Nódulo no abdome
Hérnia abdominal, Hérnia - abdominal; Defeitos da parede abdominal; Nódulo no abdômen; Massa na parede abdominalUm nódulo no abdome é uma pequena área de inchaço ou uma protuberância na barriga.
Protuberância na barriga
Uma massa abdominal é o inchaço de uma parte da área da barriga (abdome).

Causas
Na maior parte dos casos, um nódulo abdominal é causado por uma hérnia. Uma hérnia abdominal ocorre quando há um ponto fraco na parede muscular abdominal, permitindo que os órgãos internos se projetem através dos músculos do abdome. Uma hérnia pode não se tornar visível até que o indivíduo faça um esforço, levante peso ou tenha tosse por um longo período.
Há vários tipos de hérnia, dependendo do local onde ela ocorra:
- A hérnia inguinal aparece somente como um nódulo na virilha ou no escroto. Este tipo é mais comum em homens do que em mulheres.
- A hérnia incisional pode ocorrer devido a uma cicatriz após uma cirurgia no abdome.
-
Hérnia umbilical aparece como um nódulo em torno do umbigo. Isso acontece quando o músculo em torno do umbigo não fecha completamente.
Hérnia umbilical
Uma hérnia umbilical é a protrusão total ou parcial de algum órgão abdominal ou da camada de revestimento do abdome através de um orifício situado ao...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Outras causas de um nódulo no abdome incluem:
- Hematomas (acúmulo de sangue sob a pele após um ferimento)
- Lipoma (acúmulo de tecido adiposo sob a pele)
- Gânglios linfáticos
- Tumor na pele ou nos músculos
Quando contatar um profissional de saúde
Visite seu médico caso tenha um nódulo no abdome, principalmente se ele aumentar de tamanho, tiver alteração na cor ou estiver doendo.
Se você tem uma hérnia, visite um médico:
- Se a hérnia mudar de aparência
- Se houver piora da dor
- Se você não conseguir eliminar gases ou estiver se sentindo inchado
- Se houver febre
- Em caso de dor ou sensibilidade na hérnia
- Se você apresentar náuseas ou vômitos
O fornecimento de sangue para os órgãos que atravessam a hérnia pode ser interrompido. Isso é chamado de hérnia estrangulada. Esta condição é muito rara, mas é uma emergência médica.
O que esperar da consulta médica
O médico examinará você e fará perguntas sobre seu histórico médico e sintomas, como:
- Onde o nódulo está localizado?
- Quando você notou o nódulo no abdome?
- Ele está sempre lá ou aparece e desaparece?
- Alguma coisa faz com que o nódulo aumente ou diminua?
- Quais outros sintomas você apresenta?
Durante o exame físico, você pode ser solicitado a tossir ou fazer esforço.
Talvez seja necessário fazer uma cirurgia para corrigir hérnias incisionais ou umbilicais que não desapareçam ou que causem sintomas. A cirurgia pode ser feita por meio de um grande corte cirúrgico ou por um corte pequeno, dentro do qual o cirurgião insere uma câmera e outros instrumentos.
Referências
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Abdomen. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Siedel's Guide to Physical Examination. 8th ed. St Louis, MO: Elsevier Mosby; 2015:chap 17.
Turnage RH, Mizell J, Badgwell B. Abdominal wall, umbilicus, peritoneum, mesenteries, omentum, and retroperitoneum. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 43.
-
Hérnia abdominal (gastrosquise) em bebês - Ilustração
A hérnia abdominal (gastrosquise) ocorre quando uma área apresenta os músculos enfraquecidos, permitindo que os órgãos internos formem uma protuberância na parede abdominal.
Hérnia abdominal (gastrosquise) em bebês
Ilustração
Data da revisão: 9/9/2017
Revisão feita por: Debra G. Wechter, MD, FACS, general surgery practice specializing in breast cancer, Virginia Mason Medical Center, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.