O estômago conecta o esôfago ao intestino delgado e sua função é quebrar os alimentos em partículas pequenas que podem ser absorvidas pelo intestino delgado.
Indicações
Em casos de problemas estomacais crônicos (como úlceras), obesidade ou câncer, a remoção parcial ou total do estômago pode ser indicada.
Incisão
Uma incisão é feita na pele sobre a região pilórica do estômago.
Procedimento
A parte doente do estômago é removida. O intestino delgado é ligado ao restante do estômago para manter a integridade do trato digestivo.
Cuidado após o procedimento
O paciente ficará terá um tubo nasogástrico para fazer sucção a fim de manter o estômago vazio e em repouso após a cirurgia. Depois de vários dias e quando o estômago começar a funcionar normalmente novamente, o tubo será removido e o paciente começará a ingerir líquidos e gradualmente progredirá para uma dieta normal e completa.
Data da Revisão:
12/10/2012
Revisão feita por:
Robert A. Cowles, MD, Associate Professor of Surgery, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc., Editorial Team: David Zieve, MD, MHA, David R. Eltz, and Stephanie Slon.