Autoexame testicular
Triagem - câncer testicular - autoexame; Câncer testicular - triagem - autoexameAutoexame testicular é o exame dos testículos feito por você mesmo.
Como o teste é feito
Os testículos são os órgãos reprodutores masculinos que produzem esperma e o hormônio testosterona. Eles estão localizados no escroto, abaixo do pênis.
Faça esse exame durante ou após o banho. Dessa forma, o escroto estará relaxado e quente. É melhor fazer o exame em pé.
- Gentilmente examine o escroto e localize um testículo.
- Segure o testículo com uma mão. Use os dedos e o polegar da outra mão para sentir o testículo com firmeza, mas com cuidado. Examine a superfície inteira.
- Repita o procedimento com o outro testículo.
Por que o teste é feito?
Um autoexame testicular é feito para buscar câncer testicular.
Câncer testicular
O câncer testicular é aquele que se inicia nos testículos, as glândulas reprodutivas masculinas localizadas no escroto.

Testículos normais contêm vasos sanguíneos e outras estruturas que podem tornar o exame confuso. Se notar caroços ou mudanças no testículo, entre em contato seu médico.
Ele poderá recomendar o autoexame testicular todo mês se tiver algum dos seguintes fatores de risco:
- Histórico familiar de câncer testicular
- Tumor anterior no testículo
- História de testículo que não desceu
No entanto, na ausência de fatores de risco, não está claro se o autoexame testicular diminui a chance de morrer por câncer testicular.
Valores normais
Cada testículo deve estar firme, mas não como pedra. Um testículo pode estar localizado mais abaixo ou ser maior que o outro.
Converse com o seu médico se tiver dúvidas.
O que um resultado anormal significa
Se você encontrar um caroço pequeno e duro (como uma ervilha), tiver um testículo aumentado ou notar qualquer outra diferença preocupante, entre em contato com o seu médico imediatamente.
Ligue para o seu médico se:
- Não encontrar um ou ambos os testículos. Os testículos podem não ter descido propriamente para o escroto.
- Houver um conjunto de finos tubos acima do testículo. Isso pode ser um grupo de veias alargadas (varicocele).
Varicocele
A varicocele é uma dilatação das veias dentro do escroto. Essas veias são encontradas ao longo do cordão que sustenta os testículos (cordão espermát...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Tiver dor ou inchaço no escroto. Isso pode ser uma infecção ou saco cheio de fluido (hidrocele), causando um bloqueio do fluxo de sangue para a área. Pode ser difícil examinar o testículo se houver líquido no escroto.
Dor intensa (aguda) e repentina no escroto ou testículo, que dura mais que alguns minutos, é uma emergência. Se tiver esse tipo de dor, procure atenção médica imediatamente.
Um caroço no testículo é frequentemente o primeiro sinal de câncer testicular. Se você encontrar um nódulo, consulte um médico imediatamente. A maioria dos cânceres testiculares é tratável. Alguns casos de câncer testicular não apresentam sintomas até atingirem um estágio avançado.
Riscos
Não há riscos.
Referências
American Cancer Society website. Testicular self-exam. www.cancer.org/cancer/testicularcancer/moreinformation/doihavetesticularcancer/do-i-have-testicular-cancer-self-exam. Updated May 23, 2016. Accessed October 9, 2017.
Friedlander TW, Ryan CJ, Small EJ, Torti F. Testicular cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 86.
National Cancer Institute website. Testicular cancer screening (PDQ) - patient version. www.cancer.gov/types/testicular/patient/testicular-screening-pdq#section/all. Updated March 10, 2017. Accessed October 9, 2017. US Preventive Services Task Force. Screening for testicular cancer.
US Preventive Services Task Force reaffirmation recommendation statement. Ann Intern Med. 2011;154(7):483-486. PMID: 21464350 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21464350.
-
Anatomia do sistema reprodutor masculino - Ilustração
As estruturas reprodutivas masculinas incluem o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, as vesículas seminais e a próstata.
Anatomia do sistema reprodutor masculino
Ilustração
-
Anatomia testicular - Ilustração
O pénis é o órgão masculino de reprodução e também o órgão de excreção urinária. Os testículos são um conjunto combinado de glândulas que produzem esperma. O escroto é o saco que abriga os testículos.
Anatomia testicular
Ilustração
-
Anatomia do sistema reprodutor masculino - Ilustração
As estruturas reprodutivas masculinas incluem o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, as vesículas seminais e a próstata.
Anatomia do sistema reprodutor masculino
Ilustração
-
Anatomia testicular - Ilustração
O pénis é o órgão masculino de reprodução e também o órgão de excreção urinária. Os testículos são um conjunto combinado de glândulas que produzem esperma. O escroto é o saco que abriga os testículos.
Anatomia testicular
Ilustração
Data da revisão: 8/26/2017
Revisão feita por: Jennifer Sobol, DO, urologist with the Michigan Institute of Urology, West Bloomfield, MI. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.