Fissura palpebral - olho
Olho mongólico; Olho amendoadoA fissura palpebral é uma linha imaginária que vai do canto externo do olho para o canto interno.
Considerações
As pálpebras superiores e inferiores dão o formato do olho. A fissura palpebral é uma linha que vai do canto interno para o canto externo, determinando a inclinação do olho. Uma linha inclinada (fissura palpebral oblíqua) e a presença de uma dobra de pele (pregas epicânticas) são achados normais em descendentes de asiáticos.
Pregas epicânticas
A prega epicântica é a pele na pálpebra superior que cobre o canto interno do olho. A prega vai do nariz até o lado interno da sobrancelha.

Uma inclinação anormal da fissura palpebral pode ocorrer em alguns distúrbios genéticos. A mais comum é a síndrome de Down. Pessoas com a síndrome de Down geralmente também apresentam uma prega epicântica no canto interno do olho.
Causas
A fissura palpebral inclinada pode não ser parte de qualquer outra deficiência. Entretanto, em alguns casos, ela pode estar associada a:
- Síndrome de Down
-
Síndrome alcoólica fetal
Síndrome alcoólica fetal
A síndrome alcoólica fetal caracteriza-se por problemas físicos, mentais e de crescimento que podem ocorrer em um bebê quando a mãe consume álcool du...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Determinados distúrbios genéticos
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com seu médico se:
- Seu filho tiver características anormais no rosto
- Você estiver preocupado com a capacidade de seu filho em movimentar os olhos
- Você perceber qualquer cor anormal, inchaço ou secreção dos olhos
O que esperar da consulta médica
Seu médico realizará um exame clínico e fará perguntas sobre o histórico médico e os sintomas da criança.
Um bebê com fissura palpebral oblíqua poderá apresentar outros sintomas de uma condição de saúde. Essa condição pode ser diagnosticada com base no histórico familiar, histórico médico e um exame clínico.
Testes para confirmar o diagnóstico podem incluir:
- Exames cromossômicos
- Ensaio enzimático
- Análises metabólicas
- Radiografias
Referências
Haldeman-Englert CR, Saitta SC, Zackai EH. Specific chromosome disorders in newborns. In: Gleason CA, Devaskar SU, eds. Avery's Diseases of the Newborn. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:chap 20.
Örge FH, Grigorian F. Examination and common problems of the neonatal eye. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Fanaroff and Martin's Neonatal-Perinatal Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 103.
-
Olho puxado palpebral - Ilustração
A direção da inclinação de uma linha imaginária traçada do canto externo do olho até o canto interno do olho é conhecida como inclinação palpebral. A síndrome mais comumente conhecida associada à inclinação palpebral anormal é a síndrome de Down.
Olho puxado palpebral
Ilustração
-
Olho puxado palpebral - Ilustração
A direção da inclinação de uma linha imaginária traçada do canto externo do olho até o canto interno do olho é conhecida como inclinação palpebral. A síndrome mais comumente conhecida associada à inclinação palpebral anormal é a síndrome de Down.
Olho puxado palpebral
Ilustração
Data da revisão: 4/24/2017
Revisão feita por: Liora C Adler, MD, Pediatric Emergency Medicine, Joe DiMaggio Childeren's Hospital, Hollywood, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.