Apetite aumentado
Hiperfagia; Aumento do apetite; Fome excessiva; PolifagiaAumento do apetite significa que a pessoa tem vontade excessiva de se alimentar.
Considerações
O aumento do apetite pode ser sintoma de várias doenças. Por exemplo, pode ser causado por certos quadros mentais e por transtornos das glândulas endócrinas.
O aumento do apetite pode aparecer e desaparecer (intermitente) ou persistir por um longo período (persistente), dependendo da causa. Nem sempre o problema resulta em ganho de peso.
Os termos "hiperfagia" e "polifagia" dizem respeito a uma pessoa concentrada apenas em se alimentar, ou que se alimenta em excesso antes de se sentir satisfeita.
Causas
As causas do aumento do apetite incluem:
-
Ansiedade
Ansiedade
O estresse é um sentimento de tensão emocional ou física. Ele pode ser causado por qualquer evento ou pensamento que faça você se sentir frustrado, ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Certas drogas (como corticosteroides, ciproeptadina e antidepressivos tricíclicos)
-
Bulimia (mais comum em mulheres entre 18 e 30 anos de idade)
Bulimia
A bulimia é um distúrbio alimentar no qual a pessoa tem episódios regulares de ingestão exagerada de alimentos, com sentimento de perda de controle d...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Diabetes (incluindo diabetes gestacional)
Diabetes
O diabetes é uma doença crônica (dura a vida toda) na qual o corpo não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosDiabetes gestacional
O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar (glicose) no sangue que começa ou é diagnosticado durante a gestação.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Doença de Graves
Doença de Graves
A doença de Graves é um transtorno autoimune que leva à superatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo). Uma doença autoimune é uma condição ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Hipertiroidismo
Hipertiroidismo
O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Hipoglicemia
Hipoglicemia
Hipoglicemia é uma condição que ocorre quando o nível de açúcar (glicose) no sangue encontra-se muito baixo. Quando o nível de açúcar no sangue é men...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Tensão pré-menstrual
Tensão pré-menstrual
A síndrome pré-menstrual ou síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) se refere a uma grande variedade de sintomas que começam durante a segunda metade ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Cuidados em casa
Recomenda-se o suporte emocional e, em alguns casos, o aconselhamento.
Se um medicamento estiver causando aumento do apetite e ganho de peso, seu médico poderá reduzir a dosagem ou recomendar uma droga diferente. Nunca suspenda qualquer medicamento sem antes consultar seu médico.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se:
- Notar aumento persistente e inexplicado no apetite
- Notar outros sintomas inexplicados
O que esperar da consulta médica
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. Você também pode passar por uma avaliação psicológica.
As perguntas podem incluir:
- Quais são os seus hábitos alimentares típicos?
- Você começou a fazer dieta ou se preocupa com o seu peso?
- Quais medicamentos você está tomando? Você mudou recentemente a dose ou iniciou um tratamento novo?
- Você usa drogas ilícitas?
- Você fica com fome durante o sono? Sua fome está relacionada ao seu ciclo menstrual?
- Você notou outros sintomas como ansiedade, palpitações, aumento da sede, vômitos, micção frequente ou aumento de peso involuntário?
Palpitações
Palpitação é a percepção de que o coração está batendo ou está acelerado. A palpitação pode ser sentida no peito, na garganta ou no pescoço. Você po...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosAumento da sede
Sede excessiva é uma sensação anormal de estar sempre precisando beber líquidos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosVômitos
Náusea é a sensação de vontade de vomitar. Vomitar é forçar o conteúdo do estômago para cima através do esôfago e para fora da boca.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosMicção frequente
Micção frequente significa urinar mais frequentemente que o usual. Micção urgente é a vontade súbita e urgente de urinar, associada ao desconforto n...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Os exames que podem ser feitos incluem:
- Exames de sangue incluindo bioquímica do sangue
- Testes de função da tireoide
Referências
Clemmons DR, Neiman LK. Approach to the patient with endocrine disease. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 221.
Jensen MD. Obesity. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 220.
Katzman DK, Kearney SA, Becker AE. Feeding and eating disorders. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 9.
-
Anatomia da área inferior do sistema digestivo - Ilustração
Os alimentos saem do estômago para dentro do intestino delgado. No intestino delgado, ocorre a absorção de todos os nutrientes. Tudo o que não foi absorvido pelo intestino delgado vai para dentro do cólon. No cólon, a maioria da água dos resíduos dos alimentos é absorvida. Em seguida, os resíduos são eliminados do corpo em forma de fezes.
Anatomia da área inferior do sistema digestivo
Ilustração
-
Centro da fome no cérebro - Ilustração
É necessário um tempo para que o corpo reconheça que você comeu e que a sensação de fome desapareça. Se você comer muito rápido, pode acabar comendo mais, no mesmo período, do que se comesse lentamente e permitisse que o corpo se sinta cheio.
Centro da fome no cérebro
Ilustração
Data da revisão: 12/10/2016