Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Enjoo matinal

Náusea matinal - mulheres; Vômito matinal - mulheres; Náusea durante a gravidez; Náusea da gravidez; Vômito da gravidez; Vômito durante a gravidez

O enjoo matinal é a náusea e o vômito que pode, na verdade, se manifestar a qualquer momento do dia durante a gravidez.

Considerações

O enjoo matinal é muito comum. A maioria das gestantes sofre de náusea, e cerca de um terço delas sofre de vômito.

O enjoo matinal geralmente se manifesta no primeiro mês da gravidez e perdura até a 14a à 16a semana de gestação (3o ou 4o mês). Algumas mulheres sofrem de náusea e vômito durante toda a gestação.

O enjoo matinal não prejudica o bebê de maneira nenhuma, a menos que a gestante perca peso, como ocorre no caso de vômito intenso. A perda moderada de peso durante o primeiro trimestre é comum quando as gestantes apresentam sintomas moderados e não prejudica o bebê.

A intensidade do enjoo matinal durante uma gravidez não significa que a gestante sentirá o mesmo em gestações futuras.

Causas

A causa exata do enjoo matinal é desconhecida. Ele pode ser causado por alterações hormonais ou baixo nível de açúcar no sangue durante o início da gravidez. Estresse emocional, fadiga, viagens ou alguns alimentos podem piorar o problema. A náusea é comum na gestação e pode piorar em casos de gêmeos ou trigêmeos.

Cuidados em casa

Procure manter uma atitude positiva. Lembre-se de que o enjoo matinal geralmente cessa após o 3o ou 4o mês de gravidez. Para diminuir a náusea, tente:

  • Ingerir alguns biscoitos salgados ou torradas logo ao acordar, antes de sair da cama.
  • Um petisco pequeno ao deitar e ao levantar durante a noite para ir ao banheiro.
  • Evite refeições exageradas; em vez disso, procure se alimentar cada 1 a 2 horas durante o dia e tome muito líquido.
  • Consuma alimentos ricos em proteína e carboidratos complexos, como creme de amendoim em fatias de maçã ou aipo; nozes; queijo; biscoitos salgados; leite; queijo cottage e iogurte; evite alimentos ricos em gordura e sal, mas pobres em termos nutricionais.
  • Produtos à base de gengibre (comprovadamente eficazes contra enjoo matinal) como chá de gengibre, doces de gengibre e refrigerantes à base de gengibre.

Outras recomendações incluem:

  • Faixas de acupressão para a cintura ou acupuntura podem ajudar. Converse com seu médico e procure um profissional em acupuntura que esteja treinado para trabalhar com gestantes.
  • Evite fumar e se expor como fumante passiva.
  • Evite tomar medicamentos para enjoo matinal. Se o fizer, converse antes com seu médico.
  • Mantenha os ambientes ventilados para reduzir os odores.
  • Ao se sentir nauseada, alimentos leves como gelatina, caldos, refrigerantes à base de gengibre e biscoitos salgados podem aliviar o estômago.
  • Tome as vitaminas do pré-natal à noite. Aumente a quantidade de vitamina B6 em sua dieta ingerindo grãos integrais, nozes, sementes, ervilhas e vagens (legumes). Converse com seu médico sobre a possibilidade de ingerir suplementos de vitamina B6.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se:

  • O enjoo matinal não melhorar, apesar do tratamento.
  • A náusea e o vômito persistirem além do 4o mês de gestação. Isso acontece com algumas gestantes e, geralmente, é normal, mas precisa ser investigado.
  • Você vomitar sangue ou material semelhante a borra de café. Consulte o médico imediatamente.
  • Se vomitar mais de 3 vezes por dia ou não conseguir manter alimentos ou líquidos no estômago.
  • A urina estiver escura e concentrada.

O que esperar da consulta médica

Seu médico realizará um exame clínico, incluindo exame pélvico, e avaliará sinais de desidratação.

Seu médico pode fazer as seguintes perguntas:

  • Você sofre somente de náusea ou também está vomitando?
  • A náusea e o vômito ocorrem diariamente?
  • O problema persiste durante todo o dia?
  • Você consegue reter alimentos ou fluidos?
  • Você tem viajado?
  • Houve alteração em sua rotina?
  • Você se sente estressada?
  • Quais alimentos você ingeriu?
  • Você fuma?
  • O que você tem feito para tentar se sentir melhor?
  • Quais são seus outros sintomas; por exemplo, dor de cabeça, dor abdominal, sensibilidade nas mamas, boca seca, sede excessiva, perda de peso não intencional?

O médico poderá solicitar os seguintes exames:

  • Exames de sangue incluindo hemograma completo e bioquímica
  • Exames de urina
  • Ultrassonografia

Referências

Antony KM, Racusin DA, Aagaard K, Dildy GA. Maternal physiology. In: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrics: Normal and Problem Pregnancies. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 3.

Herrell HE. Nausea and vomiting of pregnancy. Am Fam Physician. 2014;89(12):965-970. PMID: 25162163 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25162163.

Smith RP. Routine prenatal care: first trimester. In: Smith RP, ed. Netter's Obstetrics & Gynecology. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 198.

  • Mal-estar matinal - Ilustração

    O mal-estar matinal geralmente se inicia durante o primeiro mês de gravidez e permanece até a 14a. a 16a. semana. No entanto, algumas mulheres podem apresentar náusea e vomitar por todo o período da gravidez. O mal-estar matinal é muito comum e não machuca o bebê de forma alguma. A causa exata do mal-estar matinal é desconhecida. Entretanto, pode ser provocada tanto por alterações hormonais quanto por diminuição de açúcar no sangue durante o início da gravidez. Estresse emocional, viagens, ou alguns tipos de alimentos podem agravar o problema.

    Mal-estar matinal

    Ilustração

  • Mal-estar matinal - Ilustração

    O mal-estar matinal geralmente se inicia durante o primeiro mês de gravidez e permanece até a 14a. a 16a. semana. No entanto, algumas mulheres podem apresentar náusea e vomitar por todo o período da gravidez. O mal-estar matinal é muito comum e não machuca o bebê de forma alguma. A causa exata do mal-estar matinal é desconhecida. Entretanto, pode ser provocada tanto por alterações hormonais quanto por diminuição de açúcar no sangue durante o início da gravidez. Estresse emocional, viagens, ou alguns tipos de alimentos podem agravar o problema.

    Mal-estar matinal

    Ilustração

 

Data da revisão: 8/26/2017

Revisão feita por: Peter J Chen, MD, FACOG, Associate Professor of OBGYN at Cooper Medical School at Rowan University, Camden, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados