O pé é composto pelos ossos do tarso, do metatarso e falanges.
Indicações
Um joanete é uma deformidade dolorosa dos ossos e articulações entre o pé e o dedão do pé. Irritação de longo prazo (inflamação crônica) de artrite, calçados apertados ou herança genética fazem a articulação engrossar e aumentar. Isso faz com que os ossos do dedão do pé forme um ângulo em direção e sobre o segundo dedo, o osso do pé (metatarso) forme um ângulo em direção ao outro pé e a pele fique espessa (formação de calosidade).
Procedimento, parte 1
A cirurgia é recomendada para corrigir a deformidade, reconstruir os ossos e as articulações e restaurar a função normal, sem dor.
Procedimento, parte 2
A remoção de um joanete normalmente é feita enquanto o paciente está em sono profundo e sem dor (anestesia geral) e raramente exige internação hospitalar. É feita uma incisão ao longo dos ossos do dedão do pé para o pé. A articulação deformada e os ossos são reparados e os ossos são estabilizados com um pino ou molde de gesso.
Cuidado após o procedimento
O paciente é aconselhado a manter o pé apoiado para cima e protegido contra pressão, peso e lesões enquanto sara. A recuperação completa pode exigir de 3 a 5 semanas.
Data da revisão:
2/27/2012
Revisão feita por:
Thomas N. Joseph, MD, Private Practice specializing in Orthopaedics, subspecialty Foot and Ankle, Camden Bone & Joint, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.