação de órgãos, da pele ou de outras partes do corpo. O inchaço é causado pelo aumento de líquido nos tecidos. O líquido extra pode levar ao aumento rápido do peso em um curto período de tempo (dias a semanas).
O inchaço pode ocorrer em todo o corpo (generalizado) ou apenas em uma parte dele (localizado).
Considerações
O inchaço (edema) leve das pernas é comum nos meses quentes do verão, especialmente se a pessoa fica muito tempo em pé ou caminhando.
O edema generalizado (também chamado de anasarca) é um sinal comum em pessoas muito doentes. Embora um edema leve seja difícil de se identificar, o inchaço significativo é muito evidente.
O edema é descrito como depressível ou não depressível.
- O edema depressível deixa uma depressão na pele após a área ser comprimida com o dedo por cerca de 5 segundos. A depressão voltará a ser preenchida lentamente.
- O edema não depressível não deixa essa depressão quando se pressiona a área inchada.
Causas
Causas de inchaço incluem:
- Glomerulonefrite aguda
- Queimaduras, incluindo queimadura solar
- Doença renal crônica
-
Insuficiência cardíaca
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca, também chamada de insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue sufici...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Insuficiência hepática resultante de cirrose
Cirrose
A cirrose caracteriza-se pela fibrose (formação de tecido fibroso em substituição às células hepáticas) e consequente funcionamento deficiente do fíg...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Síndrome nefrótica
Síndrome nefrótica
A síndrome nefrótica caracteriza-se por um grupo de sintomas que inclui proteína na urina, baixos níveis de proteína no sangue, inchaço e altos nívei...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Desnutrição
- Gravidez
- Doença da tireoide
- Pouca albumina no sangue (hipoalbuminemia)
- Excesso de sal ou de sódio
- Uso de certas drogas incluindo, como corticosteroides ou medicamentos usados no tratamento de doença cardíaca, pressão alta e diabetes
Cuidados em casa
Siga as recomendações de tratamento do seu médico. Se você tem inchaço há muito tempo, pergunte ao seu médico sobre as opções para prevenir lesões da pele, como:
- Boia
- Colchão com pressão reduzida
- Revestimento de lã de cordeiro
Continue com suas atividades diárias. Ao se deitar, mantenha braços e pernas acima do nível do coração, se possível, para que o líquido possa ser drenado. Entretanto, não faça isso se você ficar com falta de ar. Em vez disso, consulte seu médico.
Falta de ar
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente

Quando consultar um profissional de saúde
Se notar qualquer inchaço sem explicação, entre em contato com seu médico.
O que esperar da consulta médica
Exceto nas situações de emergência (como insuficiência cardíaca ou edema pulmonar), seu médico obterá seu histórico clínico e realizará um exame físico. Ele fará perguntas sobre os sintomas. Perguntas podem incluir quando o inchaço começou, se ele afeta todo o seu corpo ou apenas uma área e se você tomou alguma medida para tentar melhorar os sintomas.
Edema pulmonar
O edema pulmonar é um acúmulo anormal de líquido nos pulmões que leva à falta de ar.

Os testes que podem ser solicitados incluem:
- Teste de albumina do sangue
- Níveis de eletrólitos sanguíneos
- Ecocardiografia
- Eletrocardiograma (ECG)
- Testes de função renal
- Testes de função hepática
- Urina tipo 1
- Radiografias
O tratamento pode incluir a eliminação do sal ou uso de diuréticos. Sua ingestão e eliminação de líquidos deverão ser monitoradas e você deverá ser pesado diariamente.
Evite o álcool se a causa do problema for doença hepática (como cirrose ou hepatite). Pode ser recomendado o uso de meias elásticas.
Doença hepática
O termo "doença hepática" se aplica a várias doenças e distúrbios que fazem com que o fígado funcione de maneira inadequada ou pare de funcionar. Do...

Referências
Raftery AT, Lim E, Ostor AJK. Abdominal swellings. In: Raftery AT, Lim E, Ostor AJK, eds. Churchill's Pocketbook of Differential Diagnosis. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:10-25.
Seller RH, Symons AB. Swelling of the legs. In: Seller RH, Symons AB, eds. Differential Diagnosis of Common Complaints. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:chap 31.
-
Edema depressível nas pernas - Ilustração
O edema depressível ocorre quando há acúmulo de fluidos no tecido. Ao pressionar o polegar ou outro dedo firmemente contra o tecido por alguns segundos, pode produzir um afundamento. Quando o dedo é removido, o afundamento pode continuar por vários minutos.
Edema depressível nas pernas
Ilustração
-
Edema depressível nas pernas - Ilustração
O edema depressível ocorre quando há acúmulo de fluidos no tecido. Ao pressionar o polegar ou outro dedo firmemente contra o tecido por alguns segundos, pode produzir um afundamento. Quando o dedo é removido, o afundamento pode continuar por vários minutos.
Edema depressível nas pernas
Ilustração
Data da revisão: 12/10/2016
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.