Teste do vírus da COVID-19
COVID-19 – Esfregaço nasofaríngeo; Teste do SARS CoV-2; Teste de PCR para COVID-19O teste do vírus que causa a COVID-19 envolve a coleta de uma amostra de muco do trato respiratório superior. Esse teste é usado para diagnosticar a COVID-19.
O teste do vírus da COVID-19 não é usado para testar a imunidade à COVID-19. Para testar se você tem anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, você precisa de um teste de anticorpo da COVID-19 obtido por uma amostra de sangue.
Teste de anticorpo da COVID-19
Este exame de sangue mostra se você tem anticorpos contra o vírus que causa a COVID-19. Os anticorpos são proteínas produzidas pelo corpo em respost...

Como o teste é realizado
O teste geralmente é realizado de uma de duas maneiras. No teste nasofaríngeo, você deverá tossir antes do início do teste e, em seguida, inclinar levemente a cabeça para trás. Um cotonete esterilizado com ponta de algodão é delicadamente passado através de uma das narinas até a nasofaringe. Essa é a parte superior da garganta, atrás do nariz. O cotonete é deixado no local por vários segundos, girado e removido. Esse mesmo procedimento pode ser feito na outra narina.
No teste nasal anterior, o cotonete será inserido na narina não mais do que 2 centímetros. O cotonete será girado pelo menos 4 vezes, enquanto a parte interna da narina é pressionada. O mesmo cotonete será usado para coletar amostras de ambas as narinas.
Os testes podem ser realizados por um profissional de saúde em um consultório, drive-through ou local físico. Consulte a secretaria de saúde local para saber onde os testes estão disponíveis em sua área.
Estão disponíveis os kits de teste (autoteste) em casa, de venda livre. Na maioria deles, você coleta uma amostra usando um esfregaço nasal e pode obter os resultados em casa, em alguns minutos. Certifique-se de seguir as instruções que vêm com o kit.
Kits de teste (autoteste) em casa
O autoteste para COVID-19 pode ser feito usando um teste rápido de antígeno de venda livre (VL) para descobrir se você tem infecção por COVID-19. Um...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosExistem dois tipos de testes de vírus disponíveis que podem diagnosticar a COVID-19:
- Os testes de reação em cadeia da polimerase (PCR) (também denominados Testes de amplificação de ácido nucleico [NAATs]) detectam o material genético do vírus que causa a COVID-19. As amostras geralmente são enviadas a um laboratório para análise e os resultados, geralmente, ficam disponíveis em 1 a 3 dias. Existem também testes de diagnóstico rápido por PCR que são realizados em equipamentos especializados no local, cujos resultados estão disponíveis em alguns minutos. Os testes de PCR tendem a ser mais confiáveis, independentemente de você ter sintomas ou não.
- Os testes de antígeno detectam proteínas específicas no vírus que causa a COVID-19. Os testes de antígeno são testes de diagnóstico rápido, o que significa que os resultados ficam disponíveis em alguns minutos. Os autotestes feitos em casa são testes de antígeno. Eles não são tão confiáveis quanto os testes de PCR, principalmente se você não tiver sintomas.
- Os testes de diagnóstico rápido, seja qual for o tipo, são menos precisos do que o teste de PCR normal. Se você obtiver um resultado negativo em um teste rápido, mas apresentar sintomas de COVID-19, seu profissional de saúde poderá fazer um teste de PCR não rápido.
Preparação para o teste
Nenhuma preparação especial é necessária.
Como será o teste
Dependendo do tipo de teste, você pode sentir um desconforto leve ou moderado, seus olhos podem lacrimejar e você pode vomitar.
Por que o teste é realizado
O teste identifica o vírus SARS-CoV-2 (coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave), que causa a COVID-19.
COVID-19
A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que causa febre, tosse e falta de ar, além de muitos outros sintomas. A COVID-19...

