Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Suturas separadas

Separação de suturas

Uma sutura separada é um aumento anormal do espaço entre os ossos do crânio do bebê.

Considerações

O crânio de um bebê ou de uma criança pequena é feito de placas ósseas que permitem o crescimento. As bordas pelas quais essas placas se juntam são chamadas suturas.

Em um bebê que nasceu há apenas alguns minutos, a pressão do parto pode comprimir a cabeça, fazendo com que as placas ósseas se sobreponham nas suturas e criando uma pequena crista. Isso é normal em recém-nascidos. Nos dias que se seguem, a cabeça se expande, a sobreposição desaparece e as bordas das placas ósseas correspondem borda com borda. Essa é a posição normal.

Doenças ou condições que causam um aumento anormal da pressão dentro da cabeça podem fazer com que as suturas se afastem muito. As suturas separadas podem ser um indicativo de pressão dentro do crânio (pressão intracraniana aumentada).

As suturas separadas podem estar associadas a uma fontanela abaulada. Se a pressão intracraniana aumentar muito, poderão ser vistas grossas veias no couro cabeludo.

Causas

Causas incluem:

  • Malformação de Arnold-Chiari
  • Síndrome da criança maltratada
  • Sangramento cerebral (hemorragia intraventricular)
  • Tumor cerebral
  • Determinadas deficiências vitamínicas
  • Malformação de Dandy-Walker
  • Síndrome de Down
  • Hidrocefalia
  • Infecções presentes no nascimento (infecções congênitas)
  • Intoxicação por chumbo
  • Meningite
  • Hematoma subdural ou efusão subdural
  • Glândula tireoide subativa (hipotireoidismo)

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se:

  • Seu filho apresentar suturas visivelmente separadas, fontanela abaulada ou veias muito evidentes no couro cabeludo
  • Houver vermelhidão, inchaço e secreção na área das suturas

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico. Isso incluirá o exame das fontanelas e das veias do couro cabeludo para sentir (apalpando) as suturas e descobrir o quanto elas estão separadas.

O médico fará perguntas sobre o histórico médico e sintomas, incluindo:

  • A criança apresenta outros sintomas (como perímetro da cabeça anormal)?
  • Quando você percebeu pela primeira vez as suturas separadas?
  • Parece que está piorando?
  • A criança está bem em outros aspectos? (Por exemplo, está comendo e os padrões de atividade estão normais?)

Os testes a seguir podem ser realizados:

  • Ressonância magnética da cabeça
  • Tomografia computadorizada da cabeça
  • Ultrassonografia da cabeça
  • Investigação de doenças infecciosas, incluindo hemoculturas e possível punção lombar 
  • Testes metabólicos, como exames de sangue que verifiquem níveis de eletrólitos
  • Exame visual padrão

Embora seu médico guarde os registros de exames de rotina, você pode achar útil guardar os registros do desenvolvimento do seu filho você mesmo. Você poderá chamar a atenção de seu médico para esses registros caso perceba alguma coisa incomum.

Referências

Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Head and neck. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Siedel's Guide to Physical Examination. 8th ed. St Louis, MO: Elsevier Mosby; 2015:chap 10.

Carlo WA. The newborn infant. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 94.

  • Crânio de recém-nascido - Ilustração

    As "suturas" ou linhas anatômicas onde as placas ósseas do crânio se unem podem ser facilmente sentidas no recém-nascido. O espaço em forma de diamante da parte superior do crânio e o espaço menor na parte posterior geralmente são chamadas de "fontanelas" em crianças pequenas.

    Crânio de recém-nascido

    Ilustração

  • Crânio de recém-nascido - Ilustração

    As "suturas" ou linhas anatômicas onde as placas ósseas do crânio se unem podem ser facilmente sentidas no recém-nascido. O espaço em forma de diamante da parte superior do crânio e o espaço menor na parte posterior geralmente são chamadas de "fontanelas" em crianças pequenas.

    Crânio de recém-nascido

    Ilustração

 

Data da revisão: 2/16/2017

Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados