Perda de cabelo
Perda de cabelo; Alopecia; Calvície; Eflúvio telógenoA perda parcial ou completa de cabelo é chamada de alopecia.
Considerações
A perda de cabelo geralmente se desenvolve gradativamente e pode ser irregular ou por completo (difusa). Você perde cerca de cem fios de cabelo por dia. Em média, o couro cabeludo contém 100.000 fios de cabelo.
Causas
HEREDITARIEDADE
O cabelo de homens e mulheres tende a afinar e perder o volume com a idade. A calvície nem sempre é causada por uma doença. Ela está relacionada a idade e hereditariedade e a alterações na testosterona. A calvície hereditária afeta mais os homens do que as mulheres. A calvície de padrão masculino pode ocorrer em qualquer momento após a puberdade. Cerca de 80% dos homens apresentam calvície masculina aos 80 anos de idade.
ESTRESSE FÍSICO OU EMOCIONAL
Um estresse físico ou emocional repentino pode causar a queda de metade ou três quartos do cabelo. Essa condição é chamada de eflúvio telógeno. Você perceberá a queda de tufos de cabelo quando lavar, pentear ou passar as mãos pelo cabelo. Isso pode ocorrer durante um período que vai de semanas a meses após o episódio de estresse. A queda de cabelo diminui depois de seis a oito meses. O eflúvio telógeno geralmente é temporário, mas pode ser crônico.
As causas dessa condição incluem:
- Febre alta ou infecção grave
- Parto
- Cirurgia de grande porte, doença grave ou perda de sangue repentina
- Estresse emocional grave
- Dietas radicais, principalmente as que não contêm proteína suficiente
- Vários medicamentos, incluindo retinoides, contraceptivos orais, betabloqueadores, determinados antidepressivos, anti-inflamatórios (inclusive ibrupofeno) e bloqueadores de canal de cálcio
Algumas mulheres na faixa dos 30 aos 60 anos podem notar uma perda de volume no cabelo que afeta todo o couro cabeludo. A perda de cabelo pode ser mais intensa no começo e diminuir gradativamente ou parar. Não existe uma causa conhecida para esse tipo de perda de cabelo.
OUTRAS CAUSAS
Outras possíveis causas da perda de cabelo, principalmente se ela apresentar um padrão incomum, incluem:
-
Alopecia areata, com manchas sem pelos que se desenvolvem no couro cabeludo, na barba e, possivelmente, nas sobrancelhas; cílios também podem cair
Alopecia areata
Alopecia areata é uma condição que provoca áreas arredondadas de perda de cabelo, podendo levar à perda total de cabelo.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Anemia
- Doenças autoimunes, como lúpus
Lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune. Nesta doença, o sistema imune ataca tecidos saudáveis por engano. O lúpus pode afetar a pele,...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Queimaduras
- Determinadas doenças infecciosas, como a sífilis
Sífilis
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune. Nesta doença, o sistema imune ataca tecidos saudáveis por engano. O lúpus pode afetar a pele,...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Excesso de lavagem e secagem de cabelo
- Alterações hormonais
- Doenças da tireoide
- Hábitos nervosos, como puxar o cabelo ou esfregar o couro cabeludo constantemente
Puxar o cabelo
Tricotilomania é a perda de cabelo devido a ímpetos repetidos de puxar ou torcer o cabelo até quebrá-lo. Os pacientes não conseguem interromper esse...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Radioterapia
- Tinea capitis (micose no couro cabeludo)
-
Tumor no ovário ou nas glândulas suprarrenais
Tumor no ovário
O câncer de ovário é um tipo de câncer que começa no ovário. Os ovários são os órgãos reprodutores femininos que produzem os óvulos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Penteados que colocam muita tensão nos folículos capilares
- Infecções bacterianas do couro cabeludo
Cuidados em casa
A perda de cabelo na menopausa ou após o parto geralmente desaparece depois de seis meses a dois anos.
No caso de perda de cabelo devido a uma doença (como febre), radioterapia, uso de medicamentos ou outras causas, nenhum tratamento é necessário. O cabelo geralmente volta a crescer quando a doença passa ou quando o tratamento é encerrado. Você pode usar uma peruca, um chapéu ou outra cobertura até que o cabelo cresça novamente.
