O apêndice é uma pequena bolsa em forma de dedo de tecido intestinal que sobe do ceco perto à sua junção com o intestino delgado.
Indicações
Se o apêndice é infectado, ele deve ser cirurgicamente removido antes que se rompa e espalhe a infecção por todo o espaço abdominal. Os sintomas de apendicite aguda incluem dor no lado direito inferior do abdome, febre, apetite reduzido, náusea ou vômitos.
Antes da cirurgia, o médico realizará um exame físico. O médico examinará o abdome quanto a sensibilidade e firmeza e o reto quanto a sensibilidade e um apêndice aumentado. Nas mulheres, o exame pélvico também é realizado para excluir dor causada por ovários ou útero. Além disso, exames de sangue e raio X também podem ser realizados.
Não há exame para confirmar a apendicite e os sintomas podem ser causados por outras doenças. O médico deve diagnosticar a partir das informações que você relatar e o que observar. Durante a cirurgia de apendicectomia, mesmo se o cirurgião descobrir que o apêndice não está infectado (o que pode ocorrer em até 25% das vezes), ele verificará cuidadosamente outros órgãos abdominais e removerá o apêndice de qualquer forma.
Incisão
Dependendo das circunstâncias do paciente em questão, uma apendicectomia pode ser realizada de duas maneiras: incisão aberta ou laparoscopia.
Na técnica aberta, uma incisão é feita no lado inferior direito do abdome, através da pele, parede muscular e peritônio. O apêndice é localizado, cuidadosamente liberado das estruturas ao redor e removido.
Na técnica laparoscópica, diversas incisões pequenas são feitas no abdome. Em uma incisão é inserido um laparoscópio. O laparoscópio tem uma pequena lente na qual está integrada uma câmera de TV. A apendicectomia é realizada pelo cirurgião enquanto ele observa o monitor de TV. Pequenos instrumentos são inseridos nas outras incisões e usados para remover o apêndice.
Procedimento
Se um bolsão de infecção tiver sido formado ou se o apêndice tiver rompido, o abdome será cuidadosamente lavado durante a cirurgia. O cirurgião pode então deixar a pele aberta e permitir que sare por si mesma, deixando a infecção drenar, ou, com menos frequência, colocar um pequeno tubo de drenagem.
Cuidado após o procedimento
A recuperação de uma apendicectomia simples normalmente é completa e rápida. A maioria dos pacientes pode voltar para casa no dia da operação e retomar as atividades e dieta normal dentro de uma ou duas semanas. Se o apêndice tiver desenvolvido um abscesso ou rompido, a recuperação pode ser mais lenta e mais complicada, exigindo o uso de medicamentos para tratar a infecção (antibióticos).
Viver sem um apêndice não causa nenhum problema de saúde conhecido.
Data da revisão:
7/22/2011
Revisão feita por:
David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine; and George F. Longstreth, MD, Department of Gastroenterology, Kaiser Permanente Medical Care Program, San Diego, California. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.