Voltar
para o
topo
Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Teste de anticorpo da COVID-19

Teste de anticorpo do SARS CoV-2; teste sorológico de COVID-19; COVID 19 – infecção prévia

Este exame de sangue mostra se você tem anticorpos contra o vírus que causa a COVID-19. Os anticorpos são proteínas produzidas pelo corpo em resposta a substâncias nocivas, como vírus e bactérias. Os anticorpos podem ajudar a protegê-lo de ser infectado novamente (imunidade).

O teste de anticorpo da COVID-19 não é usado para diagnosticar uma infecção atual com a COVID-19. Para testar se está infectado atualmente, você precisará de um teste do vírus SARS-CoV-2 (ou da COVID-19).

Como o teste é realizado

Uma amostra de sangue é necessária.

A amostra de sangue será enviada a um laboratório para testes. O teste pode detectar um ou mais tipos de anticorpos do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

Como se preparar para o teste

Nenhuma preparação especial é necessária.

Como será o teste

Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem uma dor moderada. Outras sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver um pouco de latejamento ou um leve hematoma. Isso desaparecerá em breve.

Por que o teste é realizado

O teste de anticorpo da COVID-19 é usado para o seguinte:

  • Ver se você tem anticorpos contra a COVID-19, o que indica que você foi infectado ou tomou vacina, anteriormente
  • Ajudar a diagnosticar síndrome inflamatória multissistêmica, uma rara complicação da COVID-19
  • Verificar o nível de imunidade em uma população e estimar a cobertura vacinal

Resultados normais

O teste é considerado normal quando é negativo. Se o teste for negativo, você provavelmente não teve COVID-19 no passado.

No entanto, existem outros motivos que podem explicar um resultado negativo do teste.

  • Se você tiver sido infectado recentemente com a COVID-19, os anticorpos poderão ainda não estar presentes, de modo que você ainda poderá testar negativo.
  • Algumas pessoas infectadas por COVID-19 não desenvolvem anticorpos suficientes para serem detectados.
  • Se a infecção tiver ocorrido há muito tempo, poderá não haver anticorpos suficientes para serem detectados.

O que significam os resultados anormais

O teste é considerado anormal quando é positivo. Isso significa que você tem anticorpos ao vírus que causa a COVID-19. Um teste positivo sugere que:

  • Você pode ter sido infectado com o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.
  • Você pode ter sido infectado com outro vírus da mesma família (coronavírus). Esse teste é considerado falso-positivo para o SARS-CoV-2.
  • Visto que pessoas vacinadas contra o SARS-CoV-2 comumente apresentam testes de anticorpo positivos para a proteína S (spike), um teste positivo de anticorpos nem sempre indica que você foi infectado com o SARS-CoV-2.

Você pode ter ou não apresentado sintomas no momento da infecção.

Um resultado positivo não significa que você seja imune à COVID-19. Não se sabe ao certo se a presença desses anticorpos significa que você está protegido contra infecções futuras ou por quanto tempo a proteção pode durar. Converse com seu profissional de saúde sobre o significado dos resultados do seu teste. 

Se você for testado como positivo e tiver sintomas de COVID-19, poderá precisar de um teste diagnóstico para confirmar uma infecção ativa com SARS-CoV-2. Você deverá ficar em casa e tomar medidas para proteger outras pessoas para que não contraiam a COVID-19. 

Referências

Centers for Disease Control and Prevention website. Overview of testing for SARS-CoV-2. www.cdc.gov/covid/hcp/clinical-care/overview-testing-sars-cov-2.html. Updated August 29, 2024. Accessed September 17, 2024.

Del Rio C, Gandhi M, Cohen MS. COVID-19: epidemiology, clinical manifestations, diagnosis, community prevention, and prognosis. In: Goldman L, Cooney K, eds. Goldman-Cecil Medicine. 27th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2024:chap 336.

 

Data da revisão: 2/22/2023

Revisão feita por: Frank D. Brodkey, MD, FCCM, Associate Professor, Section of Pulmonary and Critical Care Medicine, University of Wisconsin School of Medicine and Public Health, Madison, WI. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update 09/17/2024.

As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.com Todos os direitos reservados