Heterocromia
Olhos de cores diferentes; Olhos - cores diferentesA heterocromia é a presença de olhos com colorações diferentes em uma mesma pessoa.
Considerações
A heterocromia é incomum em seres humanos, mas muito comum em cães (como Dálmatas e Pastores-australianos), gatos e cavalos.
Causas
A maioria dos casos de heterocromia é hereditária, causada por uma doença ou síndrome ou devido a alguma lesão. Algumas vezes, um olho pode mudar de cor após determinadas doenças ou lesões.
As causas específicas da mudança na cor dos olhos incluem:
- Sangramento (hemorragia)
- Heterocromia familiar
- Objeto estranho no olho
-
Glaucoma ou alguns medicamentos usados para tratá-lo
Glaucoma
O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro. ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Lesão
- Inflamação branda que afeta somente um olho
- Neurofibromatose
- Síndrome de Waardenberg
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico se notar novas alterações na cor de um olho ou olhos de duas cores diferentes em seu bebê. Um exame completo é necessário para descartar um problema médico.
Algumas condições e síndromes associadas à heterocromia, como glaucoma pigmentar, podem ser detectadas somente por um exame oftalmológico detalhado.
O que esperar da consulta médica
O seu médico poderá fazer as seguintes perguntas para ajudar a avaliar a causa:
- Você notou que a criança tem olhos de cores diferentes quando ela nasceu, logo após o nascimento ou recentemente?
- Há outros sintomas presentes?
Um bebê com heterocromia deve ser examinado por um pediatra e por um oftalmologista para verificar outros possíveis problemas.
Um exame ocular detalhado pode eliminar a maioria das causas de heterocromia. Se parecer que não há nenhum distúrbio subjacente, não é necessário nenhum outro exame. Se há a suspeita de outros distúrbios, devem ser feitos exames diagnósticos, como exames de sangue ou exames cromossômicos, para confirmar o diagnóstico.
Referências
Lee BS, Samuelson TW. Glaucoma associated with pseudoexfoliation syndrome. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Ophthalmology. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 10.13.
Olitsky SE, Hug D, Plummer LS, Stahl ED, Ariss MM, Lindquist TP. Abormalities of pupil and iris. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 622.
Orge FH, Grigorian F. Examination and common problems of the neonatal eye. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Fanaroff and Martin's Neonatal-Perinatal Medicine: Diseases of the Fetus and Infant. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 103.
-
Heterocromia - Ilustração
A heterocromia é a presença de olhos com colorações diferentes em uma mesma pessoa. A heterocromia em humanos ocorre tanto como uma característica hereditária sem associação com uma doença quanto como um sintoma de diversas síndromes ou como resultado de um trauma.
Heterocromia
Ilustração
-
Heterocromia - Ilustração
A heterocromia é a presença de olhos com colorações diferentes em uma mesma pessoa. A heterocromia em humanos ocorre tanto como uma característica hereditária sem associação com uma doença quanto como um sintoma de diversas síndromes ou como resultado de um trauma.
Heterocromia
Ilustração
Data da revisão: 10/18/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.