Apliques de cabelo ou mudanças no corte do cabelo podem disfarçar a perda de cabelo. Essa costuma ser a abordagem mais econômica e segura para a perda de cabelo. Os apliques não devem ser suturados no couro cabeludo devido ao risco de cicatrizes e infecções.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se:
- Estiver perdendo muito cabelo
- Estiver perdendo cabelo muito jovem (por exemplo, na adolescência ou na faixa dos 20 anos)
- Sentir dor ou coceira junto com a perda de cabelo
- O couro cabeludo na área envolvida ficar vermelho, descamar ou apresentar outra anormalidade
- Tiver acne, pelos faciais ou um ciclo menstrual anormal
- For mulher e apresentar calvície de padrão masculino
- Tiver pontos de calvície na barba ou nas sobrancelhas
- Estiver ganhando peso ou apresentar fraqueza muscular, intolerância a temperaturas frias ou fadiga
- Houver áreas de infecção no couro cabeludo
O que esperar da consulta médica
Um histórico médico cuidadoso e um exame do cabelo e do couro cabeludo costumam ser suficientes para diagnosticar a causa da perda de cabelo.
Seu médico fará perguntas detalhadas, incluindo:
- Sintomas da sua queda de cabelo. Se há um padrão para a perda de cabelo, se há perda de pelos em outras partes do corpo também e se outros membros da família tiveram queda de cabelo.
- Se a queda de cabelo afeta sua autoestima
- Quantas vezes você usa xampu, secador de cabelo ou produtos para o cabelo
- Seu bem-estar emocional e se você está sob muito estresse físico ou emocional
- Sua dieta, se você fez alterações recentes
- Doenças recentes, como febre alta ou qualquer cirurgia
Os exames que podem ser realizados (mas são raramente necessários) incluem:
- Exames de sangue para excluir doenças
- Exame microscópico de uma mecha de cabelo
- Biópsia da pele
Tinea no couro cabeludo pode exigir o uso de medicamentos orais ou xampus contendo antifúngico. Os cremes e as loções aplicados na área afetada podem não penetrar nos folículos capilares para matar os fungos.
Seu médico pode aconselhá-lo a usar uma solução aplicada no couro cabeludo para estimular o crescimento do cabelo. Outros medicamentos, como hormônios, podem ser prescritos para diminuir a queda de cabelo e promover o crescimento do cabelo. Medicamentos como finasterida podem ser tomadas pelos homens para diminuir a queda de cabelo e estimular o crescimento de cabelo.
Se você tem deficiência específica de alguma vitamina, seu médico provavelmente recomendará que você tome um suplemento.
Transplante capilar também pode ser recomendado.
Referências
Habif TP. Hair diseases. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 24.
Hordinsky MK. Current treatments for alopecia areata. J Investig Dermatol Symp Proc. 2015;17(2):44-46. PMID: 26551946 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26551946.
Tosti A. Diseases of hair and nails. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 442.
-
Folículo capilar - Ilustração
Cada fio de cabelo se insere em uma cavidade da pele chamada de folículo. Com o tempo, o folículo pode diminuir, fazendo com que o cabelo se torne mais curto e mais fino. Normalmente, o cabelo deveria crescer novamente mas, em homens com calvície, o folículo muito pequeno deixa de produzir cabelo. A causa da calvície ainda não é bem compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada aos genes e aos hormônios sexuais masculinos do indivíduo.
Folículo capilar
Ilustração
-
Tinha, tinea capitis - imagem detalhada - Ilustração
No couro cabeludo, infecções fúngicas frequentemente formam placas circulares inflamadas e escamosas. Muitas vezes, pode haver perda temporária de cabelo (o cabelo retorna quando a infecção sara, mas se o tratamento demorar e houver formação de cicatrizes, pode ocorrer perda permanente de cabelo). Este é um exemplo clássico de tinha (tinea capitis) em uma criança pequena.
Tinha, tinea capitis - imagem detalhada
Ilustração
-
Alopecia areata com pústulas - Ilustração
Lesões cheias de pus (pústulas) não são comuns na alopecia areata, mas podem ocorrer, como nesta foto. As pústulas são infectadas na área em que a medicação foi injetada.
Alopecia areata com pústulas
Ilustração
-
Alopecia totalis - visão posterior da cabeça - Ilustração
A perda de cabelo é chamada de alopecia. A perda de cabelo irregular no couro cabeludo é chamada de alopecia areata. A perda total de cabelo é a alopecia totalis. A perda total de pelos no corpo é denominada alopecia universalis.
Alopecia totalis - visão posterior da cabeça
Ilustração
-
Alopecia totalis - visão frontal da cabeça - Ilustração
A perda de cabelo é chamada de alopecia. A perda de cabelo irregular no couro cabeludo é chamada de alopecia areata. A perda total de cabelo é a alopecia totalis. A perda de pelos em todo o corpo, inclusive sobrancelhas, cílios e pelos, é a alopecia universalis.
Alopecia totalis - visão frontal da cabeça
Ilustração
-
Alopecia, em tratamento - Ilustração
Esta imagem mostra a alopecia areata, em tratamento. A perda de cabelo está sendo tratada com antralina, que causa a hiperpigmentação acastanhada e pode induzir ao crescimento de cabelo. É muito pouco provável que ocorra novo crescimento se houver perda de cabelo ao longo da margem do couro cabelo (ofíase).
