Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Sintomas de COVID-19

Novo coronavírus 2019 – sintomas; 2019 novo coronavírus – sintomas; SARS-Co-V2 – sintomas

A COVID-19 é uma doença respiratória altamente infecciosa, causada por um vírus denominado SARS-CoV=2. 

Os sintomas da COVID-19 podem variar de leves a graves. Os sintomas podem incluir:

  • Febre
  • Calafrios
  • Tosse
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar
  • Fadiga
  • Dores musculares
  • Dor de cabeça
  • Perda do sentido do paladar ou olfato
  • Dor de garganta
  • Nariz entupido ou escorrendo
  • Náusea e vômito
  • Diarreia

Essa não é uma lista completa dos possíveis sintomas. Os sintomas podem mudar com novas variantes do vírus

Algumas pessoas podem não ter qualquer sintoma. Muitas pessoas podem ter alguns, mas não todos os sintomas. Os sintomas também podem variar, dependendo se você tiver sido vacinado contra COVID-19.

Os sintomas podem se desenvolver no período de dois a 14 dias após você ter sido exposto ao vírus. Frequentemente, os sintomas aparecem cerca de cinco dias após a exposição. No entanto, você pode disseminar o vírus mesmo quando não apresentar sintomas.

Os sintomas mais graves que requerem buscar ajuda médica imediata incluem:

  • Problemas para respirar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Confusão
  • Incapacidade de acordar
  • Lábios, rosto ou leitos das unhas azulados, cinzentos ou pálidos, dependendo do seu tom de pele

Os idosos e as pessoas que apresentam certas condições de saúde estão em risco mais alto de desenvolver a doença grave e óbito. As condições de saúde que aumentam esse risco incluem câncer, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), diabetes, doença cardíaca e acidente vascular cerebral, sistema imunológico fraco (imunocomprometido) e muitas outras.

Considerações

Alguns sintomas da COVID-19 são semelhantes aos do resfriado comum e da gripe; então, pode ser difícil saber com certeza se você apresenta o vírus SARS-CoV=2. Porém, a COVID-19 não é um resfriado e não é uma gripe.

A única maneira de saber se você apresenta COVID-19 é fazer o teste. Se você quiser fazer o teste, deverá entrar em contato com seu profissional de saúde ou usar um teste para o diagnóstico em casa.

A maioria das pessoas com a doença apresenta sintomas leves a moderados e se recupera totalmente. Independentemente de você fazer o teste ou não, se apresentar sintomas da COVID-19, deverá evitar o contato com outras pessoas para não disseminar a doença.

Causas

A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 (coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave). Os coronavírus são uma família de vírus que podem afetar pessoas e animais. Eles podem causar doenças respiratórias leves a graves.

A COVID-19 se dissemina para pessoas próximas (cerca de 2 metros). Quando alguém que apresenta a doença tosse ou espirra, gotículas se espalham no ar. Você poderá contrair a doença se inspirar ou tocar nessas partículas e, em seguida, tocar no rosto, nariz, boca, ou olhos.

Cuidados em casa

Se você apresenta ou acha que apresenta COVID-19, fique em casa e evite o contato com outras pessoas, dentro e fora de sua casa, para evitar disseminar a doença. Você deve fazer isso de imediato e não aguardar o teste de COVID-19.

Para ajudar a tratar os sintomas de COVID-19, as dicas a seguir podem ajudar.

  • Descanse e beba muito líquido.
  • O acetaminofeno (Tylenol) e o ibuprofeno (Advil, Motrin) ajudam a reduzir a febre. Às vezes, os profissionais de saúde aconselham o uso dos dois tipos de medicamentos. Tome a quantidade recomendada para reduzir a febre. NÃO use ibuprofeno em crianças de 6 meses ou menos.
  • Um banho morno ou de esponja pode ajudar a diminuir a febre. Continue tomando o medicamento – caso contrário, sua temperatura poderá voltar a subir.
  • Se você apresentar tosse seca e com coceira, experimente drops ou pastilhas para a tosse.
  • Use um vaporizador ou tome um banho de vapor para aumentar a umidade do ar e ajudar a aliviar a garganta seca e a tosse.
  • Não fume e fique longe do tabagismo passivo.

Quando entrar em contato com um profissional médico

Você deverá entrar em contato com seu profissional de saúde imediatamente:

  • Se você apresentar sintomas e achar que pode ter COVID-19
  • Se você apresentar COVID-19 e estiver em um grupo para o qual um medicamento antiviral possa ser administrado
    Se você apresentar COVID-19 e seus sintomas estiverem piorando

Ligue para o 192 ou o número de emergência local se você apresentar:

O que esperar da sua visita ao consultório

Seu profissional de saúde perguntará sobre seus sintomas, qualquer viagem recente e qualquer possível exposição à COVID-19. Ele pode coletar amostras com um cotonete na parte posterior de seu nariz e garganta. 

Se seus sintomas não indicarem uma emergência médica, você poderá se recuperar em casa.

No caso de apresentar sintomas mais graves, você talvez precise ir a um hospital para obter atendimento.

Referências

Centers for Disease Control and Prevention website. Testing for COVID-19. www.cdc.gov/covid/testing/. Updated June 25, 2024. Accessed August 14, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Types of COVID-19 treatment. www.cdc.gov/covid/treatment/. Updated July 12, 2024. Accessed July 24, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory virus guidance. www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/.html. Updated March 1, 2024. Accessed March 5, 2024.

Centers for Disease Control and Prevention website. Symptoms of COVID-19. www.cdc.gov/covid/signs-symptoms/index.html. Updated June 25, 2024. Accessed July 24, 2024.

  • COVID-19 - Ilustração

    A infecção pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) causa COVID-19, uma doença respiratória que varia de sintomas leves à pneumonia ou até mesmo à morte. Os sintomas ocorrem no período de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e podem incluir febre, tosse, falta de ar, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e nova perda de paladar ou olfato. A COVID-19 pode ser mais grave em pessoas idosas ou com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas ou diabetes.

    COVID-19

    Ilustração

  • COVID-19 - Ilustração

    A infecção pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) causa COVID-19, uma doença respiratória que varia de sintomas leves à pneumonia ou até mesmo à morte. Os sintomas ocorrem no período de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e podem incluir febre, tosse, falta de ar, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e nova perda de paladar ou olfato. A COVID-19 pode ser mais grave em pessoas idosas ou com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas ou diabetes.

    COVID-19

    Ilustração

Testes para Sintomas de COVID-19

 
 

Data da revisão: 2/22/2023

Revisão feita por: Frank D. Brodkey, MD, FCCM, Associate Professor, Section of Pulmonary and Critical Care Medicine, University of Wisconsin School of Medicine and Public Health, Madison, WI. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 08/14/2024.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados