Turgor da pele
Pele pastosa; Diminuição do turgor da pele; Turgor da pele normal; Turgor da pele diminuídoO turgor é a elasticidade da pele, ou seja, sua capacidade de mudar de forma e retornar à posição inicial.
Considerações
O turgor da pele é um sinal comumente usado pelos profissionais da saúde para avaliar o grau de perda de líquido ou desidratação. Diarreia e vômitos podem causar desidratação. Os bebês e crianças pequenas com vômitos, diarreia e pouca ou nenhuma ingestão de líquidos podem perder rapidamente uma quantidade significativa de líquido. A febre acelera esse processo.
Desidratação
A desidratação significa que o seu corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. A desidratação é classificada como leve, moderada ou ...

Para determinar o turgor da pele, o médico puxa a pele do dorso da mão, da parte inferior do braço ou do abdome entre dois dedos de forma que ela fique levantada. A pele é puxada por alguns segundos e depois liberada.
A pele com turgor normal volta rapidamente à posição normal. A pele com turgor diminuído permanece levantada e volta muito lentamente para a posição normal.
O turgor diminuído da pele ocorre com desidratação moderada a grave. Uma perda de 5% de líquido do peso corporal é considerada uma desidratação leve, 10% é moderada e 15% ou mais é uma desidratação grave.
Edema (um acúmulo de líquido nos tecidos que provoca inchaço) faz com que a pele fique extremamente difícil de ser beliscada.
Edema
Inchaço é a dilatação de órgãos, da pele ou de outras partes do corpo. O inchaço é causado pelo aumento de líquido nos tecidos. O líquido extra pod...

Causas
Causas comuns de diminuição do turgor da pele incluem:
- Ingestão de líquidos diminuída
-
Desidratação
Desidratação
A desidratação significa que o seu corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. A desidratação é classificada como leve, moderada ou ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Diarreia
-
Diabetes
Diabetes
O diabetes é uma doença crônica (dura a vida toda) na qual o corpo não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Perda de peso extrema
- Hipertermia (sudorese excessiva sem ingestão suficiente de líquidos)
- Vômitos
Distúrbios no tecido conjuntivo, como esclerodermia e síndrome de Ehlers-Danlos, podem também afetar a elasticidade da pele. Isso não tem nada a ver com líquidos, mas é uma alteração nas propriedades elásticas do tecido cutâneo.
Esclerodermia
A esclerodermia é uma doença que envolve alterações na pele e em outras partes do corpo, com formação de tecido cicatricial. Ela também causa dano à...

Cuidados em casa
Uma rápida verificação do turgor da pele beliscando-se a pele do dorso da mão, do abdome ou sobre a parte frontal do tórax abaixo da clavícula é uma boa maneira de verificar a desidratação em casa.
Uma desidratação leve fará com que a pele retorne ao normal um pouco devagar. Para reidratar, beba mais líquidos, especialmente água.
Se o turgor for bastante diminuído, indicando desidratação moderada ou grave, consulte seu médico imediatamente.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se:
- Houver diminuição do turgor da pele associada a vômitos, diarreia ou febre.
- Durante uma verificação do turgor da pele, esta retorna muito devagar ao normal ou a pele fica para cima, como se estivesse sendo puxada. Isso pode indicar uma desidratação grave o suficiente para exigir tratamento imediato.
- Você tem turgor da pele reduzido e é incapaz de aumentar a ingestão de líquidos (por causa do vômito, por exemplo).
O que esperar da consulta médica
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico, incluindo:
- Há quanto tempo você apresenta esses sintomas?
- Quais outros sintomas surgiram antes que o turgor da pele fosse alterado (vômitos, diarreia, outros)?
- O que você fez para tratar desse problema?
- Algo piora ou melhora esse problema?
- Quais outros sintomas você apresenta (como lábios secos, redução da produção de urina e lacrimejamento reduzido)?
Redução da produção de urina
Eliminação reduzida de urina significa que a pessoa produz menos urina que o normal. A maioria dos adultos produz pelo menos 500 ml de urina em 24 h...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Exames que podem ser solicitados incluem:
- Bioquímica do sangue
- Hemograma completo
- Urina tipo I
Líquidos por via intravenosa podem ser necessários para desidratação grave. Você pode precisar de medicamentos para tratar outras doenças que afetem o turgor e a elasticidade da pele.
Referências
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Skin, hair, and nails. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Seidel's Guide to Physical Examination. 9th ed. St Louis, MO: Elsevier; 2019:chap 9.
Gorgas DL, McGrath JL. Vital signs measurement. In: Roberts JR, ed. Roberts and Hedges' Clinical Procedures in Emergency Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 1.
Greenbaum LA. Deficit therapy. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 57.
Tong IL. Ehlers-Danlos syndrome. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:431-431.
Van Mater HA, Rabinovich CE. Scleroderma and Raynaud phenomenon. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 160.
-
Turgor da pele - Ilustração
A diminuição do turgor cutâneo ocorre quando a pele (na parte posterior da mão de um adulto ou no abdômen de uma criança) é pressionada por alguns segundos e não retorna ao seu estado original. A diminuição no turgor cutâneo é um sinal tardio de desidratação.
Turgor da pele
Ilustração
-
Turgor da pele - Ilustração
A diminuição do turgor cutâneo ocorre quando a pele (na parte posterior da mão de um adulto ou no abdômen de uma criança) é pressionada por alguns segundos e não retorna ao seu estado original. A diminuição no turgor cutâneo é um sinal tardio de desidratação.
Turgor da pele
Ilustração
Data da revisão: 1/14/2018
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.