Síndrome metabólica
Síndrome de resistência à insulina; Síndrome XSíndrome metabólica é um nome para um grupo de fatores de risco que ocorre em conjunto e aumenta o risco de doença arterial coronária, derrame e diabetes tipo 2.
Doença arterial coronária
A doença cardíaca coronária é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. A DCC também é chamada de doe...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosDerrame
Um derrame é uma interrupção do fornecimento de sangue para qualquer parte do cérebro. Um derrame é também chamado de acidente vascular cerebral (AV...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosDiabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é uma doença que dura a vida toda (crônica), marcada pelos altos níveis de açúcar (glicose) no sangue. O diabetes tipo 2 é a forma...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosCausas
A síndrome metabólica está se tornando cada vez mais comum. Os pesquisadores não têm certeza se a síndrome se deve a uma única causa, mas todos os riscos da síndrome estão relacionados à obesidade.
Os dois fatores de risco mais importantes para a síndrome metabólica são:
- Peso extra ao redor das partes média e superior do corpo (obesidade central). O corpo pode ser descrito como em formato de maçã.
Obesidade
Obesidade é um termo usado para descrever o excesso de gordura corporal. Existem pessoas com o peso acima da média por aumento da massa muscular. Pe...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Resistência à insulina, um hormônio produzido no pâncreas. A insulina é necessária para controlar a quantidade de açúcar no sangue. Resistência à insulina significa que algumas células usam a insulina de forma menos efetiva do que o normal. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam, podendo aumentar a quantidade de gordura no corpo.
Outros fatores de risco incluem:
- Envelhecimento
- Genes que o tornam mais suscetível ao desenvolvimento da condição
- Alterações nos hormônios masculinos, femininos e do estresse
- Falta de exercício físico
Pessoas com síndrome metabólica frequentemente têm um ou mais fatores que podem estar associados à condição, incluindo:
- Risco aumentado para coágulos sanguíneos
- Níveis aumentados de substâncias que são um sinal de inflamação em todo o corpo
- Quantidades pequenas de uma proteína chamada albumina na urina
Sinais e testes
Seu médico irá examiná-lo. Ele fará perguntas sobre sua saúde geral e os seus sintomas. Exames de sangue podem ser solicitados para checar seus níveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos no sangue. Você provavelmente será diagnosticado com síndrome metabólica se tiver três ou mais dos seguintes achados:
- Pressão arterial igual ou maior que 130/85 mmHg ou se você tomar medicamentos para a pressão
- Nível de glicose em jejum entre 100 e 125 mg/dl ou se você tiver sido diagnosticado ou tomar medicamentos para diabetes
- Circunferência da cintura grande (comprimento ao redor da cintura): para homens, mais de 100 cm; para mulheres, mais de 80 cm
- Nível de colesterol HDL (bom) baixo: para homens, abaixo de 40 mg/dl; para mulheres, abaixo de 50 mg/dl; ou se você estiver tomando medicação para colesterol
- Nível de triglicerídeos em jejum igual ou maior que 150mg/dl ou se você tomar medicamentos para diminuir os triglicerídeos
Tratamento
A meta de tratamento é reduzir seu risco de doença cardíaca, derrame e diabetes.
Seu médico irá recomendar mudanças no seu estilo de vida ou medicamentos.
- Perca peso. O objetivo é perder entre 7% e 10% do seu peso atual. Você provavelmente terá que ingerir 500 a 1.000 calorias a menos por dia.
- Faça 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada, como caminhar. Faça exercícios para fortalecer seus músculos 2 dias por semana. Exercício de alta intensidade por períodos mais curtos é outra opção. Verifique com seu médico para ver se você está saudável o suficiente para iniciar um novo programa de exercícios.
- Reduza o colesterol através de uma dieta saudável, perda de peso, exercícios e medicamentos para baixar o colesterol, se necessário.
- Reduza a pressão sanguínea através de uma dieta com menos sal, perda de peso, exercícios e medicamentos, se necessário.
Seu médico poderá prescrever uma baixa dose de aspirina diária.
Fumantes devem parar de fumar. Peça ajuda ao seu médico para parar de fumar. Há medicamentos e programas que poderão ajudá-lo.
Expectativas (prognóstico)
Pessoas com síndrome metabólica têm um risco aumentado de desenvolver, em longo prazo, doença cardíaca, diabetes tipo 2, derrame, doença renal e má circulação nas pernas.
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para seu médico se você apresentar sinais ou sintomas dessa condição.
Referências
American Heart Association website. About metabolic syndrome. www.heart.org/en/health-topics/metabolic-syndrome/about-metabolic-syndrome. Updated August 2016. Accessed July 8, 2018.
Raynor HA, Champagne CM. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: interventions for the treatment of overweight and obesity in adults. J Acad Nutr Diet. 2016;116(1):129-147. PMID: 26718656 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26718656.
Ruderman NB, Shulman GI. Metabolic syndrome. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 43.
US Department of Health and Human Services, Presiden’ts Council on Sports, Fitness and Nutrition website. Physical activity guidelines for Americans. www.hhs.gov/fitness/be-active/physical-activity-guidelines-for-americans/index.html. Updated April 28, 2017. Accessed July 8, 2018.
Data da revisão: 5/17/2018
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.