Alopecia, em tratamento
Ilustração
-
Tricotilomania - alto da cabeça - Ilustração
A tricotilomania é o ato repetitivo de torcer e enrolar o cabelo. A perda de cabelo geralmente ocorre em uma área bem definida com cabelos quebrados e mais curtos, e com um crescimento recente de cabelos novos. O couro cabeludo é o lugar mais comum, mas os cílios e as sobrancelhas também podem ser afetados. A perda de cabelo também pode ser irregular e pouco definida.
Tricotilomania - alto da cabeça
Ilustração
-
Foliculite decalvante no couro cabeludo - Ilustração
A foliculite descalvante provoca cicatrização com perda de cabelo (alopecia). Existem áreas com "espigas de milho" (cabelos agrupados saindo da região da alopecia), vermelhidão (eritema), produção de crostas e pústulas. Devido à grave cicatrização, pode ocorrer perda permanente de cabelo nos lugares afetados.
Foliculite decalvante no couro cabeludo
Ilustração
-
Folículo capilar - Ilustração
Cada fio de cabelo se insere em uma cavidade da pele chamada de folículo. Com o tempo, o folículo pode diminuir, fazendo com que o cabelo se torne mais curto e mais fino. Normalmente, o cabelo deveria crescer novamente mas, em homens com calvície, o folículo muito pequeno deixa de produzir cabelo. A causa da calvície ainda não é bem compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada aos genes e aos hormônios sexuais masculinos do indivíduo.
Folículo capilar
Ilustração
-
Tinha, tinea capitis - imagem detalhada - Ilustração
No couro cabeludo, infecções fúngicas frequentemente formam placas circulares inflamadas e escamosas. Muitas vezes, pode haver perda temporária de cabelo (o cabelo retorna quando a infecção sara, mas se o tratamento demorar e houver formação de cicatrizes, pode ocorrer perda permanente de cabelo). Este é um exemplo clássico de tinha (tinea capitis) em uma criança pequena.
Tinha, tinea capitis - imagem detalhada
Ilustração
-
Alopecia areata com pústulas - Ilustração
Lesões cheias de pus (pústulas) não são comuns na alopecia areata, mas podem ocorrer, como nesta foto. As pústulas são infectadas na área em que a medicação foi injetada.
Alopecia areata com pústulas
Ilustração
-
Alopecia totalis - visão posterior da cabeça - Ilustração
A perda de cabelo é chamada de alopecia. A perda de cabelo irregular no couro cabeludo é chamada de alopecia areata. A perda total de cabelo é a alopecia totalis. A perda total de pelos no corpo é denominada alopecia universalis.
Alopecia totalis - visão posterior da cabeça
Ilustração
-
Alopecia totalis - visão frontal da cabeça - Ilustração
A perda de cabelo é chamada de alopecia. A perda de cabelo irregular no couro cabeludo é chamada de alopecia areata. A perda total de cabelo é a alopecia totalis. A perda de pelos em todo o corpo, inclusive sobrancelhas, cílios e pelos, é a alopecia universalis.
Alopecia totalis - visão frontal da cabeça
Ilustração
-
Alopecia, em tratamento - Ilustração
Esta imagem mostra a alopecia areata, em tratamento. A perda de cabelo está sendo tratada com antralina, que causa a hiperpigmentação acastanhada e pode induzir ao crescimento de cabelo. É muito pouco provável que ocorra novo crescimento se houver perda de cabelo ao longo da margem do couro cabelo (ofíase).
Alopecia, em tratamento
Ilustração
-
Tricotilomania - alto da cabeça - Ilustração
A tricotilomania é o ato repetitivo de torcer e enrolar o cabelo. A perda de cabelo geralmente ocorre em uma área bem definida com cabelos quebrados e mais curtos, e com um crescimento recente de cabelos novos. O couro cabeludo é o lugar mais comum, mas os cílios e as sobrancelhas também podem ser afetados. A perda de cabelo também pode ser irregular e pouco definida.
Tricotilomania - alto da cabeça
Ilustração
-
Foliculite decalvante no couro cabeludo - Ilustração
A foliculite descalvante provoca cicatrização com perda de cabelo (alopecia). Existem áreas com "espigas de milho" (cabelos agrupados saindo da região da alopecia), vermelhidão (eritema), produção de crostas e pústulas. Devido à grave cicatrização, pode ocorrer perda permanente de cabelo nos lugares afetados.
Foliculite decalvante no couro cabeludo
Ilustração
Data da revisão: 4/14/2017
Revisão feita por: Kevin Berman, MD, PhD, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.