Resultados normais
O teste é considerado normal quando é negativo. Um teste negativo significa que, no momento do teste, você provavelmente não apresentou no em seu trato respiratório o vírus que causa a COVID-19. Porém, você pode ter um resultado negativo se o teste tiver sido feito pouco tempo após a infecção, antes que o vírus SARS-CoV-2 possa ser detectado. E você poderá ter um resultado positivo mais tarde, se houver exposição ao vírus depois de fazer o teste. Além disso, testes de diagnóstico rápido de qualquer tipo são menos precisos do que o teste de PCR regular, e qualquer um dos testes pode apresentar um resultado positivo durante semanas após você ter se recuperado da doença.
Por esse motivo, se você apresentar sintomas de COVID-19 ou estiver em risco de contrair COVID-19 e o resultado do primeiro teste for negativo, seu profissional de saúde pode recomendar um novo teste posteriormente. Um único autoteste negativo não descarta a infecção. Se você tiver usado um autoteste, deverá realizar ao menos mais um teste novamente em até 48 horas. Caso não apresente sintomas, realize um terceiro teste 48 horas após o segundo teste. Ou então, seu profissional de saúde poderá recomendar um teste de PCR para confirmar os resultados.
O que significam os resultados anormais
Um teste positivo significa que você está infectado com SARS-CoV-2. Você pode ou não apresentar os sintomas de COVID-19, a doença causada pelo vírus. Independentemente de ter ou não sintomas, você ainda pode transmitir a doença para outras pessoas. Você deve ficar em casa mantendo distância das outras pessoas até que os sintomas melhorem e você não tenha febre por pelo menos 24 horas (sem tomar medicamentos para baixar a febre). Continue a tomar medidas de precaução durante outros 5 dias para impedir que outras pessoas desenvolvam COVID-19.
Sintomas de COVID-19
A COVID-19 é uma doença respiratória altamente infecciosa, causada por um vírus denominado SARS-CoV-2. Os sintomas da COVID-19 podem variar de leves...

Você deve ficar em casa mantendo distân...
Ficar em casa quando você tem COVID-19 ajuda a proteger outras pessoas que não estão infectadas como o vírus. Você deve ficar em casa e ficar longe ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritosReferências
Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: Interim guidelines for collecting and handling of clinical specimens for COVID-19 testing. www.cdc.gov/covid/hcp/clinical-care/clinical-specimen-guidelines.html. Updated October 29, 2024. Accessed January 6, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. COVID 19: Testing for COVID-19. www.cdc.gov/covid/testing/index.html. Updated March 10, 2025. Accessed June 5, 2025.
Del Rio C, Gandhi M, Cohen MS. COVID-19: epidemiology, clinical manifestations, diagnosis, and community prevention. In: Goldman L, Cooney KA, eds. Goldman-Cecil Medicine. 27th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2024:chap 336.
US Food and Drug Administration website. COVID-19 test basics. www.fda.gov/consumers/consumer-updates/covid-19-test-basics. Updated September 7, 2023. Accessed January 6, 2025.
-
COVID-19 - Ilustração
A infecção pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) causa COVID-19, uma doença respiratória que varia de sintomas leves à pneumonia ou até mesmo à morte. Os sintomas ocorrem no período de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e podem incluir febre, tosse, falta de ar, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e nova perda de paladar ou olfato. A COVID-19 pode ser mais grave em pessoas idosas ou com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas ou diabetes.
COVID-19
Ilustração
-
COVID-19 - Ilustração
A infecção pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) causa COVID-19, uma doença respiratória que varia de sintomas leves à pneumonia ou até mesmo à morte. Os sintomas ocorrem no período de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e podem incluir febre, tosse, falta de ar, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e nova perda de paladar ou olfato. A COVID-19 pode ser mais grave em pessoas idosas ou com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas ou diabetes.
COVID-19
Ilustração
- Teste do vírus da COVID-19
- Doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19)
- Teste de anticorpos contra COVID-19
- Sintomas de COVID-19
- Vacinas para COVID-19
- COVID longa
- Vacinas para COVID-19 para crianças de 6 meses ou mais
- Vacina contra a COVID-19 – o que você precisa saber
- Erupção no braço após a vacinação COVID-19
- Transtorno do espectro do autismo
Data da revisão: 1/1/2025
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Professor Emeritus, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 12/03/2025.
© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

